MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O Changhe Ideal EVS3, um carro da linha do novo Effa M100. (Imagem: Commons)

A Changhe, fabricante chinesa do Effa M100, reviveu o nome do compacto para sua nova linha de veículos.

Redação Pecahoje.com.br

O Effa M100 foi o único carro de passeio lançado pela Effa Motors no Brasil e ganhou fama pelo seu baixo preço de compra. Chamado de Changhe Ideal na China, o veículo foi feito pela fabricante Changhe, uma das principais empresas do país

Recentemente, a empresa passou por um processo de restruturação e decidiu reviver o nome original do M100, o Ideal, como a marca de seus novos veículos elétricos.

A história do novo Effa M100

O Changhe Ideal EVS3 (Imagem: Commons)

Em 2018, a gigante fabricante de automóveis chineses BAIC Motor anunciou o fim da venda de carros movidos à combustível na China até 2025. Como parte do grupo, a Changhe optou por iniciar sua própria linha de automóveis elétricos para se adequar à promessa.

A chegada dos modelos precisava ser bem rápida, portanto, coube à empresa relançar alguns de seus carros antigos com motor elétrico. O nome chinês do M100, Ideal, foi escolhido para auxiliar na divulgação da linha, para lembrar os clientes de uma marca já conhecida.

Os modelos do novo Effa M100

Changhe Ideal EV3

O veículo conta com 20 kW de potência (Imagem: Divulgação/Changhe)

Changhe Ideal EV5

O Changhe Ideal EV5 é uma van destinada às pequenas metrópoles chinesas (Imagem: Divulgação/Changhe)

Changhe Ideal EVS3

Changhe EVS3 (Imagem: Commons)

Curiosamente, o EVS3 é uma versão elétrica do Q25, um veículo lançado anteriormente pela Changhe. Esse veículo é, por sua vez, um clone do Senova X25, que também possui uma versão elétrica, chamada BJEV EX5.

O plano europeu para ter um M100 elétrico

O M100 conhecido dos brasileiros quase ganhou uma versão elétrica, desenvolvida na Europa. (Imagem: Commons)

A NICE Car Company, uma empresa inglesa, apresentou uma variante elétrica do M100 no Salão do Carro Britânico em 2008, denominada NICE Ze-O. O modelo utilizava baterias de ácido-chumbo e conseguia atingir a velocidade de 88 km/h com uma autonomia de 105 km.

Durante a exposição, a fabricante indicou que uma versão com baterias de lítio de maior durabilidade estava em desenvolvimento. Infelizmente, o projeto foi interrompido após a NICE Car Company ser adquirida pela Aixam-Mega, uma empresa francesa.

A história do M100 clássico

O Effa M100 lançado no Brasil, em sua versão pré-facelift (Imagem: Commons)

Desenvolvido em colaboração com uma montadora japonesa e estilizado por uma empresa italiana, o hatchback da Effa Motors, conhecido como Changhe Ideal na China, teve sua produção iniciada em 2003, com uma atualização de design em 2006.

Este foi o primeiro veículo lançado pela importadora no Brasil, chegando por aqui em 2007. O carro também ganha a marca de ser um dos primeiros carros de origem chinesa a serem lançados no país.

Temos um artigo inteiramente dedicado ao Effa M100 em nosso blog – clique aqui para conhecer.

Onde comprar peças do Effa M100?

O lugar ideal para comprar peças para o seu Effa M100 é a loja de autopeças Pecahoje.com.br. Aproveite nosso amplo estoque de peças para seu M100, qualquer outro veículo da Effa ou de origem chinesa, seja Rely, Chery, Lifan e outros.

Consulte nosso site ou converse com nosso atendimento no número (11) 2578-8448, seja por ligação ou WhatsApp. Siga também nossa página no Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat