MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



A contraste das culturas ocidental e oriental chama a atenção. (Fonte: Commons)

Celebração segue alguns aspectos da antiga tradição ocidental, mas possui diferenças bem curiosas.

Redação pecahoje.com.br

Quando ouvimos falar que apenas uma pequena parte do continente asiático é cristão, logo imaginamos que datas relacionadas a esta religião não são amplamente celebradas. No entanto, uma versão secular do Natal é observada por toda a Ásia, com direito a decoração pelas ruas, troca de presentes e até a presença do Papai Noel por shoppings e outros centros comerciais. Assim como grande parte dos costumes ocidentais que adentram ao oriente, ocorreram adaptações à cultura local – e o resultado é bem inusitado.

Durante o Natal nos países ocidentais, é normal se reunir com a família para comemorar a data, geralmente marcado por um jantar especial. No entanto, em países como Japão e China, a data costuma ser celebrada com os amigos em cinemas, bares de karaokê e shoppings. Casais veem o período de forma romântica, com parques de diversão e rinques de patinação no gelo sendo as destinações mais comuns.

Uma das ruas em Hong Kong, região administrativa da China, com decoração de Natal. (Fonte: Commons)

Na China, uma lembrancinha oferecida neste período é uma maçã, embalada em celofane, decorada com referências natalinas e mensagens positivas. O sentido deste presente é um trocadilho na pronúncia da palavra “véspera de Natal” (que soa parecido a “ping’an ye“) com o palavra “maçã” (que seria “píngguo“). Dada a alta procura pelas frutas nesta data, é normal encontrar meia dúzia delas custando por volta de setenta renminbis – o equivalente a quarenta reais. O consolo para este absurdo é que cada maçã já vêm embalada em uma caixa de papelão colorida, economizando na hora da compra da decoração.

Assim como no Ocidente, o Natal na Ásia conta com a presença do Papai Noel, responsável por entregar presentes às crianças. É comum encontra-lo nos corredores dos shopping centers, costumando andar em grupos. Uma das diferenças curiosas entre as culturas é que os brinquedos não são embalados por “duendes”, mas sim pelas “irmãs” do Papai Noel. Devido à isso, algumas funcionárias de estabelecimentos comerciais se vestem como estas ajudantes nesta data.

Papai Noel decorando um parque de Hong Kong. (Fonte: Commons)

É possível notar também algumas inconsistências com alguns detalhes do Natal ocidental. Talvez a mais cômica delas é que alguns bonecos do Papai Noel sempre estão segurando um saxofone. Não se sabe ao certo a origem disso, mas uma teoria afirma que o instrumento é ligado ao romantismo celebrado na data em solo chinês. Outros apontam que o caráter ocidental do jazz se liga bem à imagem do “bom velhinho americano“. Já um artigo do Washington Post sugere que a inspiração pode ter surgido nos anos 90, após a aparição do então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, em um programa de televisão americano tocando saxofone. Isso aconteceu durante a suavização das restrições à cultura ocidental na China, onde eventos como o Natal começaram a ganhar proeminência.

Agora você já sabe que, se você viu um boneco do Papai Noel tocando saxofone no Brasil, este produto é provavelmente importado da China – em outras palavras, o que os orientais enxergam do Natal ocidental está chegando no Ocidente.

pecahoje.com.br deseja a todos os clientes, amigos e leitores um Feliz Natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat