MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

Um dos carros chineses mais populares no Brasil, o Chery QQ faz parte de uma série de carros que nunca lançaram por aqui.

Redação pecahoje.com.br

O Chery QQ é o carro chinês mais conhecido no Brasil, lembrado por muitos por sua longa presença no mercado nacional. Mas você sabia que este carro recebeu diversas versões ao longo das anos? Conheça alguns deles neste artigo!

Chery eQ1

Um Chery supercompacto elétrico parado em uma rua.

Imagem por Jengtingchen sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

De codinome Chery S51, este é um dos vários supercompactos elétricos da montadora, com apenas 3,2 metros de comprimento com 1,67 metro de largura. Lançado em 2016 na China, o hatchback segue em produção em seu país de origem. O preço de lançamento variava entre sete mil até quatorze mil dólares, dependendo da seleção de opcionais que acompanhavam o modelo

Em junho de 2022, a CAOA Chery divulgou em suas redes sociais que lançará o veículo no Brasil em breve, em uma postagem que afirmou ser a primeira montadora no Brasil a eletrificar todos os veículos que produz.

Quais são as características do CAOA Chery eQ1?

O Chery eQ1 contou com conjunto motriz de 30 kW e de 55 kW, equivalendo à 40 e 75 cavalos, respectivamente. De acordo com a fabricante chinesa, o veículo pode ser carregado de 30% até 80% de carga em até 50 minutos. O veículo possui autonomia de 301km ou 408km, conforme a versão utilizada. A versão mais potente do eQ1 pode atingir até 120 quilômetros por hora.

Na China, o veículo foi ofertado com diversos opcionais de fábrica já inclusos, como retrovisores e vidros elétricos, conjunto multimídia com GPS, carregamento sem fio de smartphones e Wi-Fi, ar condicionado e alguns recursos de assistência de direção como ABS, EBD e EPS (saiba mais sobre estabilidade em veículos nesse artigo). O veículo possui pareamento com smartphones para acompanhar diversas métricas do veículo, como temperatura e destravamento das portas.

A Chery ficou conhecida por lançar diversos veículos elétricos ao longo dos anos, enquanto a CAOA Chery, atual responsável pela marca no Brasil, tem lançado diversos veículos elétricos, como o Arrizo 5E. Outra fabricante chinesa que entrou no mercado de carros elétricos e híbridos é a JAC Motors, que contamos a história em outro artigo do nosso blog.

Chery QQ3 EV/Sport

O Chery QQ3 parado de frente à uma concessionária.

Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

Em Março de 2010, a Chery optou por lançar uma versão elétrica do famoso Chery QQ, com a característica de ser o automóvel elétrico mais barato daquele período. Com uma autonomia de cem quilômetros, tornou-se o carro elétrico mais bem vendido da China entre os anos 2011 e 2013. Em 2012, a montadora relançou o modelo após um facelift. Chamado de QQ3 Sport, o veículo possui a traseira e a frente foram completamente refeitos, com um interior preto com detalhes em prata

Chery QQ Ice Cream

O Chery QQ Ice Cream, um dos irmãos do Chery QQ.

O Chery QQ Ice Cream em uma imagem publicitária. Imagem: Divulgação/Chery Automobile

A versão mais recente do Chery QQ foi anunciada em 2021 com o nome “Ice Cream”, que significa “sorvete” em inglês. Portando um motor elétrico, o carro é mantido por baterias de fosfato de ferro-lítio com potência de 27 cavalos, alcançando até cem quilômetros por hora. A autonomia é estimada em 170 quilômetros, levando oito horas para carregar. Leia mais sobre essa novidade da Chery clicando aqui.

Chery eQ

O Chery QQ em sua versão moderna e elétrica.

Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Esta é a versão elétrica do conhecido New QQ, lançado no mercado chinês em 2014. Com um motor de 57 cavalos, o hatchback operava em baterias de lítio-ion. A autonomia deste carro é de duzentos quilometros, levando até dez horas para carregar. 

Chery QQ6

Um Chery sedã parado em uma rua.

Imagem por Kevauto sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Este carro curioso é a versão sedan do Chery QQ, fabricado entre 2006 e 2010. O veículo foi ofertado, inicialmente, com um motor 1.3 ACTECO. Este veículo foi exportado para diversos países, em especial Colômbia e Chile, onde ficaram conhecidas como o Chery S21. No entanto, em suas versões latinoamericanas, o veículo foi vendido com um motor 1.1. Além da China, o QQ6 foi fabricado no Cairo, pela montadora egípcia Speranza Motors, onde ficou conhecido como o A213.

Chery QQme

O Chery QQme parado em um estacionamento.

Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

Talvez o irmão do QQ e New QQ mais famoso que tenha seja o QQme. O hatchback de três portas foi lançado em 2009 e vinha equipado com motor 1.3, com câmbio automático e movido a gasolina.

O veículo ficou conhecido mundialmente pelo seu design curioso, autorado pelo famoso designer italiano Enrico Fumia, responsável pela projeção de diversos carros, como o Alfa Romeo 164, de 1982, e a Ferrari F90, de 1988. Ainda que impressionante, essa não foi a primeira vez que um carro chinês foi desenhado por uma empresa italiana famosa – fizemos um artigo falando sobre a participação da Pininfarina neste mercado.

A palavra de ordem do projeto era a simetria: todos os elementos do carros são idênticos em ambos os lados, inclusive o porta-luvas, que tem o desenho refeito no lado do motorista, abaixo da coluna de direção. Um aspecto do veículo que chama a atenção é a linha de cintura extremamente elevada, dando um visual que a imprensa especializada comparou a um barco – e não seria a réplica chinesa do Titanic. Outro fato curioso fica por conta da dimensão das portas, extremamente largas.

Ainda que a Chery tenha feito grandes esforços para divulgar o QQme, incluindo diversas aparições em mostras automotivas pelo país e comerciais com artistas chineses famosos, o carro teve um destino um tanto quanto esperado, dada a má fama do design: nunca despertou o interesse de importadores e nem do mercado local, vendendo pouco mais de 1500 unidades em três anos. 

Onde comprar peças para o Chery QQ e CAOA Chery New QQ?

Reprodução/Loja Pecahoje

Se você procurar peças para o Chery QQ ou o CAOA Chery New QQ, conheça o pecahoje.com.br, o único autopeças 100% especializado em carros chineses. Temos diversas peças à pronta-entrega para o seu veículo – e também para outros modelos da marca Chery e CAOA Chery, como S18, Tiggo 2, Face, entre outros. Acesse nosso site e saiba mais. Caso tenha dúvidas, entre em contato com nosso atendimento pelo telefone (11) 2578-8448 – esse número também é WhatsApp.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat