MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Kit de embreagem para Chery TiggoEffa JBC e JAC J6, respectivamente.

Conjunto faz uso de três peças para operar e requer atenção para evitar desgaste prematuro.

Apesar de que o motor esteja em funcionamento constante desde o momento em que o automóvel é ligado, isso não indica que a potência é transmitida para as rodas todo o tempo. Isso se deve ao fato de que o câmbio pode ser acoplado e desacoplado do motor através do uso da embreagem – enquanto a embreagem não for acionada, o motor passará a rotação para o câmbio, permanecendo conectados. O veículo só entrará em movimento quando uma marcha for engatada; caso contrário, o câmbio permanecerá “girando em falso”.

Quando o pedal da embreagem é acionado, o câmbio e o motor são desconectados de maneira que ocorra uma desaceleração dos eixos da caixa de marchas. Isso permite que as marchas sincronizem, evitando arranhões no disco e impedindo que o veículo “morra”.

A composição de um kit de embreagem

O kit de embreagem que pode ser encontrado na nossa loja é composto por três peças: disco, platô e rolamento, cada uma desempenhando um papel específico:

Disco: é o elemento de atrito que fica ligado ao câmbio através das estrias internas no centro do disco, encaixando no eixo piloto, conectado ao motor através de suas superfícies abrasivas: uma encosta no volante do motor e a outra no platô. Esta peça não requer lubrificação para operar e é por essa razão que a parte do câmbio que abriga o conjunto de embreagem é chamada do “caixa seca”.
Platô: responsável por manter o disco em contato com o volante do motor quando o pedal de embreagem não é acionado. Esta peça se desconecta do disco com auxílio do rolamento, permitindo que o conjunto gire livremente.
Rolamento: conectado ao braço da embreagem, esta peça é responsável por desacoplar o conjunto, pressionando a membrana central do platô que o faz se afastar do disco de embreagem, interrompendo o atrito que ocorria inicialmente.

Alguns cuidados essenciais

Apesar de que as peças da embreagem sofram desgaste e precisem ser substituídas após uma determinada quilometragem percorrida, algumas precauções podem ser tomadas de maneira a reduzir essa degradação e, por consequência, adiar a troca deste conjunto. Uma delas é evitar deixar o pé apoiado no pedal, já que isso causa o acionamento da embreagem – ainda que seja bem sutil. Isso faz com que disco se separe do volante do motor, fazendo a embreagem patinar, podendo danificar prematuramente o conjunto.

Nessa mesma linha de raciocínio, apoiar o pé sobre o pedal da embreagem quando o veículo se encontra parado e desengatado pode fazer com que a mola do platô perca a elasticidade mais rapidamente. Isso pode resultar em um aumento de dificuldade para engatar marchas, necessitando a troca completa do conjunto.

Ao parar em subidas, não deixe o veículo parado usando a chamada “meia embreagem e acelerador”. Essa situação ocasiona um grande desgaste ao conjunto pois além de não permitir o correto acoplamento do disco, eleva a rotação do motor, causando ainda mais danos. Se o problema do seu carro for o freio, sugerimos fazer a substituição do disco e pastilhas – mais detalhes no nosso artigo sobre o tema.

Já que estas três peças operam em conjunto, é de grande importância ressaltar que seja efetuada a troca do kit completo de embreagem para garantir que não haja desgaste acelerado das peças novas. Outro ponto a ser verificado durante esta substituição é verificar o volante do motor, pois esta é a superfície onde o disco entrará em contato, que precisa estar em boas condições e perfeitamente plana.

Na nossa loja, você encontrará kits de embreagem para diversos veículos de origem chinesa, como Effa PicapeChery QQChana PicapeRely Van e Shineray T20. Conheça nossa lista completa de kits, assim como nosso catálogo completo de peças para embreagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat