MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O Regal Supervan, um dos carros de quatro rodas mais conhecidos mundialmente pelas aparições na série de comédia Mr. Bean. (Fonte: Tiger Aspect/Reprodução)

Conheça alguns dos mais icônicos carros de três rodas.

Quando pensamos em um carro, imaginamos um grande chassi movido por um motor à combustão e sustentado por quatro rodas. No entanto, nem todos os carros possuem essa quantidade de pneus – e o resultado é bastante curioso.

Talvez o carro de três rodas mais conhecido que exista seja o Regal Supervan da fabricante inglesa Reliant. Parte dessa projeção mundial se deu pelas aparições como o principal “rival” de Mr. Bean, da famosa série inglesa produzida nos anos 90. Logo no primeiro minuto da série, o personagem interpretado por Rowan Atkinson força uma ultrapassagem arriscada próximo ao veículo, que na tentativa de evitar um acidente acaba tombando. Os veículos da montadora são constantemente parodiados pela mídia, tanto em programas sobre automóveis, seriados, filmes e até clipes de música.

O primeiro carro da história

Um dos primeiros carros de três rodas da história em exibição em um museu.
O primeiro veículo da história possuia apenas três rodas. (Fonte: Commons)

O início da indústria automotiva se deu com um veículo de três rodas. O primeiro automóvel de produção da história, o Benz Patent-Motorwagen, fabricado em 1885 pela Rheinische Gasmotorenfabrik Benz (atual Mercedes-Benz), possuia duas rodas grandes próximo do assento do motorista e uma roda na frente. O veículo suportou uma viagem teste feita por Bertha Benz, esposa do dono da patente, que percorreu algumas cidades da Alemanha abrangendo 194 quilômetros de distância, de maneira a provar a funcionalidade da invenção – uma história fascinante que contamos nesse artigo. Lançado nove anos depois, o carro seguinte da montadora, o Benz Velo, já possuia quatro rodas.

Quais são os carros de três rodas?

Apesar de raro, vários veículos foram projetados para utilizar apenas três rodas. A picape Midget, fabricada pela japonesa Daihatsu, possuia apenas três rodas nas edições dos anos 50 e 60, conhecida por seu baixo custo em vista que tinha apenas um assento, não utilizava portas e trazia um guidão ao invés de um volante. O Davis Divan, por sua vez, é um conversível americano dos anos 40 que passou uma turbulenta produção, tendo design de aviões em mente, tomando aerodinâmica como prioridade. Por fim, o também americano Myers Motors NmG, lançado no final da década de 90, chama a atenção pelo design inusitado assim como por possuir duas rodas na frente ao invés da traseira, permitindo maior estabilidade.

Por fim, este é um veículo que pode parecer conhecido pelos leitores e clientes do pecahoje.com.br por parecer ser um irmão do Chery QQ, mas não é. O FL175ZK-3A é um automóvel elétrico de origem chinesa que possui apenas três rodas. Ele é fabricado pela Fulu Motors, marca da montadora Shandong Jindalu Vehicle, que desenvolve diversos carros de três rodas. O visual relembra muito o carro da Chery Automobile.

Um dos carros de três rodas discutidos no artigo.
O “sósia” do Chery QQ, o Fulu FL175ZK-3A, em sua versão alemã. (Fonte: Commons)

Sem dúvida, um dos aspectos mais curiosos da indústria automotiva!

Redação pecahoje.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat