MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS




Em destaque, atuador de marcha lenta do CAOA Chery New QQ.

Este componente pode ocasionar oscilações na rotação do motor quando estiver apresentando falhas

A marcha lenta é a rotação mínima que um motor deve exercer para se manter ligado sem passar vibrações excessivas para o restante do veículo, mesmo quando não estiver em movimento. Em vista disso, um veículo ligado que está parado segue consumindo combustível e necessitando de óleo e outros fluidos (saiba mais em um artigo da nossa loja). Outro ponto a ser destacado é a emissão de gases no meio ambiente. Por fim, o processo desgasta os demais componentes do motor.

Este atuador entra em uso para regular a rotação do motor quando estiver em marcha lenta, em diferentes faixas de temperatura. Mediante o bypass, um desvio no sistema, esta peça controla o fluxo de ar no coletor de admissão quando o corpo de borboletas se encontra fechado. Geralmente ele se encontra no próprio corpo de borboleta do veículo e é composto por duas bobinas, que fazem o obturador avançar e recuar. Além deste nome, este componente é conhecido como motor de passo ou pelo seu acrônimo internacional, IAC, Idle Air Control.

Na foto, um atuador de marcha lenta da Topic Jinbei.

Um dos benefícios desta peça é que regula a rotação do motor para o mesmo operar de maneira mais eficiente quando alguma carga é acionada, como o sistema de ar-condicionado ou o sistema de direção hidráulica com o veículo parado, entre outros, evitando que o carro “morra”.

Os problemas do atuador de marcha lenta

Um atuador de marcha lenta de Lifan 320 e 620.

Diversos são os sintomas que podem indicar problemas em um atuador de marcha lenta. Um deles é a oscilação na marcha lenta, ou seja, a rotação do motor ficará muito baixa quando o veículo estiver parado, tornando difícil ele se manter ligado. Outra indicação é que o carro “morre” quando é desengatado e parado por completo; isso é comumente percebido quando se espera os semáforos, por exemplo. Ou pode causar o efeito contrário também, fazendo com que o veículo fique mais acelerado que o normal mesmo parado.

É importante observar qual modelo deste atuador se encontra instalado no veículo para efetuar a compra e substituição. No pecahoje.com.br, além do nome dos carros que esta peça é compatível, é possível observar se o modelo do componente é indicado para sistemas de injeção Delphi ou Bosch – aprenda a diferenciá-los no seu veículo neste artigo. Ainda que o funcionamento e propósito destes componentes seja idêntico, a diferença se dá pela posição dos pinos das bobinas e os conectores dos chicotes.

Sem dúvidas, uma peça importante para regular a eficiência e conforto do veículo!

2 comentários em “Saiba o que faz o atuador de marcha lenta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat