MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Um alternador de Effa JBC.

A peça fornece energia para o veículo, mas requer atenção especial.

Uma das principais fontes de energia de um automóvel, o alternador tem como objetivo transformar a energia cinética em eletricidade. Essa força é transmitida a diversos dispositivos do veículo, como a ignição e até mesmo a bateria. Temos artigos relacionados à parte da ignição, abordando o conjunto de cabo e vela.

Em essência, o alternador é composto por diversas peças, como um rotor, um estator, uma placa de diodo e um regulador. A voltagem que a peça distribui ao veículo é gerada mediante à criação de um campo magnético causado pela movimentação do rotor em relação ao estator.

Os problemas de um alternador

O alternador de CAOA Chery New QQ.
Um alternador de CAOA Chery New QQ

Um problema que pode acontecer é a baixa entrega de carga. Os sintomas são bem mais fáceis de perceber, como um alerta acendendo no painel, ou uma notória dificuldade para ligar o veículo. Outro sinal que pode ser visto são as luzes do painel ficarem bem fracas ou quando os faróis perdem intensidade quando o carro para em um semáforo, por exemplo. É possível que esses problemas estejam relacionados à carga baixa da bateria, que podem estar ligadas a um problema de carga do alternador.

O conjunto de disco e pastilhas de freio é suscetível a desgaste e falhas, portanto, é de grande importância fazer a revisão destas peças.

Saiba mais!

Alguns mecânicos costumam apontar que o alternador também pode causar sobrecarga no veículo. Uma maneira de notar isso seria observar que os faróis ficam bem mais claros quando o carro acelera. No entanto, vale destacar que esse problema pode ser causado por outros componentes, como problemas no regulador de voltagem ou até pelo uso de uma bateria bastante descarregada.

Outro sintoma é um barulho forte, que pode indicar problema nos rolamentos, que dificultam a rotação suave do rotor dentro do estator.

O que deve ser feito para verificar um alternador?

O alternador de Lifan X80
Alternador de Lifan X80.

É importante verificar a correia do alternador, dado que este item pode apresentar desgastes ou ressecamento. Outro problema que pode acontecer é um problema no tensionamento, fazendo com que não haja aderência suficiente à polia, com o atrito causando aquecimento que pode levar à perda das propriedades do material. Isso também ocasiona um ruído que pode ser ouvido ao dar partida no veículo.

Outro ponto a ser verificado é a bateria em si. Às vezes o alternador leva a culpa do problema, apesar do problema estar na bateria. Caso este seja o problema, a baixa carga pode resultar em um desgaste mais acelerado do alternador.

Qualquer passo feito para corrigir estes problemas aumentam as chances de gastar menos em sua próxima ida ao mecânico.

Redação pecahoje.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat