MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O conjunto de disco e pastilhas de freio é suscetível a desgaste e falhas, portanto, é de grande importância fazer a revisão destas peças.

            Qualquer sinal de baixo desempenho em um dos diversos componentes do sistema de freios pode resultar em frenagens tardias, levando a acidentes. Dessa maneira, compreender os possíveis problemas de peças como o disco e pastilha de freio é de suma importância para evitar maiores transtornos e perdas.

            Há diversas maneiras de detectar falhas neste conjunto. Talvez a mais conhecida delas seja o clássico ruído agudo ouvido durante as frenagens, ocasionado pelas pastilhas entrando em contato com o disco de freio. É normal ouvir alguns sons quando o freio é acionado; no entanto, grandes ruídos podem indicar que as pastilhas estão “mais finas” e desgastadas. Apesar de bastante incômodo, este barulho excessivo é intencional, de maneira a alertar os motoristas desta deterioração.

            Além de restaurar a qualidade do sistema de freios, substituir as pastilhas que estão muito gastas garante que o disco não possa ser arranhado repetidamente, levando a substituições prematuras.

            Outro sintoma conhecido é uma trepidação incomum sentida durante a frenagem. Esse sinal pode significar diversos problemas, mas um dos mais comuns é o “empenamento” dos discos de freios, que indica que estas peças estão muito desgastados e devem ser trocadas.

            Alguns veículos possuem sinalização no painel para indicar algum tipo de falha no sistema de freios, portanto, é importante entender todos os avisos que podem ser exibidos. Por fim, evite trafegar com excesso de peso, pois exigirá que o veículo faça “maior esforço” para reduzir a velocidade, aumentando o desgaste dos discos e pastilhas.

            Obviamente, o sistema de freio vai bem além dos discos e das pastilhas. Basta fazer uma breve pesquisa na seção de freios do nosso site para constatar a enorme quantidade de peças envolvidas neste processo: cilindrossapatastamborespinçascabos, entre outros. Certifique-se de exigir a verificação completa deste conjunto na próxima revisão – temos algumas dicas neste artigo.

            Recomendamos que as substituições sejam feitas em pares, de maneira a evitar um desgate prematuro dos componentes novos, bem como garantir que a frenagem ocorra de maneira uniforme – ou seja, o carro não “puxará” para um dos lados quando for freado. Acima de tudo, aconselhamos que estas substituições sejam feitas por um profissional qualificado, que possa avaliar corretamente qual é o problema que se encontra no veículo.

            Caso esteja procurando peças de veículos chineses, o pecahoje.com.br possui um estoque completo à pronta entrega de veículos como Chery QQTowner JuniorLifan 320 e Effa Picape. Conheça nosso site aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat