MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Topic Jinbei (Imagem: Divulgação/CN Auto)

A Jinbei é conhecida no Brasil por suas vans utilizadas como transporte escolar, mas marca possui diversos veículos de passeio na China

Redação pecahoje.com.br

A marca chegou no Brasil através de diversas empresas e conta com uma história de mais de trinta anos. Nesse artigo, vamos conhecer a história da marca na China e no Brasil, suas grandes parcerias e os carros inéditos por aqui.

A história na China

Uma Jinbei Haise estacionada
Uma Jinbei Haise (Imagem: Wikimedia Commons)

A marca surgiu em 1991 como uma linha de produtos lançados pela fabricante chinesa Brilliance, especializado em veículos comerciais, como vans e picapes.

Em seus primeiros anos, a empresa foi adquirida pela FAW Group, outra grande marca chinesa. Já em 2000, parte da empresa foi vendida ao governo de Shenyang, cidade onde a sede da Jinbei ficava.

Além da China e do Brasil, a marca foi vendida em outros países, como o Egito. Nesse país, o principal veículo da marca foi justamente a Topic Jinbei, popular também entre os brasileiros.

As parcerias com marcas gigantes do mundo

Uma Blazer, da Chevrolet e fabricada pela Jinbei, andando em uma rua
Uma Blazer S-10, da Chevrolet, fabricada na China pela Jinbei (Imagem: Wikimedia Commons)

A primeira parceria internacional da Jinbei foi com a gigante fabricante americana General Motors. O resultado dessa cooperação foi o lançamento de diversos carros dos Estados Unidos na China, como a Chevrolet Blazer, também conhecida dos brasileiros.

Em 2016, a Jinbei teve um grande parte vendida à fabricante francesa Renault, transformando a marca em Renault Brilliance Jinbei. A marca passou a focar em SUVs e outros veículos de passeio.

Topic, um dos veículos mais populares da Jinbei

Uma Topic Jinbei estacionada
Uma Topic Jinbei (Imagem: Wikimedia Commons)

Um dos principais veículos da marca lançados no Brasil foi a Topic Jinbei. A van chinesa foi trazida ao Brasil pela CN Auto, empresa responsável pela Towner Junior.

A Topic Jinbei ficou popular no Brasil graças ao seu uso como van escolar. A CN Auto ofertou, também, outras adaptações do veículo, como uma versão furgão, para transporte de cargas, assim como uma versão ambulância.

Assim como a Towner, a Topic herdou o nome dos veículos lançados no Brasil nos anos 90 pela empresa coreana Asia Motors. Apesar de terem o mesmo nome, ambos veículos são totalmente diferentes e não compartilham peças.

Effa JBC, o caminhão da Jinbei

Effa JBC, um caminhão da Jinbei
Effa JBC (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

Outro veículo da marca que figurou no Brasil foi o caminhão Effa JBC com motor 3.2, anunciado por aqui em 2011 e lançado no ano seguinte.

A Effa Motors chegou a lançar mais dois caminhões em seu catálogo: a JMC N601 e a JMC N900. Apesar do nome parecido, ambos veículos foram produzidos pela Jiangling Motors, outra empresa chinesa.

Os veículos da Jinbei vendidos pela Shineray

Shineray T20, um veículo da Jinbei
Uma picape Shineray T20 (Imagem: Wikimedia Commons)

A Shineray Motors, conhecida atualmente por vender motocicletas no Brasil, chegou a vender diversos veículos de carga da marca Jinbei. No catálogo, foram lançadas as vans A9 e A7, bem como as picapes T20 e T22.

Contamos a história inteira dessa marca no Brasil em um artigo dedicado à Shineray Motors.

Os carros que não chegaram no Brasil

Jinbei Konect estacionada
Jinbei Konect (Imagem: Wikimedia Commons)

Dentre os carros lançados pela Jinbei que não foram lançados no Brasil, destaque para a minivan Jinbei F50, com motor 1.6 fabricados desde 2017. Já a Konect, é um SUV de motor 1.5 parecido com o Chery Tiggo 2.

A Brilliance quase teve um de seus veículos lançados no Brasil. O sedã médio FRV Cross chegou a ser testado no país pela CN Auto, empresa responsável pela Towner Junior. No entanto, o carro nunca chegou às concessionárias. Leia essa história clicando aqui.

A Topic volta ao Brasil?

Jinbei Haise estacionada
Jinbei Haise (Imagem: Wikimedia Commons)

Até a data dessa postagem, não há informações do retorno da marca ao Brasil, seja por modelos novos importados pela CN Auto, Effa ou Shineray, ou por uma chegada da Renault Brilliance no país.

Várias versões futuras da Topic Jinbei foram lançadas na China. Na imagem, temos uma Jinbei Haise Mark VI, a geração atual do veículo na China.

Onde comprar peças para Jinbei?

Loja de peças para Jinbei, pecahoje.com.br

Procurando peças para Jinbei, seja ela trazida pela Shineray, pela Effa ou como a Topic Jinbei? Conheça o pecahoje.com.br, a loja de autopeças especializada em veículos chineses.

Conheça nosso estoque para Topic Jinbei, Effa JBC, Shineray e muitas outras marcas chinesas, como Towner, Rely e Chery.

Acesse nossa loja com estoque à pronta-entrega e envio para todo o Brasil clicando ou tocando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat