MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Brasilia, Santana e Fuscas: conheça os carros do ‘Chaves’ e ‘Chapolin’

Redação pecahoje.com.br

As séries Chaves e Chapolin dispensam qualquer apresentação. Ambas criações do comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños atingiram recordes de audiência em diversos países do mundo, em especial o Brasil. Diversos episódios das séries, gravados entre os anos 70 e 90, contaram com a presença de diversos carros, alguns deles conhecidos pelos brasileiros. Vamos relembrar alguns deles!

Volkswagen Brasília

Volkswagen Brasilia, um dos carros de Chaves e Chapolin
A emblemática Brasilia em um episódio da série. (Imagem: Reprodução/Televisa)

A clássica Brasília do Senhor Barriga (Edgar Vivar) dispensa apresentações. O veículo foi visto pela primeira vez no episódio “Lavagem Completa”, gravado em 1975, em que os meninos Chaves (Roberto Gómez Bolaños) e Quico (Carlos Villagrán) decidem lavar o carro do dono da vila. Ainda naquela temporada, o veículo fez uma nova aparição no episódio “Vamos Brincar de Carrinhos?”, em que Seu Madruga (Ramón Valdez) conserta o carro (em troca de um mês de aluguel pago, claro) após as crianças da vila brincarem com o automóvel.

O carro se tornou um elemento icônico da série, aparecendo em mais episódios como em “A Venda da Vila”, em 1978, onde faz uma aparição bastante breve no início da história. Naquele mesmo ano, outro episódio traz o Seu Madruga lavando o carro em troca de um mês de aluguel pago. A história é uma adaptação do roteiro escrito em 1975, onde o Quico é substituído pelo Senhor Madruga.

Uma Brasilia em exposição em um museu.
Volkswagen Brasilia (Imagem: Commons)

A Brasília foi um veículo brasileiro produzido pela Volkswagen entre os anos 1974 e 1982. Um fato interessante é que a versão exportada para países como Venezuela e Nigéria possuía quatro portas, mas a versão dirigida pelo dono da vila possui apenas duas. Isso se deve pois o México foi o único país fora do Brasil a fabricar a Brasília, ao invés de apenas montá-la.

Volkswagen Type 181

Volkswagen Type 181, um carro da série Chaves e Chapolin
Os personagens chegando na frente do hotel em Acapulco. (Imagem: Reprodução/Televisa)

Talvez a história mais emblemática da série é a trilogia dos personagens em Acapulco (ou Guarujá, dependendo da opção da dublagem). Gravado em 1977, o segundo episódio da saga começa com os personagens Chaves e Seu Barriga chegando no hotel próximo à praia à bordo de um Volkswagen Type 181- ou Safari, como chamado no México.

Um dos principais carros do “Chaves”, o Type 181 foi fabricado no México entre 1970 e 1980. O automóvel foi construído com base no Kubelwagen, um veículo militar da fabricante alemã. Por coincidência, o carro recebeu uma versão destinada à área litorânea, chamado de “Acapulco“, com uma capota alta.

Naquele mesmo episódio é possível observar outros carros clássicos conhecidos dos brasileiros, como o Fusca e a Kombi.

Opel Olímpico

Um Opel Olimpico, mais um dos carros do Chaves e Chapolin
O veículo em um episódio da série Chapolin. (Imagem: Reprodução/Televisa)

O veículo apareceu no seriado Chapolin, no episódio “O Mão Negra” gravado em 1974. A história se passa na garagem do casal interpretado por Carlos Villagrán e Florinda Meza, que solicita a ajuda do herói para protegê-los do ladrão Mão Negra, feito pelo ator Ramón Valdez.

Um Opel Rekord Series C parado em uma rua.
Opel Rekord Series C (Imagem: Commons)

Chamado de “Rekord Series C” na Alemanha, o carro é considerado um antecessor do Opala, produzido entre 1966 e 1971.

Volkswagen Fusca

Talvez o carro mais símbolo da cultura mexicana, o Fusca faz diversas aparições no seriado. Além daqueles vistos de frente do hotel que os personagens da vila do Chaves se hospedam em Acapulco, alguns deles podem ser avistados no episódio “Os Automóveis Afinam em Dó Maior”, do seriado Chapolin, na temporada de 1977. A história se passa dentro de uma mecânica, com várias versões do carro sendo vistas nas cenas gravadas na rua.

Volkswagen Corsar (Volkswagen Santana)

Volkswagen Santana, mais um dos carros do Chaves e Chapolin.
O veículo em uma cena do episódio. (Imagem: Reprodução/Televisa)

Outro carro conhecido dos brasileiros fez uma aparição nessas séries. Trata-se de um Volkswagen Corsar, o nome mexicano do Volkswagen Santana. O episódio foi gravado nos anos 80, durante um período de retorno da série Chapolin como quadro do seriado Chespirito.

Onde comprar peças para seu carro chinês?

Agora que você leu sobre os carros do Chaves ou Chapolin, quer saber algo que combinaria bem com seus “segredos de mecânico“? Conhecer o estoque de peças de carros chineses do pecahoje.com.br! Sem querer querendo somos o único autopeças 100% especializado em veículos chineses. Atendemos veículos como Chery, Lifan, Shineray, JAC Motors, e muitississímos carros da China. Se você precisar de ajuda por algum causa, motivo, razão ou circunstância, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo telefone (11) 2578-8448, seja por ligação ou WhatsApp.

Nosso blog é repleto de informações sobre mecânica e cultura chinesa. Mas, como assim você não segue o pecahoje.com.br nas redes sociais?! “Que que foi, que que foi, que que há!“, siga agora mesmo clicando nesses links: Facebook e Instagram. “Mas depressa porque já está atrasado!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat