MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Bomba d’água é responsável pelo bombeamento do fluido de resfriamento por todo o motor.

Como afirmado na postagem sobre radiadores, um dos principais problemas que o motor de um veículo pode sofrer é o superaquecimento. Isso pode resultar na queima da junta do cabeçote ou até mesmo travar o motor. Cabe ao sistema de arrefecimento manter os componentes do veículo na temperatura ideal. E o coração deste sistema é a bomba d’água.

Ela é uma das principais peças do sistema de arrefecimento de um veículo, tendo como função colocar o líquido de resfriamento do motor em movimento. Tal fluido absorve o calor do bloco e do cabeçote do motor, passando por um processo de troca de calor, resfriando o líquido de arrefecimento no radiador e retornando à bomba para reiniciar o processo. Essa peça é movida por uma correia, que está ligada ao virabrequim, fazendo uso de força centrífuga através das lâminas do rotor para mover o líquido pelo sistema.

Como saber se a bomba d’água tem problemas?

Muitos são os sintomas que podem indicar uma bomba d’água que não está funcionando mais adequadamente. O principal sintoma, obviamente, é que o veículo esteja esquentando rapidamente. Apesar de que isso não seja um sinal de que haja algo errado com a bomba em si, é bom verificar a peça, dada a importância. Outro sintoma é um barulho parecido com um rangido, que pode ser sinal de um desgaste acentuado nas lâminas ou no eixo da polia. Por fim, caso o fluido de arrefecimento apresente uma cor diferenciada, isso pode indicar corrosão no sistema, geralmente causado por colocar apenas água para resfriar o motor.

Por isso, fazer a revisão periódica é essencial para reduzir a chance destes inconvenientes aparecerem. A frequência da troca da bomba d’água deve ocorrer conforme informado no manual do proprietário, dado que varia conforme o modelo do veículo. Levando em consideração que esta é uma peça de valor baixo, sua troca é bem recomendada – especialmente se o sistema for limpo antes de fazer essa substituição.

Recomendações essenciais na hora da substituição

Ao substituir essa peça, recomenda-se apertar os parafusos conforme informado pelo fabricante, para evitar que a peça fique desalinhada. Note, também, que é muito importante avaliar o sistema como um todo, fazendo uma limpeza de todos os componentes que fazem o arrefecimento, de maneira a remover as impurezas que podem ter ficado, assim como fazer testes de pressão para se certificar que não há vazamentos, em especial nas mangueiras.

Acompanhe, também, nosso artigo sobre outra bomba, importante no funcionamento do seu veículo: a bomba de combustível.

Um comentário em “Conheça as funções da bomba d’água”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat