Lanternas festivas, um marco do Ano Novo chinês. Fotografia de Elvir K na Unsplash (www.unsplash.com)
O Ano Novo na China pode acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro.
Redação pecahoje.com.br
Estamos em período de festas de fim-de-ano. Nessa época, as pessoas costumam fazer grandes viagens para visitar familiares e criar planos para o ano novo que se aproxima. No entanto, algumas culturas do mundo não celebram a mudança de calendário na mesma data que nós. Vamos saber mais nesse artigo!
O Ano Novo chinês não é celebrado em 1º de janeiro
Enquanto nós usamos o calendário gregoriano, os chineses celebram a data de acordo com o calendário lunar, que se inicia em um dia diferente do 1º de janeiro. O dia que marca o começo do ano novo varia conforme a fase da Lua, podendo acontecer entre o final de janeiro e o final de fevereiro.
O Ano Novo chinês de 2023 será celebrado no dia 22 de janeiro. Nessa data costuma-se decorar locais e comércios com lanternas, envelopes com mensagens e flores em antecipação à virada do ano. Comércios, empresas e escolas não operam durante os primeiros dias do ano, de maneira a permitir que todos possam celebrar a data com familiares e amigos.
Tradicionalmente, os chineses realizam uma grande limpeza nas casa para prepará-las a chegada da boa sorte para o ano novo. No entanto, na véspera da celebração, os chineses sequer tocam nas vassouras, pois acredita-se que pode “varrer” as boas vibrações para fora de casa.
Outro ponto tradicional dessa celebração é a realização de danças, onde os participantes movem bonecos grandes de leões ou dragões de maneira a espantar os maus espíritos do local.
O blog do Pecahoje cobriu o evento em um artigo anterior que você pode ler na íntegra nesse link.
Quais países não celebram o Ano Novo no dia 1º de Janeiro?
Por mais que pareça estranho, diversos países não celebram o Ano Novo no dia 1º de Janeiro. Além da China, a Coreia do Sul celebrará o Seollal, ou Ano Novo Lunar, em 21 de janeiro de 2023. Nesse país, a nação observa um feriado de três dias de duração em que familiares se visitam e praticam um ritual de oferendas de chás chamado charye.
O Noruz, festival que marca o início de um ano novo no calendário persa, é celebrado no Irã e em diversas comunidades em países com forte influência cultural iraniana, como o Afeganistão, o Uzbequistão e a Turquia. Nessa data, que é celebrada no dia 20 de março de 2023, é marcada pela apreciação de pratos típicos e pela criação de artesanato local.
Por fim, outro exemplo de celebração do ano novo fora de dia 1º de janeiro acontece na cultura judaica. O Rosh Hashaná será celebrado em 15 de setembro de 2023 e é marcado por um período de oração especial.
Qual é o animal do Ano Novo Chinês de 2023?
O animal que marca a celebração chinesa de 2023 é o coelho. O mamífero faz parte do horóscopo chinês, presente em diversos países do continente asiático, como o Japão, a Coreia do Sul, o Vietnã e a Tailândia. O coelho é um símbolo de esperança e vida longa dentro da cultura chinesa. De acordo com o folclore local, esse animal é a encarnação da deusa da lua, Chang’e, conhecida pela nobreza e pureza de suas ações e atitudes.
O Pecahoje.com.br completará uma década de existência em 2023
O ano de 2023 marcará o aniversário de dez anos do Pecahoje.com.br. Desde 2013, nossa loja está fornecendo peças para veículos de origem chineses para proprietários, autopeças, oficinas e concessionárias de todo o Brasil. O Pecahoje atende diversas marcas de automóveis e caminhões, como Effa, Chery, Chana, Changan, Lifan, Towner, Topic, Shineray, JAC, Rely e CAOA Chery.
Seja um Chery Face, um Lifan 320, um JAC J3 ou uma Towner Junior, nosso catálogo de peças está a disposição em nosso site nesse link. Siga nossa página no Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as novidades. Não esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube!
Agora, se você quiser saber mais sobre o mundo automotivo, curiosidades e muito mais, conheça o nosso blog!
A equipe do pecahoje.com.br e a redação do Blog Pecahoje deseja a todos os clientes, leitores, amigos e colaboradores um Feliz 2023!