MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Fabricante norte-coreana é uma das poucas no país e tem diversos carros conhecidos pelos brasileiros.

Redação pecahoje.com.br

A Coreia do Norte é conhecida pelo seu governo rígido e por ser restrita aos demais países. Ainda assim, o país insular possui sua própria fábrica de automóveis.

Nesse artigo, conheceremos a Pyeonghwa Motors, fábrica norte-coreana que faz vários modelos conhecidos pelos brasileiros.

O surgimento da fábrica dos carros da Coreia do Norte

Um sedã preto, um dos carros na Coreia do Norte
O Pyeonghwa Zunma, relançamento de um carro da SsayngYong (Imagem: Wikimedia Commons)

A Pyeonghwa foi fundada em 1999 pela instituição sul-coreana Igreja da Unificação, com uma fábrica montada na Coreia do Norte no ano seguinte. O primeiro veículo foi o sedã Hwiparam, lançado em 2001.

A fabricante foi um dos destaques da Política do Raio de Sol, um movimento político liderado pela Coreia do Sul, que buscava trazer a paz entre as Coreias. Ambos países têm uma longa história de conflitos.

Pyeonghwa Hwiparam: um carro conhecido dos brasileiros

Uma placa mostrando um dos carros na Coreia do Norte
Anúncio do Hwiparam em um parque de Pyongyang, capital da Coreia do Norte (Imagem: Wikimedia Commons)

O Hwiparam não é um carro desconhecido pelos motoristas brasileiros: trata-se de um versão da primeira geração do Fiat Siena. O sedã da Fiat estreou no Brasil em 1996. Quando o Hwiparam começou a ser fabricado na Coreia do Norte, essa geração do Siena já havia saído de linha por aqui.

O Fiat Siena, ou Hwiparam, um dos carros na Coreia do Norte
O Hwiparam, ou Siena para os brasileiros, foi vendido em diversos países do mundo. (Imagem: Wikimedia Commons)

Além da Coreia do Norte e do Brasil, o Siena foi fabricado na Polônia, Índia, Marrocos e Vietnã. No México e na Venezuela, o sedã foi fabricado pela norte-americana Dodge.

A terceira versão do Hwiparam, lançada em 2011 na Coreia do Norte, era uma versão importada do sedã chinês Brilliance BS2. Essa versão quase chegou no Brasil com o nome Brilliance FRV Cross, importada pela CN Auto – conheça mais dessa história nesse artigo.

Pyeonghwa Samchunri: a Topic Jinbei da Coreia do Norte

Uma Jinbei Haise, um dos carros na Coreia do Norte
O Pyeonghwa Samchunri, em sua versão original na China. (Imagem: Wikimedia Commons)

Outro veículo importado pela Pyeonghwa foi a Jinbei Haise. A van comercial ganhou destaque no país por ser um dos poucos veículos do tipo disponíveis à venda.

A Haise lançada em território norte-coreano é uma geração anterior de outro carro conhecido pelos brasileiros: a Topic Jinbei. Conheça mais da marca nesse artigo.

Pyeonghwa Ppeokgugi: o Doblo norte-coreano

O Pyeonghwa Ppeokgugi, um dos carros na Coreia do Norte
O Pyeonghwa Ppeokgugi, em sua versão original da Itália. (Imagem: Wikimedia Commons)

O Doblò estreiou nos Países Baixos em 2000. A versão inicial conta com um motor 1.2 e é a mesma usada na Coreia do Norte. O veículo foi fabricado no Brasil entre 2001 e 2021.

Baixa popularidade dos carros da Coreia do Norte

Uma das avenidas de Pyongyang com carros na Coreia do Norte
Nas ruas de Pyongyang pode-se notar que poucos norte-coreanos possuem carros. (Imagem: Wikimedia Commons)

Em 2004, o jornal sul-coreano The Chosun Ilbo reportou que a empresa fabricou apenas 400 unidades no ano, apesar de possuir capacidade para produzir até dez mil veículos.

Já o portal Mashable levantou que um a cada cinco carros na capital norte-coreana Pyongyang foram fabricados pela Pyeonghwa. Os demais veículos são importados dos Estados Unidos e Europa.

Devido à situação econômica da Coreia do Norte, ser dono de um carro é uma vantagem de poucos. Além disso, o país possui regras que estabelecem quais pessoas podem ter um veículo.

O cenário automotivo da Coreia do Norte

Uma avenida da Coreia do Norte
Uma das principais avenidas de Pyongyang, na Coreia do Norte (Imagem: Wikimedia Commons).

Atualmente, o país conta com uma indústria automotiva modesta. Boa parte de sua produção automotor é dedicada à fabricação de trens, ônibus e veículos militares.

De acordo com o jornal americano Wall Street Journal, a Pyeonghwa Motors, que foi fundada em 1998, só conseguiu lucrar em 2009 – e ainda assim, por uma margem pequena.

Além da Pyeonghwa, a segunda maior fabricante do país é a Sungri Motor Plant, fundada em 1950. Dentre seus carros, destaque para o Jaju, um clone do clássico Passat, da Volkswagen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat