MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O festival dos fantasmas famintos ocorrendo em Hong Kong. (Fonte: Commons)

Redação pecahoje.com.br

Celebração ocorre durante os meses de Agosto e Setembro, acontecendo por todo o território chinês.

Durante o sétimo mês do calendário lunar é celebrado o mês dos fantasmas na China. Conforme a tradição, durante o período que compreende parte dos meses de Agosto e Setembro, os espíritos dos ancestrais visitam a dimensão dos vivos para reencontrar parentes e amigos, assim como para assombrar estranhos. O festival tem como objetivo acalmar estes visitantes, que ficam famintos após ficarem muito tempo longe do local de origem. As festividades são reconhecidas como heranças culturais na China, com celebrações por todo país – especialmente em Hong Kong.

Esta celebração é bem diferente do “Dia de Finados” que conhecemos no Brasil ou do “Halloween” visto nas regiões norte-americanas. O Festival dos Fantasmas Famintos está mais próximo do “Dia de los Muertos”, a comemoração tradicional do México. Nos primeiros dias do mês, é comum queimar oferendas para os fantasmas, variando desde dinheiro falso até objetos recriados em papel, de maneira a serem “transportados” para a dimensão dos espíritos para serem aproveitados por eles. Outra ação é oferecer alimentos, de maneira que eles não fiquem famintos e irritados. Por fim, costuma-se acender velas para ajudá-los a encontrar o caminho de volta à dimensão de onde vieram.

Durante este mês, uma lista deve ser seguida de maneira a evitar atrair má sorte. (Fonte: Commons)

Durante o mês, a tradição recomenda evitar certas ações que podem resultar em má sorte, como deixar portas abertas durante a noite, se casar ou recolher oferendas colocadas para os fantasmas. Por outro lado, rezar pelos ancestrais e iluminar bem todos os ambientes da casa permite afastar os espíritos perturbados e traz boa sorte para o resto do ano.

Não se sabe ao certo a origem deste festival. Uma das teorias acredita que surgiu da religião budista, onde Mulian, discípulo de Buda, organizava uma cerimônia neste dia para acalmar o espirito da mãe dele, que havia ressuscitado no ambiente dos fantasmas famintos. Outra teoria sugere que a festividade teve origem no taoismo, celebrando o aniversário do Lorde Qingxu, uma das divindades da religião.

Os “fantasmas famintos” também são celebrados em outros países além do território chinês. (Fonte: Commons)

O festival é amplamente celebrado na China, mas tem grande proeminência na região de Hong Kong – falamos a respeito deste local em outro artigo. Dentre as festividades, teatros e óperas chinesas são desempenhadas pelas ruas do país. Festividades similares são observadas em outras nações asiáticas, como Malásia, Tailândia e Singapura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat