MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O Chery A1, o “vilão” de Can Not Dull. (Fonte: Commons)

Montadora chinesa buscava promover o Chery A1, conhecido como Chery Face no Brasil.

O mercado de jogos eletrônicos é uma das áreas do entretenimento que mais crescem no mundo. Projeções apontam que aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas consumirão algum jogo eletrônico no ano de 2019. Observando este mercado em rápida expansão, as montadoras de automóveis comissionam desenvolvedoras de jogos para criar games que explorem e promovam seus veículos. Um exemplo famoso vem da gigante americana Ford com a série Ford Simulator, lançada para computadores nos anos 80 e 90, que conta com um catálogo digital e um simulador de test-drive dos automóveis da montadora.

A Chery Motors, por sua vez, optou por desenvolver um jogo sobre a marca na própria divisão de marketing. Lançado em 02 de Abril de 2009, o objetivo era para promover o Chery A1, conhecido no Brasil como Chery Face (que já discutimos em um artigo especial em nosso blog), lançado no mesmo ano em território chinês. O jogo foi disponibilizado gratuitamente no site da Chery International, podendo ser baixado ou jogado online, diretamente pelo navegador.

A criação é chamada de “Can Not Dull”, inglês macarrônico que traduzido livremente como “Não Pode Sem Graça“. O significado deste nome foi perdido na provável tradução pífia do chinês para o inglês, mas é possível imaginar que o intuito era afirmar que “não há tempo [para um carro] sem graça”.

Diferentemente do esperado, o jogador não controla um veículo da Chery, mas um objeto aleatório, tendo como objetivo tirá-lo do caminho de um ágil Chery Face que percorre a tela em alta velocidade. Os itens controlados são extremamente inusitados, com destaque para uma laranja cortada, um violino, uma cartola, um sofá e um capacete de futebol americano. O jogo acaba quando o veículo colide com este objeto, resultando na exibição da frase “CAN NOT DULL” na tela. O game foi produzido com a tecnologia Adobe Flash, popular para jogos de propagandas dos anos 2000, podendo ser controlado apenas com o mouse.

Imagem do jogo mostrando um Chery Face azul visto de cima, com um piso cheio de marcas de pneu e o logo do jogo abaixo.
A tela inicial do jogo. (Fonte: Reprodução)

Dada a natureza inusitada da obra e o alcance da Chery Motors, o jogo acabou recebendo cobertura da imprensa internacional, com destaque para a renomada revista de automóveis americana Car and Driver. Durante a pequena matéria, “Can Not Dull” foi descrito ironicamente como um “joia preciosa” por conter um nome que não faz sentido em inglês e por ter como objetivo “desviar objetos extremamente aleatórios” do caminho de um “carro com a agilidade de um veículo de Fórmula 1”. Talvez devido à repercussão negativa do mini-game, o jogo foi retirado do site da Chery International no fim daquele ano. Anos depois, a Chery demonstrou o Tiggo Concept, carro conceito que permite o motorista jogar videogame usando o volante do veículo. Falamos mais sobre esse carro neste artigo!

Recentemente, quatro carros chineses desembarcaram no Forza Horizon 5, simulador de corridas publicado pela Xbox Game Studios em 2021. No entanto, o jogo não contou com nenhum carro desenvolvido pela Chery. Portanto, cabe aos fãs de automobilismo se contentarem com esta curiosa tentativa de promover um carro – ainda que, ao invés de estar a bordo de um compacto da Chery, o jogador apenas controle um pedaço de laranja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat