MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS




Em destaque, atuador de marcha lenta do CAOA Chery New QQ.

Este componente pode ocasionar oscilações na rotação do motor quando estiver apresentando falhas

Nesse artigo, vamos entender quais são os usos de um atuador de marcha lenta e como descobrir quando é a melhor hora para substituí-lo.

O que significa marcha lenta?

A marcha lenta é a rotação mínima que um motor deve exercer para se manter ligado sem passar vibrações excessivas para o restante do veículo, mesmo quando não estiver em movimento. Em vista disso, um veículo ligado que está parado segue consumindo combustível e necessitando de óleo e outros fluidos (saiba mais em um artigo da nossa loja). Outro ponto a ser destacado é a emissão de gases no meio ambiente. Por fim, o processo desgasta os demais componentes do motor.

Para que serve o atuador de marcha lenta?

Este atuador entra em uso para regular a rotação do motor quando estiver em marcha lenta, em diferentes faixas de temperatura. Mediante o bypass, um desvio no sistema, esta peça controla o fluxo de ar no coletor de admissão quando o corpo de borboletas se encontra fechado. Geralmente ele se encontra no próprio corpo de borboleta do veículo e é composto por duas bobinas, que fazem o obturador avançar e recuar. Além deste nome, este componente é conhecido como motor de passo ou pelo seu acrônimo internacional, IAC, Idle Air Control.

Na foto, um atuador de marcha lenta da Topic Jinbei.

Um dos benefícios desta peça é que regula a rotação do motor para o mesmo operar de maneira mais eficiente quando alguma carga é acionada, como o sistema de ar-condicionado ou o sistema de direção hidráulica com o veículo parado, entre outros, evitando que o carro “morra”.

Os problemas do atuador de marcha lenta

Um atuador de marcha lenta de Lifan 320 e 620.

Diversos são os sintomas que podem indicar problemas em um atuador de marcha lenta. Um deles é a oscilação na marcha lenta, ou seja, a rotação do motor ficará muito baixa quando o veículo estiver parado, tornando difícil ele se manter ligado. Outra indicação é que o carro “morre” quando é desengatado e parado por completo; isso é comumente percebido quando se espera os semáforos, por exemplo. Ou pode causar o efeito contrário também, fazendo com que o veículo fique mais acelerado que o normal mesmo parado.

É importante observar qual modelo deste atuador se encontra instalado no veículo para efetuar a compra e substituição. No pecahoje.com.br, além do nome dos carros que esta peça é compatível, é possível observar se o modelo do componente é indicado para sistemas de injeção Delphi ou Bosch – aprenda a diferenciá-los no seu veículo neste artigo. Ainda que o funcionamento e propósito destes componentes seja idêntico, a diferença se dá pela posição dos pinos das bobinas e os conectores dos chicotes.

Sem dúvidas, uma peça importante para regular a eficiência e conforto do veículo!

Onde comprar atuadores de marcha lenta para veículos chineses?

Conheça o Pecahoje.com.br, a autopeças 100% especializada em veículos de origem chinesa, como Chery, JAC, Lifan, Towner, Topic, Shineray, Hafei e muitas outras. Siga nossas redes sociais, como nosso Facebook, YouTube e Instagram, e receba nossas notícias e ofertas na palma da sua mão!

2 comentários em “Saiba o que faz o atuador de marcha lenta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat