MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Entenda qual é o uso da sonda lambda e saiba se o seu mecânico está certo ao trocá-la em seu veículo.

Redação pecahoje.com.br

Anteriormente, falamos em outros artigos do nosso blog que o motor depende da mistura entre o combustível e o ar para entrar em operação. A fim de assegurar que essa combinação é ideal, o módulo de injeção eletrônica faz uso da sonda lambda, também chamada de sonda de oxigênio, para fazer essa verificação no sistema.

Onde se encontra a sonda lambda?

Uma sonda lambda de Rely
Sonda lambda da Rely Picape e Van.

Este sensor se encontra no coletor de escape do motor. Ela tem como propósito medir a quantia de oxigênio que está contida nos gases emitidos pelo escapamento. Em resumo, ela constata se a mistura contém muito ou pouco combustível. Caso ache algum valor divergente, o módulo será avisado que, por sua vez, fará o ajuste desta mistura.

Grande parte dos veículos possuem dois destes sensores, localizados antes e depois do catalisador. O primeiro deles nota os gases que saem do coletor de exaustão, enquanto o outro observa as emissões em si.

De onde vem o nome lambda?

Uma sonda lambda de JAC.
Sonda lambda de JAC. Note o diagrama do plugue, parte do programa Pecahoje Technical.

O nome da peça é baseado na letra grega lambda. Esta medida serve para ver o volume de oxigênio contidos nos gases emitidos por um carro. Esta grandeza surgiu no começo da década de 1970, dentro dos laboratórios da Bosch na Alemanha. Ela é usada em produto fora do setor automotivo também. Exemplos incluem aparatos para mergulho, para medir a quantidade de pressão parcial de oxigênio nos tanques de ar. 

A importância de usar os scanners corretos

É bem importante buscar uma oficina mecânica que utilize scanners adequados para obter a informação específica do módulo de injeção. Por outro lado, usar um aparelho genérico ou feito para outros veículos pode levar a leituras incorretas, que levarão o mecânico a fazer substituições desnecessárias. Isso causa um aumento no valor da manutenção. Pedir para um mecânico qualificado fazer essa análise é vital, já que diversos profissionais sem experiência podem optar por trocar a sonda antes mesmo de avaliar outras partes do carro.

Não troque a sonda lambda sem antes verificar essas peças

Uma sonda lambda de Chana Picape
Imagem aproximada da peça, para Chana Picape

Considerando que diversas peças atuam neste processo, é importante verificá-las antes de trocar o sensor antes da hora. Podemos citar, por exemplo, componentes como as velas de ignição e filtros de ar ou combustível. Os bicos injetores podem ativar esse sinal também, como quando estiverem entupidos. Abastecer o veículo com combustível de baixa qualidade pode, também, aumentar a probabilidade do sensor detectar um erro. É importante, por fim, observar o sistema de arrefecimento e outros sensores do carro.

Quando a sonda lambda dá problemas?

Uma sonda lambda de Effa Picape.
Sonda lambda de Effa Picape

A sonda lambda é uma peça muito resistente, tolerando temperaturas bem altas. No entanto, ela possui vida útil que muda conforme o modelo do veículo. A maior parte delas pode durar entre 50 a 160 mil quilômetros. Por isso, recomendamos conferir o manual do carro para se informar do valor correto. Caso a sonda realmente esteja com algum problema, a marcha lenta poderá falhar, bem como o catalisador. A causa desse problema é que o combustível não é queimado de forma adequada antes de chegar no sistema de exaustão.

Portanto, sempre leve o seu veículo para uma oficina mecânica que consiga avaliá-lo da maneira mais ampla que puder. Dessa maneira você não fará trocas de peças sem ter necessidade e, assim, gastar menos dinheiro ao visitar o mecânico.

Onde comprar sonda lambda para carros chineses?

Se você está procurando uma sonda lambda para Effa, Chery, Shineray, Lifan, JAC Motors, Rely e outros, conheça nosso estoque de peças no pecahoje.com.br. Somos o único autopeças 100% especializado em veículos chineses, oferecendo diversas peças à pronta-entrega para veículos como o CAOA Chery Tiggo 2, JAC J3, Chana Picape, Effa Van, Rely Link e muitos outros. Entregamos para todo o Brasil! Conheça mais no nosso site: www.pecahoje.com.br. Aproveite e siga nossa página no Facebook e Instagram. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nosso atendimento no número (11) 2578-8448 – também via WhatsApp.

2 comentários em “O funcionamento da sonda lambda”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat