MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Com forte presença no Brasil, a fabricante JAC Motors ficou famosa pelos carros JAC J3 e pelos diversos SUVs.

Redação pecahoje.com.br

A JAC Motors é conhecida no Brasil desde o momento em que divulgou o “Carro do Faustão” para o público até o lançamento de diversas SUVs e carros elétricos no mercado nacional. Vamos conhecer a história dessa grande fabricante de veículos da China.

A história da JAC Motors

O primeiro veículo lançado pela JAC Motors.
O primeiro veículo fabricado pela JAC Motors foi uma picape, lançada em 1968. (Imagem: JACEN/Divulgação)

A JAC Motors foi fundada em 1964 sob o nome Hefei Jianghuai Automobile Factory, na cidade de Hefei, capital da província de Anhui, na China. A região é sede de outra empresa fabricante de veículos com grande fama internacional: a Chery Automobile – leia mais sobre essa montadora clicando aqui. O primeiro veículo fabricado pela JAC foi um caminhão de pequeno porte, lançado em abril de 1968. Nos anos 90, a empresa despontou a fabricar chassis para caminhões maiores e ônibus.

Em 1997, a empresa mudou o nome para Anhui Jianghuai Automobile Factory, para refletir o nome da província ao invés da cidade. Foi apenas em 2002 que a JAC Motors começou a lançar veículos de menor porte, a começar pelo JAC Refine I, baseado no Hyundai Starex, resultado de uma parceria com a montadora sul-coreana Hyundai. Já em 2005, a montadora já havia estabelecido firmas de design na Itália e no Japão.

Um dos primeiros carros da JAC, o Refine.
Um dos primeiros veículos convencionais da JAC, o Refine. (Imagem: Commons)

Alguns anos depois, o lançamento do JAC Binyue e do JAC Rein marcaram a entrada da empresa no mercado dos SUVs e dos sedãs, respectivamente. No final dos anos 2000, existiram rumores de uma possível aliança com a montadora Chery, mas logo foram negadas pela equipe da JAC Motors, que prontamente anunciou um projeto de um carro elétrico.

Em 2020, a JAC Motors tem a montadora alemã Volkswagen como acionista majoritária, sendo proprietária de 75% das ações da fabricante, após investimento que mais de seis bilhões de reais.

A JAC Motors fora da China

Um SUV da montadora, um JAC Rein.
Um SUV da montadora, o JAC Rein. (Imagem: Commons)

A empresa possui grande presença no mercado internacional. Além do Brasil, diversas montadoras foram estabelecidas em países como no continente africano, em nações como Egito, Argélia e Etiópia, bem como países da Ásia como Vietnã, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Irã.

Já no mercado latino-americano, diversos países receberam os veículos da JAC Motors, como Peru, Venezuela, Peru, Colômbia, Chile, México e Brasil. Por fim, a montadora desembarcou na Europa pela Itália, tendo diversos veículos importados pela DR Automobiles desde 2016. O grupo italiano também importou alguns veículos de outra empresa chinesa, a Chery, como o Chery Tiggo, o Chery S18 e o Chery Face.

A JAC Motors no Brasil

O JAC J3, um dos principais carros da JAC Motors.
Um JAC J3, o primeiro carro lançado no Brasil pela JAC Motors. (Imagem: Commons)

A empresa lançou seu primeiro veículo no Brasil em março de 2011, o hatchback JAC J3, pelo valor de 37,9 mil reais, com a versão sedã, chamada de “Turin”, lançada pouco depois. O modelo teve seu visual desenvolvido pela firma de design italiana Pininfarina, responsável pelo visual de diversos veículos da marca Ferrari – e de outros carros chineses também, como já contamos em nosso blog.

O carro ganhou fama por sua ampla divulgação por propagandas contando com o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda. O J3 ficou conhecido na época como o “carro do Faustão“. Nosso blog possui um artigo que fala a respeito das principais propagandas dos carros chineses no Brasil.

Um panfleto de divulgação do JAC J3 com o apresentador Fausto Silva.
O apresentador Fausto Silva foi garoto-propaganda da JAC Motors quando a fabricante chegou no Brasil. (Imagem: Divulgação)

Entre 2011 e 2012, a JAC Motors lançou mais quatro veículos: a minivan J6, o sedan J5, o hatchback compacto J2 e o caminhão T140. Ao longo dos anos, diversas versões desses veículos foram lançadas, como o JAC J3 S, uma versão do hatchback com características esportivas.

Já a partir de 2015, a marca começou a focar em SUVs, a começar pelo JAC T6, lançado em abril daquele ano. Outro modelo conhecido é a T50, que conta com câmbio CVT – saiba mais à respeito desse modelo de transmissão nesse artigo. Recentemente, a JAC Motors está focada em oferecer veículos de motor elétrico, como o iEV20 e o iEV60.

Os carros da JAC que não vieram para o Brasil

Um grupo de carros da JAC que não foram lançados no Brasil.
Superior esquerda: JAC J4. Superior direita: JAC J7. Inferior: Sehol X7.

O Brasil recebeu os carros J2, J3, J5 e J6, mas dois veículos dessa série nunca foram lançados no país. Um deles é o JAC J4, também chamado de JAC Heyue A30, é um sedã quatro portas fabricado entre 2012 e 2019 pela empresa, contando com um motor 1.5 e opções para câmbio manual e CVT automático.

Outro veículo da série que nunca chegou no Brasil foi o JAC J7, conhecido pelo nome JAC Binyue. Com um visual moderno, o sedã conta com um motor 2.0 e câmbio automático, ofertado à preços acessíveis no mercado chinês.

Por fim, um carro de destaque da montadora é o Sehol X7, um SUV crossover produzido em resultado de uma parceria entre a JAC Motors (agora de propriedade da Volkswagen) e a fabricante de carros espanhola SEAT. O veículo foi lançado em 2020 e conta com um motor 1.5 de 174 cavalos. A marca Sehol recebe diversos carros oriundos dessa parceria.

Onde conseguir peças para JAC Motors?

Um print de um site que vende peças para JAC Motors.
O pecahoje.com.br possui estoque à pronta-entrega para JAC Motors. (Imagem: Reprodução)

Seja o J3 “carro do Faustão ou seja um J2, J5 ou J6, você encontrará peças de mecânica, acabamento, suspensão e elétrica para o seu JAC Motors. Nosso autopeças é 100% especializado em veículos chineses, seja ele Chery, Lifan, CAOA Chery, Shineray e outros. Conheça nosso catálogo no site www.pecahoje.com.br. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp ou telefone. Aproveite e siga o pecahoje.com.br nas redes sociais, como Facebook e Instagram!

Caso queira saber mais sobre as montadoras chinesas no Brasil, como Dongfeng (DFM e DFSK), Chana Motors, Great Wall e Lifan, continue no blog do pecahoje.com.br!

2 comentários em “JAC Motors: conheça a história da fabricante chinesa de automóveis”
  1. Ola, meu nome é Valmir.
    Comprei um Jack. J3 ,recente por isso fui pesquisar
    sobre a montadora. Opinião:
    O carro é maravilhoso, muito confortável, econômico,
    enfim estou muito feliz com esse veiculo.
    Parabéns pela matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat