Algumas motoristas receberam multas milionárias por cometer infrações no trânsito.
Redação pecahoje.com.br
Ultrapassar o limite de velocidade em uma rua pode resultar em alguns pontos na carteira de habilitação, além de um valor de multa. Ainda que não seja agradável pagar a infração, podemos ficar tranquilos de que a quantia poderia ser bem maior em algumas situações.
Vamos conhecer três casos em que as infrações de trânsito podem resultar em uma grande dor de cabeça.
Sueco ultrapassa 170 quilômetros do limite de velocidade
Na comuna de São Galo, na Suíça, um motorista sueco foi multado pelas autoridades de trânsito locais por ter ultrapassado o limite de velocidade em uma rodovia. O incidente aconteceu em 2010.
O motorista não identificado atingiu a velocidade de 290 quilômetros por hora à bordo de uma Mercedes-Benz SLS AMG. Ele estava 170 quilômetros acima do limite daquela via.
O sistema de justiça suíço determina as multas desses infratores baseando-se em seu poder aquisitivo. O sueco era milionário e recebeu uma multa compatível: um milhão de francos suíços – que, quando convertidos à inflação de 2024, equivale à sete milhões de reais, uma das maiores multas de trânsito do mundo.
“Não existem justificativas para uma velocidade de 290km/h”, afirmou à BBC, o representante da polícia de São Galo, Benoît Dumas. Ele destacou, também, o longo tempo de frenagem ao estar nessa velocidade.
A região possui suas autobahns, similares às vistas na Alemanha – história que você pode ler nesse artigo.
Diretor da Nokia recebe multa milionária
Em 1999, Anssi Vanjoki, um dos diretores da empresa finlandesa de telecomunicações Nokia, foi multado por dirigir acima da velocidade. Ele pilotava sua motocicleta em uma rua de Helsinque, capital da Finlândia.
Vanjoki passou do limite de velocidade em “apenas” 25 quilômetros por hora. A via em questão tinha um limite de 50 quilômetros por hora.
O resultado foi uma multa de 116 mil euros – equivalente a um milhão de reais, corrigido à inflação atual. O valor da multa é ajustado conforme o salário do infrator, de maneira similar aos suíços. Isso faz desse valor uma das maiores multas de trânsito do mundo.
O empresário recorreu a decisão e, em 2002, teve sua pena reduzida para apenas seis mil euros (ou 32 mil reais, corrigidos em 2024). A corte finlandesa aceitou o recurso após avaliar que o salário do empresário havia sido reduzido durante o período da infração.
Chevrolet Zafira brasileiro coleciona mais de três mil multas
A informação foi obtida pelo portal UOL Carros e foi usada para uma realizar uma operação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo para remover esses veículos infratores de circulação.
O levantamento apontou um Chevrolet Zafira como o carro com a maior dívida de multas da cidade. Atualmente, o veículo está devendo 132,8 milhões de reais ao DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário), totalizando 3300 multas em aberto.
Os valores exorbitantes acontecem devido à modalidade de multas aplicadas a veiculos de empresas. Caso o motorista infrator não seja identificado, a empresa recebe uma multa com um cálculo multiplicado pela quantidade de infrações iguais cometidas dentro de um ano.
De acordo com o secretário Edson Caram, os proprietários desses veículos “ignoram rodízio, limites de velocidade, furam semáforo e desrespeitam faixas exclusivas”, acumulando diversas multas. Esses veículos são ameaças à segurança de todos, na visão do secretário.
Onde comprar peças para carros chineses?
Se você é dono de um carro chinês, não cometa a infração de não conhecer o pecahoje.com.br, a loja de autopeças 100% especializada em veículos de origem chinesa.
Seja Effa, Towner, JAC, Chery ou Shineray, contamos com estoque à pronta-entrega e envio para todo o Brasil!
Ultrapasse os limites de velocidade e conheça nosso estoque completo no site www.pecahoje.com.br ou com nossa equipe de vendas no número (11) 2578-8448.