Um Effa M100. (Imagem: Divulgação/Changhe)
Contando com visual italiano, o Effa M100 é um dos principais veículos lançados pela Effa Motors.
Redação pecahoje.com.br
O hatchback da Effa Motors tem visual produzido por firma italiana e parceria com fabricante japonesa. Chamado de Changhe Ideal na China, o veículo começou a ser fabricado em 2003, recebendo um facelift em 2006. Esse foi o primeiro carro lançado pela importadora no Brasil, em 2007, e um dos primeiros carros chineses a chegar no país.
Ficha técnica
– Lançamento no Brasil: 2007
– Tipo: 4 cilindros em linha
– Cilindrada: 970 cm3
– Diâmetro x Curso (mm): 65,5 x 72
– Combustível: gasolina
– Potência: 47cv/5.000rpm
– Torque: 6,8kgfm/3200rpm
– Velocidade máxima: 140 km/h
– Tração: dianteira
– Pneus: 165/65 R13
– Rodas: 5J x 13”
– Comprimento: 3560mm
– Largura: 1600mm
– Altura: 1670mm
– Distância entre-eixos: 2335mm
Effa M100 tem visual italiano
A primeira versão do compacto da Effa Motors teve seu visual desenvolvido pela firma de design italiana Gruppo Bertone. A empresa é responsável pelo visual de diversos carros famosos da Europa, como a Lamborghini Miura e o Alfa Romeo Giulia. Esse modelo chegou no Brasil em 2007, mas foi substituído pelo facelift no ano seguinte.
Além do M100, o grupo é autor do visual de outro veículo chinês, o Chery Face (que analisamos em detalhes em outro artigo). Se deseja conhecer mais sobre o Gruppo Bertone e os carros chineses que projetou, veja nosso artigo no blog!
O M100 em outros países
O compacto foi exportado para diversos países no mundo. Um deles foi a Itália, onde o veículo foi importado pela montadora Martin Motors e vendido com o nome Ideal 1000. Já na América Latina, além do Brasil, o compacto foi ofertado no Uruguai pela Effa Motors, onde recebeu o nome de Effa Ideal.
A versão elétrica do M100
Uma versão elétrica do M100 chegou a ser exibida no Salão do Carro Britânico em 2008, produzido pela empresa inglesa NICE Car Company com o nome NICE Ze-O. O veículo receberia baterias de ácido-plomo, levando o veículo a atingir 88 km/h e ter autonomia de 105km. Durante o evento, a montadora sinalou uma versão com baterias de lítio de maior duração. No entanto, a NICE Car foi adquirida pela empresa francesa Aixam-Mega e o projeto foi abandonado.
Outros veículos chineses foram lançados em versões elétricas, como o Chery QQ, que ganhou diversos “irmãos elétricos” – que comentamos nesse artigo – ou uma versão moderna, chamada Chery QQ Ice Cream, que exploramos em outra postagem.
As peças e componentes do Effa M100
O destaque do Effa M100 é o filtro de óleo, um componente com substituição indispensável após a troca de óleo. Temos um artigo inteiramente dedicado à importância dessa peça. Outro componente de substituição recorrente é a vela de ignição, que discutimos em um outro artigo do nosso blog – clique aqui para ler mais. Por fim, podemos destacar a substituição da correia dentada, outra peça importantíssima no funcionamento do veículo (e você pode ler mais sobre essa peça nesse artigo).
Onde conseguir peças para o Effa M100?
Caso você esteja procurando peças para um Effa M100, conheça o estoque de peças do pecahoje.com.br, o único autopeças 100% especializado em veículos da China. Nossos itens são à pronta-entrega e enviamos para todo o Brasil. Atendemos também outros veículos da Effa Motors, como a Picape, Picape Start, JBC e a Plutus, assim como diversas marcas chinesas como Chery, Lifan e Shineray. Conheça nossa página no Facebook e Instagram para receber dicas de manutenção, ofertas de peças, notícias e curiosidades do mundo automotivo diretamente no seu feed. Caso tenha dúvidas, fale com nosso time de especialistas no número de telefone (11) 2578-8448, ou mande-nos uma mensagem por WhatsApp!