MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O virabrequim é uma peça robusta possui uma importante função, mas apenas um mecânico pode constatar problemas.

Redação pecahoje.com.br

O virabrequim percorre a base do bloco do motor do veículo, tendo como objetivo converter o movimento vertical, gerado pelos pistões, em um movimento rotacional horizontal. Ele é crucial para o funcionamento do motor, sendo um dos principais componentes que fazem o veículo se mover.

As origens do virabrequim

Apesar de ser instantaneamente associado aos automóveis, mecanismos que operam de maneira similar ao virabrequim podem ser encontrados por toda a história. O registro mais antigo de algo similar é datado da Dinastia Han, período chinês que compreende o século II a.C. até o século II d.C.. No entanto, foi apenas no Iraque no século IX d.C. que foram observados mecanismos que faziam conversões similares às feitas por um virabrequim moderno.

Para que serve um virabrequim?

A principal função dessa peça é transmitir a energia gerada pela queima da mistura ar/combustível no motor do veículo, que necessita ser transmitida até as rodas, para gerar movimento. Quem recebe essa energia da queima da mistura são os pistões, que estão conectados às bielas, que por sua vez estão conectadas ao virabrequim, passando por outros diversos componentes, permitindo que o veículo entre em movimento.

O virabrequim possui contrapesos que ajudam a inibir a vibração da peça, gerada pela rotação do motor, balanceando o conjunto rotativo.

Um atuador de marcha lenta.

Você sabe para quê serve um atuador de marcha lenta?

Descubra mais sobre essa importante peça nesse link.

Os possíveis problemas

Por ser uma das partes mais complexas do motor, não é simples indicar quais tipos de sintomas podem sinalizar um dano nesta peça – grande parte do que pode ser apontado pode ser sinal de outras peças com problemas. É difícil, também, dar com precisão o período de vida útil dos virabrequins, pois isso depende diretamente de fatores externos, como a frequência da manutenção do veículo ou o tipo de via percorrida pelo automóvel.

No entanto, em linhas bem gerais, barulhos metálicos internos no motor, consumo excessivo de óleo, folga axial elevada na peça, podem indicar sinais de um virabrequim danificado. Uma inspeção mais precisa requer a desmontagem de diversos componentes do veículo, portanto, apenas um mecânico qualificado é capaz de fazer esta verificação com precisão.

Caso seu veículo seja de uma montadora chinesa e esteja precisando de um virabrequim, consulte o pecahoje.com.br. Nosso catálogo abrange, também, diversas peças ligadas a este conjunto, como volantes do motor, bielas e pistões. Confira nossas diversas modalidades de entrega e as mais variadas formas de pagamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat