MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Com forte presença no Brasil, a fabricante JAC Motors ficou famosa pelos carros JAC J3 e pelos diversos SUVs.

Redação pecahoje.com.br

A JAC Motors é conhecida no Brasil desde o momento em que divulgou o “Carro do Faustão” para o público até o lançamento de diversas SUVs e carros elétricos no mercado nacional. Vamos conhecer a história dessa grande fabricante de veículos da China.

A história da JAC Motors

O primeiro veículo lançado pela JAC Motors.
O primeiro veículo fabricado pela JAC Motors foi uma picape, lançada em 1968. (Imagem: JACEN/Divulgação)

A JAC Motors foi fundada em 1964 sob o nome Hefei Jianghuai Automobile Factory, na cidade de Hefei, capital da província de Anhui, na China. A região é sede de outra empresa fabricante de veículos com grande fama internacional: a Chery Automobile – leia mais sobre essa montadora clicando aqui. O primeiro veículo fabricado pela JAC foi um caminhão de pequeno porte, lançado em abril de 1968. Nos anos 90, a empresa despontou a fabricar chassis para caminhões maiores e ônibus.

Em 1997, a empresa mudou o nome para Anhui Jianghuai Automobile Factory, para refletir o nome da província ao invés da cidade. Foi apenas em 2002 que a JAC Motors começou a lançar veículos de menor porte, a começar pelo JAC Refine I, baseado no Hyundai Starex, resultado de uma parceria com a montadora sul-coreana Hyundai. Já em 2005, a montadora já havia estabelecido firmas de design na Itália e no Japão.

Um dos primeiros carros da JAC, o Refine.
Um dos primeiros veículos convencionais da JAC, o Refine. (Imagem: Commons)

Alguns anos depois, o lançamento do JAC Binyue e do JAC Rein marcaram a entrada da empresa no mercado dos SUVs e dos sedãs, respectivamente. No final dos anos 2000, existiram rumores de uma possível aliança com a montadora Chery, mas logo foram negadas pela equipe da JAC Motors, que prontamente anunciou um projeto de um carro elétrico.

Em 2020, a JAC Motors tem a montadora alemã Volkswagen como acionista majoritária, sendo proprietária de 75% das ações da fabricante, após investimento que mais de seis bilhões de reais.

A JAC Motors fora da China

Um SUV da montadora, um JAC Rein.
Um SUV da montadora, o JAC Rein. (Imagem: Commons)

A empresa possui grande presença no mercado internacional. Além do Brasil, diversas montadoras foram estabelecidas em países como no continente africano, em nações como Egito, Argélia e Etiópia, bem como países da Ásia como Vietnã, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Irã.

Já no mercado latino-americano, diversos países receberam os veículos da JAC Motors, como Peru, Venezuela, Peru, Colômbia, Chile, México e Brasil. Por fim, a montadora desembarcou na Europa pela Itália, tendo diversos veículos importados pela DR Automobiles desde 2016. O grupo italiano também importou alguns veículos de outra empresa chinesa, a Chery, como o Chery Tiggo, o Chery S18 e o Chery Face.

A JAC Motors no Brasil

O JAC J3, um dos principais carros da JAC Motors.
Um JAC J3, o primeiro carro lançado no Brasil pela JAC Motors. (Imagem: Commons)

A empresa lançou seu primeiro veículo no Brasil em março de 2011, o hatchback JAC J3, pelo valor de 37,9 mil reais, com a versão sedã, chamada de “Turin”, lançada pouco depois. O modelo teve seu visual desenvolvido pela firma de design italiana Pininfarina, responsável pelo visual de diversos veículos da marca Ferrari – e de outros carros chineses também, como já contamos em nosso blog.

O carro ganhou fama por sua ampla divulgação por propagandas contando com o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda. O J3 ficou conhecido na época como o “carro do Faustão“. Nosso blog possui um artigo que fala a respeito das principais propagandas dos carros chineses no Brasil.

Um panfleto de divulgação do JAC J3 com o apresentador Fausto Silva.
O apresentador Fausto Silva foi garoto-propaganda da JAC Motors quando a fabricante chegou no Brasil. (Imagem: Divulgação)

Entre 2011 e 2012, a JAC Motors lançou mais quatro veículos: a minivan J6, o sedan J5, o hatchback compacto J2 e o caminhão T140. Ao longo dos anos, diversas versões desses veículos foram lançadas, como o JAC J3 S, uma versão do hatchback com características esportivas.

Já a partir de 2015, a marca começou a focar em SUVs, a começar pelo JAC T6, lançado em abril daquele ano. Outro modelo conhecido é a T50, que conta com câmbio CVT – saiba mais à respeito desse modelo de transmissão nesse artigo. Recentemente, a JAC Motors está focada em oferecer veículos de motor elétrico, como o iEV20 e o iEV60.

Os carros da JAC que não vieram para o Brasil

Um grupo de carros da JAC que não foram lançados no Brasil.
Superior esquerda: JAC J4. Superior direita: JAC J7. Inferior: Sehol X7.

O Brasil recebeu os carros J2, J3, J5 e J6, mas dois veículos dessa série nunca foram lançados no país. Um deles é o JAC J4, também chamado de JAC Heyue A30, é um sedã quatro portas fabricado entre 2012 e 2019 pela empresa, contando com um motor 1.5 e opções para câmbio manual e CVT automático.

Outro veículo da série que nunca chegou no Brasil foi o JAC J7, conhecido pelo nome JAC Binyue. Com um visual moderno, o sedã conta com um motor 2.0 e câmbio automático, ofertado à preços acessíveis no mercado chinês.

Por fim, um carro de destaque da montadora é o Sehol X7, um SUV crossover produzido em resultado de uma parceria entre a JAC Motors (agora de propriedade da Volkswagen) e a fabricante de carros espanhola SEAT. O veículo foi lançado em 2020 e conta com um motor 1.5 de 174 cavalos. A marca Sehol recebe diversos carros oriundos dessa parceria.

Onde conseguir peças para JAC Motors?

Um print de um site que vende peças para JAC Motors.
O pecahoje.com.br possui estoque à pronta-entrega para JAC Motors. (Imagem: Reprodução)

Seja o J3 “carro do Faustão ou seja um J2, J5 ou J6, você encontrará peças de mecânica, acabamento, suspensão e elétrica para o seu JAC Motors. Nosso autopeças é 100% especializado em veículos chineses, seja ele Chery, Lifan, CAOA Chery, Shineray e outros. Conheça nosso catálogo no site www.pecahoje.com.br. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp ou telefone. Aproveite e siga o pecahoje.com.br nas redes sociais, como Facebook e Instagram!

Caso queira saber mais sobre as montadoras chinesas no Brasil, como Dongfeng (DFM e DFSK), Chana Motors, Great Wall e Lifan, continue no blog do pecahoje.com.br!

7 comentários em “JAC Motors: conheça a história da fabricante chinesa de automóveis”
  1. Ola, meu nome é Valmir.
    Comprei um Jack. J3 ,recente por isso fui pesquisar
    sobre a montadora. Opinião:
    O carro é maravilhoso, muito confortável, econômico,
    enfim estou muito feliz com esse veiculo.
    Parabéns pela matéria.

  2. Tenho um JAC J2, carro muito bom, leve, espaçoso por dentro, compacto por fora, pena que a JAC Motors, deixou os compradores J2 meio que na mão.
    Dificil encontrar peças para o veículo>

  3. Carro lindo T40 só não compro porque
    não tenho dinheiro pra dar de entrada fui na
    Concessionária mais fiquei com vergonha
    de pedir pra fazer um teste drive este Carro muito bonito
    Lindo lindo parabéns pra vocês que projetaram este Carro
    Um quero comprar um T40

  4. Olá, eu fui um dos primeiros compradores de um J3, um carro muito bom, há 3 anos atrás, teve um acidente na frente esquerda e os a mecânica não soube arrumar o alarme e a abertura das portas no automático, alguém de Santa Catarina conhece um lugar que possa arrumar? Sou de bombinhas SC

    1. Olá Filipe, tudo bem?

      Caso você precise de peças para consertar o seu JAC J3, você pode contar com nosso catálogo de peças disponíveis nesse link! Temos uma equipe de especialistas para te ajudar no número (11) 2578-8448, seja por ligação ou via WhatsApp. Agradecemos pelo contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat