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O co-piloto é vital para o desempenho nas corridas de rali (Imagem por Cal1 sob licença CC-BY-SA 4.0 International (imagem remixada da original)

Conheça as funções e os chamados usados pelos copilotos em corridas de rali.

Redação pecahoje.com.br

No mundo arriscado das corridas de rali, é de suma importância que o piloto seja auxiliado por alguém para tomar as melhores decisões nas etapas. Nesse artigo, vamos conhecer o que faz o copiloto, o que eles dizem e quais são os esportistas mais famosos.

A função do copiloto

O principal propósito do copiloto é fornecer instruções ao piloto sobre o que fazer nas próximas partes da pista. Ele deve informar a direção e dificuldade das curvas, alterações no terreno e relevo, bem como avisar sobre acidentes ocorridos logo adiante.

Apesar de estarem lado a lado, tanto o piloto quanto o copiloto se comunicam através de rádios e fones de ouvido. Isso se dá pelo barulho do motor e do terreno ao redor, que pode dificultar o entendimento do que foi dito.

Além da navegação, o copiloto é responsável por auxiliar na manutenção do veículo. Um exemplo recorrente é a troca de pneus durante as disputas, que precisa ser feita de maneira ágil para rapidamente continuar o evento.

A dificuldade da curva

Um carro de rali com um piloto e copiloto
Imagem por Harpagornis (Lucas Martínez Farrapeira) sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada da original)

O copiloto informa a dificuldade da curva a seguir informando a direção da curva (“left” ou “right”, ou seja, “esquerda” ou “direita”) acompanhado de um número entre 1 e 6. O digito define a dificuldade de realizar a curva: quanto mais próximo do 1, mais apertada será.

Um exemplo: se o copiloto disser que a curva a seguir é “Left 4”, indica que ela é uma curva moderada à esquerda. Agora, uma “Right 1” requer que a velocidade seja bem diminuída para realizar a curva à direita.

Essas descrições de curvas podem ser encadeadas para demonstrar um percurso inteiro. Se o copiloto disser “Left 3 into Right 5”, indica que logo após a curva “Esquerda 3”, a pista vira para uma “Direita 5”.

Ao seguir os comandos sem a palavra “into”, a informação é que há uma pequena reta até a próxima curva.

Cut / Don’t Cut

A instrução “cut” (corte, em português) é dada pelos copilotos para liberar o uso de parte da área externa da pista. Isso indica que o piloto pode pegar uma linha mais rápida na curva, cortando o limite da pista.

Da mesma forma, “don’t cut” (não corte, em português) significa que o piloto deve respeitar bem os limites da pista, em vista da presença de obstáculos na área aberta, como pedras e árvores.

Jump / Jump Maybe

Isso alerta o piloto que o segmento a seguir resultará em um salto. O uso de “maybe” (talvez, em português) indica que esse pulo pode não acontecer, dependendo da velocidade e do ângulo de entrada.

Opens / Tightens

Essas instruções avisam sobre a largura da pista, indicando se ela aumenta (comando “opens”, de abrir, em português) ou diminui (comando “tightens”, de fechar, em português). Isso faz com que o piloto ajuste sua aproximação em curvas, dentre outros aspectos.

Crest

Um carro de rali pulando sobre uma inclinação.
Imagem por Harpagornis (Lucas Martínez Farrapeira) sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada da original)

Traduzido para português como “morro”, isso indica que o piloto pode perder a visão do decorrer da pista devido a inclinação dela. O tempo de reação diminui bastante, portanto, é importante que ele acompanhe os próximos comandos para reagir adequadamente.

Slippy / Gravel / Tarmac

Essas designações informam o tipo da pista a ser adentrada. “Slippy” informa que a pista é escorregadia, enquanto “gravel” afirma que ela é composta de cascalhos. Por fim, “tarmac” indica que a sequência a seguir é feita de asfalto.

Square / hairpin / chicane

Isso informa o tipo da curva. “Square” indica uma curva de noventa graus, enquanto “hairpin” indica uma curva apertada de 180 graus (um retorno, basicamente). “Chicane” informa o piloto que haverá uma sequência de curvas em direções opostas.

Os copilotos de rali mais famosos

O piloto Sébastien Loeb e seu copiloto, Daniel Elena. Imagem por Guigui67320 por CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

Um dos nomes mais bem sucedidos é o monegasco Daniel Elena. Ao lado do francês Sébastien Loeb pelo time da Citröen, ambos conquistaram nove títulos consecutivos da World Rally Championship, entre 2004 e 2012.

Outro copiloto conhecido é o galês Nicky Grist, famoso por fazer dupla com o piloto escocês Colin McRae. Em cinco anos de parceria, os britânicos faturaram dezessete eventos e 27 pódios.

Por fim, o francês Julien Ingrassia ganhou fama por ter sido o copiloto do também francês Sébastien Ogier, que obteve oito títulos seguidos do WRC, entre 2013 e 2021.

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