Um kei-car esportivo, Autozam AZ-1. Imagem por ZidaneHartono sob licença CC-BY-SA 4.0 International (imagem remixada da original)
O kei-car é um tipo de veículo compacto e barato, com visual moderno e extremamente popular no Japão.
Redação pecahoje.com.br
O kei-car é um carro pequeno de origem japonesa, conhecido por seu visual moderno e pequenas dimensões. Conheça a história desses carros, os modelos mais famosos e os carros chineses que vieram para o Brasil que mais lembram os kei-cars.
A origem dos kei-cars

Os kei-cars surgiram no Japão no período pós Segunda Guerra Mundial, em uma época marcada por uma economia em reconstrução. Para a maioria da população, comprar uma motocicleta era a única opção viável.
Para estimular a recuperação econômica e apoiar pequenos negócios, o governo japonês criou uma categoria especial de veículos, com menores dimensões e motores menos potentes, mas com vários incentivos fiscais. As primeiras versões eram equipadas com motores de apenas 150 cilindradas, na década de 1940.

Em 1955, o limite de motor foi aumentado para 360 cilindradas, impulsionando a produção dos primeiros kei-cars em massa: o Suzuki Suzulight e o Subaru 360.
O kei-car ganha força

O segmento ganhou força no final dos anos 1960, especialmente após o lançamento do Honda N360. O sucesso levou o governo a realizar novos ajustes na legislação, permitindo motores de até 550 cilindradas no fim da década de 1970, o que também impulsionou as exportações.
Ser proprietário de um kei-car oferecia várias vantagens, como impostos reduzidos e seguros mais acessíveis em comparação com veículos de maior porte.

Atualmente, muitos kei-cars apresentam um design mais “quadrado”, lembrando mini-vans, e são amplamente divulgados como excelentes opções para jovens em busca do primeiro carro.
Nem todo kei-car é japonês

Apesar da origem japonesa, alguns modelos europeus também entraram na categoria de kei-cars, aproveitando os benefícios fiscais.
O primeiro foi o Caterham 7 160. Apesar de exceder a potência máxima permitida para um kei-car, suas dimensões estavam dentro dos limites exigidos pelas normas japonesas. Ainda assim, teve vendas bastante limitadas.
Outros dois veículos seguiram esse caminho: o Smart ForTwo, que precisou passar por adaptações para atender às regulamentações, e o Fiat 126p, modelo desenvolvido pela Fiat da Polônia.
Os possíveis kei-cars chineses

O blog do pecahoje.com.br é especializado em carros chineses, portanto, procuramos os carros da China que poderiam se encaixar na categoria dos kei-cars.
O Effa M100, por exemplo, possui potência dentro do limite estabelecido para um kei-car e apenas excede as dimensões por poucos centímetros. No entanto, o motor ultrapassaria a cilindrada permitida. O Effa M100 foi um dos modelos de passeio da marca e você pode saber mais detalhes sobre ele neste artigo.
Outro modelo interessante é o JAC J2. Seu tamanho também está próximo do permitido para um kei-car, mas sua motorização é quase o dobro do ideal para a categoria. O J2 marcou a entrada da JAC no mercado brasileiro, e contamos mais sobre ele em outro artigo do nosso blog.
Precisando de peças para veículos chineses?

]Se você está buscando peças para seu Chery QQ, JAC J2 ou Effa M100, conheça o estoque completo da pecahoje.com.br, a única loja de autopeças 100% especializada em veículos da China. Trabalhamos com itens à pronta-entrega e enviamos para todo o Brasil.
Também atendemos modelos da Effa Motors, como a Picape, Picape Start, JBC e Plutus, além de outras marcas como Chery, Lifan e Shineray. Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para receber dicas de manutenção, ofertas especiais e novidades do setor automotivo direto no seu feed.
Precisa de ajuda? Fale com nossos especialistas pelo telefone (11) 2578-8448 ou envie uma mensagem via WhatsApp!