Entenda qual é o uso da sonda lambda e saiba se o seu mecânico está certo ao trocá-la em seu veículo.
Redação pecahoje.com.br
Anteriormente, falamos em outros artigos do nosso blog que o motor depende da mistura entre o combustível e o ar para entrar em operação. A fim de assegurar que essa combinação é ideal, o módulo de injeção eletrônica faz uso da sonda lambda, também chamada de sonda de oxigênio, para fazer essa verificação no sistema.
Onde se encontra a sonda lambda?
Este sensor se encontra no coletor de escape do motor. Ela tem como propósito medir a quantia de oxigênio que está contida nos gases emitidos pelo escapamento. Em resumo, ela constata se a mistura contém muito ou pouco combustível. Caso ache algum valor divergente, o módulo será avisado que, por sua vez, fará o ajuste desta mistura.
Grande parte dos veículos possuem dois destes sensores, localizados antes e depois do catalisador. O primeiro deles nota os gases que saem do coletor de exaustão, enquanto o outro observa as emissões em si.
De onde vem o nome lambda?
O nome da peça é baseado na letra grega lambda. Esta medida serve para ver o volume de oxigênio contidos nos gases emitidos por um carro. Esta grandeza surgiu no começo da década de 1970, dentro dos laboratórios da Bosch na Alemanha. Ela é usada em produto fora do setor automotivo também. Exemplos incluem aparatos para mergulho, para medir a quantidade de pressão parcial de oxigênio nos tanques de ar.
A importância de usar os scanners corretos
É bem importante buscar uma oficina mecânica que utilize scanners adequados para obter a informação específica do módulo de injeção. Por outro lado, usar um aparelho genérico ou feito para outros veículos pode levar a leituras incorretas, que levarão o mecânico a fazer substituições desnecessárias. Isso causa um aumento no valor da manutenção. Pedir para um mecânico qualificado fazer essa análise é vital, já que diversos profissionais sem experiência podem optar por trocar a sonda antes mesmo de avaliar outras partes do carro.
Não troque a sonda lambda sem antes verificar essas peças
Considerando que diversas peças atuam neste processo, é importante verificá-las antes de trocar o sensor antes da hora. Podemos citar, por exemplo, componentes como as velas de ignição e filtros de ar ou combustível. Os bicos injetores podem ativar esse sinal também, como quando estiverem entupidos. Abastecer o veículo com combustível de baixa qualidade pode, também, aumentar a probabilidade do sensor detectar um erro. É importante, por fim, observar o sistema de arrefecimento e outros sensores do carro.
Quando a sonda lambda dá problemas?
A sonda lambda é uma peça muito resistente, tolerando temperaturas bem altas. No entanto, ela possui vida útil que muda conforme o modelo do veículo. A maior parte delas pode durar entre 50 a 160 mil quilômetros. Por isso, recomendamos conferir o manual do carro para se informar do valor correto. Caso a sonda realmente esteja com algum problema, a marcha lenta poderá falhar, bem como o catalisador. A causa desse problema é que o combustível não é queimado de forma adequada antes de chegar no sistema de exaustão.
Portanto, sempre leve o seu veículo para uma oficina mecânica que consiga avaliá-lo da maneira mais ampla que puder. Dessa maneira você não fará trocas de peças sem ter necessidade e, assim, gastar menos dinheiro ao visitar o mecânico.
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