MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O “Dia dos Solteiros” faz com que lojas façam promoções exorbitantes, atraindo diversos clientes. (Fonte: Commons)

Evento começou como “anti Dia dos Namorados”, mas foi adotado pelo mercado e se tornou o maior evento do comércio no mundo.

Redação pecahoje.com.br

Para explorar o mercado em crescimento de pessoas fora de relacionamentos amorosos na China e celebrar o “orgulho de estar livre”, é comemorado, no dia 11 de Novembro, o Dia dos Solteiros – ou guanggun Jie, em chinês. Neste período, diversas promoções acontecem em lojas físicas e virtuais, atingindo um sucesso gigantesco, tornando-se o maior evento do comércio no mundo – superando até mesmo a Black Friday e Cyber Monday.

A origem do evento

Esta celebração começou como uma brincadeira nas repúblicas da Universidade de Nanjing nos anos 90, onde alunos se uniam para “se liberarem do triste sentimento da vida monótona como solteiro”. A data 11 de Novembro foi escolhida por usar quatro “números um”, que representariam “quatro solteiros”. Estas atividades se espalharam por toda a universidade.

Durante o período, festas são organizadas de maneira a promover o encontro de pessoas solteiras, tanto para compartilharem experiências como para conhecer pessoas novas. As reuniões se estendem a restaurantes, karaokês e shoppings – ao menos que seja no shopping mais vazio do mundo, que comentamos em outro artigo.

Logo o comércio observou o potencial da celebração. Uma das principais lojas virtuais do mundo, o Alibaba Group, vendeu mais de cem bilhões de reais em produtos na edição de 2017. O evento ganhou tamanha proporção que é organizado um evento de abertura das promoções, contando com a presença de celebridades como o jogador de basquete americano Kobe Bryant, o jogador de futebol inglês David Beckham e a atriz americana Scarlett Johansson. Já na edição de 2019, a abertura contou com um show da cantora americana Taylor Swift. Naquela ocasião, o comércio chinês faturou, em apenas um dia, 38 bilhões de dólares em vendas – o equivalente a 157 bilhões de reais naquela época.

Ainda que não seja uma celebração tradicional como o “Festival dos Fantasmas Famintos“, a comemoração é bastante conhecida na cultura chinesa.

As histórias curiosas do “Dia dos Solteiros”

Diversas histórias curiosas surgem neste período de euforia do comércio. Em uma postagem na rede social chinesa Weiboconfirmada pelo jornal South China Morning Post, um usuário relatou que estava aproveitando a data para comprar algumas peças de roupa em promoção. Embriagado no momento da compra, ele não reparou que havia incluído em seu pedido três animais vivos: um porco, uma salamandra e um pavão. A loja em questão opera como um marketplace, ou seja, outras lojas se cadastram para utilizar o site para oferecer produtos – dentre elas, granjas e criadouros de animais.

O “Dia dos Solteiros” em outros países

O estrondoso sucesso comercial no território chinês faz como que o Dia dos Solteiros fosse celebrado em outros países também. No Reino Unido, por exemplo, o dia é celebrado em 11 de Março, organizado por um grupo de especializado em relacionamentos para ajudar os solteiros à “celebrarem estar sozinhos ou fazer algo a respeito”. Recentemente, as lojas têm adotado o lado comercial da data. A Bélgica, por outro lado, não conseguiu implantar a data de maneira adequada, já que conflita com o Dia do Armistício de 11 de Novembro de 1918, data que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial. Tal celebração foi dada como uma ação de mau gosto: os belgas prestam homenagens aos soldados que faleceram durante este conflito.

O que começou como uma brincadeira se tornou o maior evento comercial do mundo. É questão de tempo para que esta data desembarque no ocidente com a mesma força que a famigerada Black Friday.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat