MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O carro de Homer Simpson parado na frente da casa do personagem. (Imagem: Reprodução/20th Television Animation)

Fãs especulam o modelo do carro de Homer Simpson desde o lançamento da série.

Redação pecahoje.com.br

A celebrada série americana “Os Simpsons” está em produção desde 1987, sendo que diversos aspectos do programa nunca mudam. Um deles é o icônico sedã rosa utilizado pela família em várias histórias da série. Mas qual é o nome do modelo do carro? Vamos descobrir nesse artigo!

A versão do carro de Homer Simpson feito na Europa

Uma cena com o carro de Homer Simpson.
Homer observa o carro destruído em um episódio do seriado. (Imagem: Reprodução/20th Television Animation)

Em uma cena do episódio “O Grande Detetive”, lançado em 2002 como parte da 14ª temporada, Homer observa o famoso carro sendo guinchado após ser destruído em uma batida. De acordo com Sideshow Bob, que acompanhava o personagem como passageiro, Simpson dirigia o carro enquanto lia uma revista, algo que afirmou ser “uma má ideia”.

Preocupado com o estado do veículo, Homer pede ao dono do carro de reboque que faça o conserto com “peças legítimas da GM”, mas é logo interrompido. O mecânico afirma que isso não pode ser feito pois se trata de um veículo fabricado na Croácia, feito com peças de antigos tanques de guerra soviéticos.

A origem do carro é alterada em episódios seguintes, mas há um fato curioso no país escolhido. A família Simpson é dona do veículo desde o primeiro episódio, “O Prêmio de Natal”, lançado em 1989. Naquela época, a Croácia ainda fazia parte da Iugoslávia, país que foi dissolvido em nações menores apenas em janeiro de 1992.

O carro de Homer Simpson é americano

O carro de Homer Simpson em um episódio da série.
O personagem destruiu o próprio carro em diversas ocasiões. (Imagem: Reprodução/20th Television Animation)

A história muda em 2016, durante o episódio “O Velho e o Porquinho”, parte da 28ª temporada do seriado. Em um momento, Homer afirma que seu veículo foi produzido pela marca americana Plymouth, de modelo Junkerolla. Esse carro, na verdade, não existe – é uma junção das palavras “junk“, que significa “tranqueira” em inglês, e “rolla“, que viria de “roller”, terminação comum para apelidos de carro.

Ainda que não seja um modelo definido, a marca Plymouth chama a atenção. Fãs especulam que o veículo original foi inspirado em um Plymouth Valiant 1973. Leitores do blog do pecahoje.com.br devem lembrar que a Plymouth é uma marca da Chrysler, a empresa norte-americana que ficou perto de importar o chinês Chery Face para os Estados Unidos sob o nome Dodge Breezeessa história você pode conhecer melhor nesse link.

O veículo que inspirou o carro de Homer Simpson

Plymouth Valiant. (Imagem: Commons)

O Plymouth Valiant começou a ser fabricado em 1959 nos Estados Unidos, recebendo diversas versões ao longo dos anos até 1976. A versão que inspirou o carro da série “Os Simpsons” pertence à terceira geração do modelo, contando com motores 2.8 até 5.2 V8. Essa versão do Valiant não chegou a ser lançada no Brasil.

Além da inspiração para o Junkerolla de Homer, o carro é um símbolo dos veículos clássicos americanos e se tornou unânime no cinema e no entretenimento. O veículo totaliza mais de 1300 aparições em séries e filmes, enquanto versões genéricas figuraram em diversos jogos eletrônicos. A marca tem grande presença em simuladores de corrida, como as séries Forza e Gran Turismo.

Como é dirigir o Junkerolla de Homer?

Fãs da série podem fazer um test-drive do carro da família dos Simpsons em diversos jogos dedicados à série. Em um deles, The Simpsons: Road Rage, lançado para o Playstation 2 em 2002, Homer se torna um motorista de táxi e deve levar diversos habitantes da cidade de Springfield à bordo de seu clássico sedã.

A mais icônica aparição do veículo aconteceu no jogo The Simpsons: Hit ‘n Run, produzido pela Radical Entertainment para o Playstation 2, Xbox e Nintendo Gamecube em 2003. O título é uma paródia dos famosos jogos de mundo aberto da série Grand Theft Auto, colocando Homer e sua família em uma aventura por Springfield para salvar a cidade de uma invasão alienígena. Dentre os carros disponíveis, destaque para o Junkerolla, carro inicial de Homer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat