MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Uma autobahn convergindo entre as cidades de Fürth e Erlangen, na região da Baviera. (Fonte: Commons)

Via recebeu recordes mundiais de velocidade e atrai fanáticos de todo mundo.

Redação pecahoje.com.br

Ao vermos a pista ampla de uma rodovia quando estamos viajando, logo nos sentimos convidados a sermos mais generosos com o uso do acelerador, atingindo velocidades bem superiores aquelas obtidas quando se está na rotina da cidade. É fácil ponderar o que seria destas vias se não tivessem nenhum limite de velocidade, permitindo que os motoristas viajem na rapidez que julgarem necessário. Essa é a realidade das autobahnen, uma série de estradas que interligam a Alemanha.

O tamanho da Autobahn

O sistema rodoviário alemão totaliza treze mil quilômetros de extensão. Ainda que o número seja bem menor que a malha rodoviária brasileira, que possui 75,8 mil quilômetros, o país europeu é 24 vezes menor que o Brasil, o que destaca ainda mais a densidade destas vias. A rodovia é três vezes maior que o tamanho reportado da Muralha da China.

Uma visão de uma autobahn.
A autobahn possui 13 mil quilômetros de extensão e cobre todo o território alemão. (Fonte: Commons)

A história da autobahn

A ideia surgiu na República de Weimar, antiga formação do território alemão, com o plano de criar uma via exclusiva para carros que unisse as cidades de Hamburgo, Frankfurt e Basileia – a última atualmente parte da Suíça. A construção das primeiras estradas ocorreu na metade da década de 1920 (período em que o automóvel já havia sido inventado há mais de trinta anos) e continuou até o início da Segunda Guerra Mundial.

Grande parte das longas retas das autobahns, até então usadas por montadoras como a Mercedes-Benz para travar recordes de velocidade máxima, foram utilizadas como pistas de decolagem para aviões de combate, tornando-se alvo constante de bombardeios das Forças Aliadas. Por causa da rápida expansão territorial alemã durante o conflito, parte das autobahns também se encontram em outros países, como Polônia, Áustria e República Tcheca.

Após a Segunda Guerra Mundial, a recuperação ocorreu de forma variada, em vista da divisão do território alemão. O Alemanha Ocidental reformou grande parte de suas estradas pouco depois do fim da guerra, logo retomando o programa de construção iniciado nos anos 30 – parte destas vias foram terminadas apenas nos anos 90. Já a Alemanha Oriental não manteve o mesmo ritmo, mantendo estradas apenas para tráfego militar e de veículos de empresas estatais. Dado o variado estado de conservação, um limite de velocidade “baixo” foi estabelecido, cem quilômetros por hora, de maneira a reduzir a chance de ocorrerem acidentes. Após a reunificação do país, um processo de expansão se deu início, com mais de quatro mil quilômetros de estradas construídas em um período de trinta anos.

Uma autobahn em construção no meio de uma floresta.

À esquerda, uma autobahn em construção em Berlim, em 1936. (Fonte: Deutsch Bundesarchiv)

Qual é o limite de velocidade da autobahn?

Talvez a característica mais famosa das autobahns seja a possibilidade de dirigir a qualquer velocidade. Ainda que exista um limite de velocidade geral, estipulado em 120 km/h, este é definido com uma “natureza aconselhável”. Poucas cidades alemãs impõem esta restrição – dentre elas a cidade de Bremen, que recebe onze quilômetros da via, que cita problemas locais, como a poluição sonora. A nível nacional, o único limite fiscalizado é a velocidade “mínima” de 60 km/h, para evitar engarrafamentos e acidentes com veículos mais rápidos.

No entanto, outras condições podem fazer a ágil autobahn operar em velocidades mais “municipais”. Vias com qualidade abaixo do desejado, como as estradas afastadas dos grandes centros que ainda não reformadas desde o período entreguerras, feitas de concreto ao invés de asfalto, podem receber limites mais severos para garantir a segurança dos motoristas. Reformas na via também geram reduções de velocidade. Discussões sobre a imposição de um limite são recorrentes, especialmente para incentivar a redução da emissão de poluentes no país, mas nenhum plano concreto é criado.

Uma visão da estrada da autobahn.
Uma porção da estrada em Berlim. (Fonte: Commons)

Os recordes de velocidade na autobahn

Diversos recordes de velocidade foram travados ao longo dos anos nestas vias. O maior deles aconteceu em 28 de Janeiro de 1938, com o piloto alemão Rudolf Caracciola atingindo 432,59 km/h a bordo do Mercedes-Benz W125 Rekordwagen. Durante a tentativa, a autobahn foi fechada para carros de passeio, algo que não ocorre mais, dificultando tentativas modernas. No entanto, no mesmo dia que a proeza foi atingida, as disputas foram canceladas, em vista do acidente que resultou na morte do piloto Bernd Rosemeyer. O esportista, representando a Auto Union (atual Audi), estava prestes a bater o recorde da montadora rival travado no início do dia mas acabou colidindo com o aterro de uma ponte a mais de 440 km/h.

Um dos carros clássicos usados para quebrar o recorde de velocidade na autobahn.
O W125 Rekordwagen, veículo utilizado por Caracciola na conquista do recorde de velocidade na Autobahn. (Fonte: Commons)

Um ícone cultural alemão

A fama das autobahnen vai além das estradas. Lançada em 1974, “Autobahn“, canção do quarto álbum da banda eletrônica alemã Kraftwerk, combina sintetizadores, vocoders e sons de automóveis para criar um som único, retratando a “sensação de pilotar nas estradas alemãs”. Obteve sucesso internacional inesperado, conseguindo ficar dentre as mais tocadas em países como a Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Países Baixos e Nova Zelândia. Esta música é considerada “o ponto inicial” de diversos gêneros musiciais, como o proeminente synth-pop (de grandiosa popularidade nos anos 80), electro-funk, música ambiente, entre outros. 

Convenientes e únicas, as autobahnen atraem diversos motoristas do mundo inteiro para experimentar um pouco do mundo automotivo sem limites de velocidade – desde que acima dos 60 km/h, claro. Se correr pelas pistas de Nürburgring não te parece natural, e se a Alemanha for muito longe para você, o jeito é correr é quebrar recordes em alguma estrada em um jogo virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat