MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



A bomba de combustível é um dos principais componentes do sistema de alimentação de um carro, pois é responsável por enviar o combustível do tanque para os bicos injetores ou ao carburador, passando pelo filtro, flauta e regulador de pressão – em veículos com injeção eletrônica. Isso acontece mediante o fornecimento de energia, regulado por um relê.

A história dessa peça

Esse componente começou a ser usado em veículos nos anos 60, quando os primeiros carros com injeção eletrônica foram desenvolvidos. O relê, que é relacionado à essa peça, é uma criação que antecede a invenção dos automóveis, sendo uma peça importante da engenharia eletrotécnica. Seu carro está repleto deles – abordaremos mais a respeito deles em outro artigo.

Os defeitos da bomba de combustível

Bomba de combustível à mostra.
Bomba de combustível para CAOA Chery Tiggo 2.

Se a transferência de combustível não é constante ou suficiente, o veículo poderá apresentar problemas. Um deles é o carro “morrer”, quando a pressão de combustível necessária para manter o motor funcionando não é atingida. Isso pode ser notado, também, em momentos que o automóvel parece fraco ou parece se “engasgar” constantemente.

Uma recomendação a ser seguida é evitar utilizar o veículo quando pouco combustível no tanque nos casos em que a bomba se encontra dentro do tanque. O líquido é responsável pelo resfriamento dessa peça, portanto, quando presente em baixa quantidade, não pode reduzir a temperatura do componente de forma aceitável.

Uma bomba de combustível em exibição.
Bomba de combustível para Effa Van e Towner Van.

Outro ponto que pode diminuir a vida útil dessa peça é combustível com sujeira. Isso pode ser causado pelo posto de gasolina que o carro foi abastecido. Outra causa é o esfarelamento de carvão vindo do cânister que acaba retornando ao tanque – geralmente ocasionado pela movimentação do veículo durante um abastecimento completo, que faz o fluido chegar até o cânister, e não gás, como deve ser.

Ao substituir a peça, recomendamos que um mecânico especializado no modelo do seu carro realize o processo. A instalação incorreta dessa peça pode prejudicar a vida útil dela.

Se precisar de bombas de combustível para o seu carro chinês, seja Lifan, Chery ou JAC Motors, conheça o pecahoje, o autopeças 100% especializado em veículos da China. Caso queira saber mais sobre mecânica e o mundo dos automóveis, continue aqui no nosso blog!

Redação pecahoje.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat