MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O centro de design da Pininfarina. (Imagem por LarryStevens)

Publicado originalmente em 24 de setembro de 2019.

Famosa empresa de design de veículos foi responsável pelo visual da Towner Junior e Chery Cielo.

Redação pecahoje.com.br

“Qual é a semelhança entre uma Ferrari e um carro chinês?” Parece uma comparação absurda, mas ela é totalmente válida: foram diversos carros chineses desenhados pela Pininfarina, firma de design italiana responsável pela aparência de diversos veículos famosos.

A história da Pininfarina

Fundada em 1930 por Battista Farina na cidade de Turim, na Itália, a firma é responsável pelo design de diversos automóveis de montadoras famosas como Ferrari, Maserati, Fiat, Alfa Romeo, Peugeot, Citroen, Ford, Lancia e Mitsubishi.

O nome da empresa é uma combinação dos nomes “Pinin“, apelido dado ao fundador que significa “irmão mais novo” em piemontês (dialeto do noroeste da Itália), e Farina, sobrenome da família proprietária da companhia. 

O portifólio da empresa não está limitado aos carros. Com noventa anos de funcionamento, a firma já projetou iates, trens, ônibus metropolitanos, edifícios, bicicletas, relógios de pulso, máquinas de refrigerantes e até mesmo a pira dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim em 2006.

Atualmente a Pininfarina é parte da Mahindra Group, conglomerado indiano que adquiriu a companhia em 2016. Recentemente, várias montadoras asiáticas têm buscado os serviços da empresa, como GAC Changfeng, Brilliance, Daewoo e Hyundai. 

Estes são alguns dos carros chineses desenhados pela Pininfarina.

Towner Junior (ou Effa Picape)

A primeira empresa de origem chinesa a procurar os serviços da Pininfarina foi a Hafei, que possui modelos distribuídos no Brasil pela CN AutoEffa Motors e Shineray.

Essa parceria se deu durante os anos 2000, resultando na popular Hafei Ruiyi, conhecida no Brasil como Effa Picape ou Towner Junior (que algumas pessoas têm dificuldade em distinguir, apesar de serem o mesmo veículo), assim como a Hafei Zhongyi, vendida em solo brasileiro como Effa Van – que você pode descobrir a diferença entre Effa e Towner nesse artigo.

Um mosaico de uma Towner Junior, um design de veículo feito pela Pininfarina
Towner Junior / Effa Picape (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

Chery Cielo

Devido ao crescimento da indústria automotiva na China, a montadora Chery Automotive decidiu se unir à firma italiana para criar um carro de design refinado, de maneira a acirrar a disputa com os veículos estrangeiros e atrair os consumidores chineses, agora ainda mais exigentes.

O produto dessa parceria é o Chery A3, conhecido no Brasil como Chery Cielo, que foi lançado na China em 2008, vendido em diversos países como Rússia, Sérvia, Turquia, Chile, Venezuela e Austrália.

Um grupo de fotos do Chery Cielo, mostrando o carro projetado pela Pininfarina.
Chery Cielo (Imagem: Divulgação/Chery Automobile)

JAC J3

Por fim, a JAC Motors possui diversos modelos co-produzidos pela firma italiana. De acordo com a empresa, a Pininfarina foi responsável pelo design dos modelos J3 (o “Carro do Faustão“, que foi um dos marcos da montadora no Brasil), J3 TurinJ5 e J6, desenvolvidos em parceria com o centro de design da montadora em Turim.

Estes veículos são da submarca Heyue, lançados durante a década de 2000 e 2010 em território chinês

JAC J3, um carro projetado pela Pininfarina.
JAC J3 (Imagem: Divulgação/JAC Motors)

Com quase um século de história, a Pininfarina diversificou sua lista de clientes, abrangendo carros de diferentes propósitos e classes. Por mais curioso que possa parecer, o mesmo estúdio que desenhou veículos lendários, como a Ferrari Testarossa, também foi responsável pelo design do utilitário chinês mais popular do Brasil.

Onde comprar peças para carros chineses?

O melhor lugar para comprar peças para esses carros chineses é o pecahoje.com.br, a loja de autopeças 100% especializada em veículos chineses.

Conheça nosso catálogo completo no site (www.pecahoje.com.br) ou pelo telefone ou WhatsApp (11) 2578-8448.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat