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Entenda melhor a diferença de um sistema de acionamento de embreagem.

A embreagem é responsável pela transmissão das rotações do volante do motor para as engrenagens da caixa de velocidade, que serão movidas para o eixo e, por fim, para o diferencial – já abordamos mais sobre isso em outro artigo. Esta peça opera de forma idêntica em praticamente todos os carros, com a grande diferença ficando por conta do seu acionamento.

Acionamento mediante cabos

O formato mais comum desse acionamento é desempenhado mediante o uso de cabos. Usando um procedimento muito simples e envolvendo uma baixa quantidade de peças, consiste no uso de um cabo entre o pedal acionado pelo motorista e o garfo da embreagem, que empurra o rolamento para liberar a embreagem para realizar a troca de marchas. Este método é utilizado por diversos veículos, sendo tomado como padrão pela indústria automotiva por muitíssimo tempo.

Uma imagem de um cabo de embreagem que ilustra um sistema de acionamento de embreagem.
Cabo de embreagem de Effa Picape.

Sistema de acionamento de embreagem hidráulico

Outro método envolve a operação hidráulica. Esta maneira opera de forma bastante similar ao freio, utilizando o mesmo fluido para funcionar. No pedal operado pelo motorista está acoplado um cilindro mestre (mais informações nesse artigo), que quando acionado empurra o fluido que se encontra no duto até o cilindro auxiliar, que fica acoplado ao garfo da embreagem, ocasionando o acionamento do rolamento que libera a embreagem para realizar a troca de marchas.

Este sistema traz inúmeros benefícios à operação do veículo, incluindo aumento na durabilidade dos componentes e a sensação de uma embreagem “mais leve”, levando a um aumento de conforto. Pela ausência do cabo, não é necessário ajustar o cabo conforme o desgaste, assim como diminuirá a trepidação e o barulho ocasionado por essa peça.

Uma imagem de um cabo de embreagem que ilustra um sistema de acionamento de embreagem.
Cabo de embreagem de Effa M100.

Por outro lado, o acionamento hidráulico impede o ajuste manual da altura do pedal, que pode ser incômodo para alguns motoristas. É importante verificar o fluido constantemente, seguindo a recomendação encontrada no manual do fabricante – no entanto, pode-se definir a marca de 50 mil quilômetros como ideal para visitar o mecânico. Se o fluido não for renovado constantemente, o motorista sentirá dificuldades para engatar a marcha, podendo até mesmo não conseguir fazer a troca.

No Pecahoje você encontrará diversos produtos para a sua embreagem, seja cabo ou volante do motor, para diversas marcas de automóveis chineses, como Chery, Lifan, Effa, Towner e Rely! Se você quiser conhecer mais sobre mecânica e curiosidades, continue no nosso blog!

Redação pecahoje.com.br

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