MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O ano novo chinês é celebrado no mundo inteiro. Esta é uma das celebrações, ocorrida em Londres, Inglaterra. (Fonte: Commons)

O festival traz uma celebração repleta de eventos tradicionais, celebrados em diversos países do mundo.

No dia 5 de fevereiro de 2019 foi celebrado o Ano Novo Chinês, festival que marca o início do “Ano do Porco”, animal do zodíaco chinês. O período traz diversas celebrações que buscam honrar deidades e ancestrais, para permitir a entrada da boa sorte ao longo do ano. Da mesma forma, festivais similares são observados em outros países asiáticos, como Coreia do Sul, Vietnã, Mongólia, em territórios como o Tibete, e em nações com muitos imigrantes chineses, como Camboja, Filipinas, Malásia e Indonésia.

2019 foi o ano do “porco”, um dos doze animais que fazem parte do zodíaco chinês. O animal muda a cada ano, assim como seu elemento, que segue a “teoria das cinco matérias” do Wu Xing – a matéria atual é a “terra”. Da mesma forma, o “ano do porco” aconteceu em 2007 e 1995. O ano de 2018 ficou marcado como o ano do “cachorro”; já 2020 foi o ano do “rato” – a troca ocorreu em 25 de janeiro de 2020.

A grafia em chinês deste festival é “春節”, transliterado como chunjié na romanização Pinyin, significando “primavera” e “festival”, respectivamente. Isso quer dizer que o Ano Novo chinês acontece em Lua nova, pouco antes de começar a primeira. Para que você conheça mais sobre o idioma, veja este artigo no nosso blog.

Celebração do ano novo de 2018 na província de Sichuan, China. (Fonte: Commons)

O que é feito durante o ano novo chinês

Dentre as festividades, destaque para as danças onde as pessoas movem bonecos grandes de dragões ou leões. Na véspera do ano novo, famílias se unem para jantares, assim como para limpar a própria casa para tirar a má sorte do ano anterior. Nesse sentido, os chineses preparam a vinda da prosperidade e boa sorte nos próximos meses. Nesse meio tempo acontece troca de presentes, em especial os mais jovens. Por todo o país é possível notar as típicas lanternas de papel vermelhas, decoração típica do período.

Apesar do festival ser celebrado por quinze dias, apenas três deles são feriados. No entanto, acordos informais nas empresas permitem que os funcionários descansem por até sete dias. Na virada do ano, programas especiais na televisão e queima de fogos marcam a data. Por fim, o Festival da Lanterna marca o último dia de celebração, onde praças são quase cobertas por típicas decorações chinesas. Sem dúvida, um dos eventos mais comemorados no mundo!

Algumas empresas internacionais celebram a ocasião com promoções ou lançando pequenos eventos ligados à data. Uma dessas empresas foi a Xbox Game Studios, que, no ano novo de 2022, adicionou quatro carros chineses no jogo Forza Horizon 5, simulador de corridas. Já sites como o buscador Google costumam decorar suas páginas com adereços chineses, como dragões e lanternas.

Dessa maneira, o pecahoje.com.br deseja a todos os clientes um feliz ano novo chinês, repleto de boa sorte, felicidade, fortuna e vida longa!

“Que sua felicidade e vida longa sejam completas!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat