MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Os radiadores requem cuidados especiais para operarem de maneira ideal.

Peça chave para garantir o bom funcionamento do veículo, o radiador é responsável pelo resfriamento do motor, mantendo-o em sua temperatura ideal para o funcionamento. Ele garante a durabilidade de diversas peças ao evitar o superaquecimento, resultando, também, em melhoras no consumo de combustível.

O processo é iniciado pela circulação de um fluido de arrefecimento frio por mangueiras que levam às galerias internas do bloco. Neste local ocorre uma troca de calor: o motor é resfriado, enquanto o líquido é aquecido. Feito isso, o fluido é direcionado ao radiador.

Esta peça é composto de pequenos dutos, normalmente dispostos em ziguezague, que tem como objetivo carregar o fluido quente que retorna do motor. O líquido é resfriado mediante a passagem do ar por entre estes tubos, que é soprado por uma ventoinha e pelo contato do veículo em movimento com o meio externo.

Um radiador visto de cima para baixo, com destaque às partes que mantém a peça fixa no veículo.
Radiador para Towner. O ar passa por entre os pequenos dutos da peça que transportam o líquido, resfriando-o para retornar ao motor.

Como o fluido que circula pelo radiador deve ser rapidamente resfriado, é importante que as dimensões da peça sejam proporcionais à demanda do motor: quanto maior a superfície de contato com o ar, mais rápido ocorrerá essa troca térmica. Após passar pelo radiador, o líquido retornará ao bloco de maneira a reiniciar o processo de arrefecimento.

Outro ponto relevante é o posicionamento do radiador, que deve se encontrar a frente do motor, próximo a uma entrada de ar. Dessa maneira, ele receberá o ar ainda frio do meio externo, visto que a temperatura do ar mais próxima do bloco tende a ser mais quente.

O principal cuidado necessário com radiadores é utilizar fluido de arrefecimento conforme recomendado no manual do proprietário. Ele é normalmente composto por um líquido concentrado ou diluído – sendo que, neste último, é necessário que seja utilizado em conjunto com água desmineralizada.

O uso de água comum, esteja filtrada ou não, é extremamente prejudicial à duração da peça, pois pode ocasionar a formação de ferrugem no sistema. Além disso, muitos motores operam em temperaturas maiores que 100ºC, podendo resultar em dificuldades para operar normalmente.

Uma foto de radiadores com diversos apontamentos de dimensões em partes específicas da peça.
radiador de Rely Link, por exemplo, possui imagens do projeto Pecahoje Technical descrevendo dimensões da peça.

Na nossa página, é possível encontrar diversas imagens técnicas dos radiadores disponíveis em nossa loja. Parte do projeto Pecahoje Technical, o objetivo é mostrar a peça de todos os ângulos, exibindo, em detalhes, os pontos em que será fixada. Além disso, algumas delas exibem a distância entre pontos cruciais, como local da inserção das mangueiras, bem como as dimensões da peça. Acompanhe, também, nosso artigo sobre manutenção preventiva!

Caso seu veículo seja chinês e esteja precisando de radiadores ou de qualquer peça do sistema de resfriamento e arrefecimento, acesse o nosso site e aproveite as nossas ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat