MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O FRV Cross, um dos carros nunca lançados no Brasil. Imagem por order_242 sob licença CC BY-SA 2.0 Generic (imagem remixada do original)

Conheça os carros chineses que quase foram lançados no Brasil.

A promessa é feita: os jornalistas são chamados, recebem diversas informações e conversam com a montadora ou importadora. Em algumas ocasiões, a imprensa especializada chega até à fazer um test-drive e escrever matérias a respeito do lançamento que está por vir. Mas, o carro nunca chega às concessionárias.

Seja a versão turbo do Hyundai Veloster ou o Renault Koleos, esses cancelamentos seguem todas as marcas de carro. Nesse artigo, vamos observar alguns dos carros chineses que foram prometidos, avistados ou testados, mas nunca chegaram no Brasil.

Redação pecahoje.com.br

Chery Riich G5

A Chery Riich G5, um dos carros nunca lançados
Chery Riich G5. Imagem por Anonymousfox36 sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Em uma visita à fábrica da Chery Automobile em Salto, no interior de São Paulo, a equipe do Jornal do Carro notou a presença de um sedan preto em exibição no local, que foi identificado como Riich G5. O veículo conta com um motor 2.0 de 170 cavalos e diversos opcionais de fábrica inclusos. No entanto, o veículo não chegou a ser vendido no Brasil.

Para os leitores do blog do Pecahoje.com.br, o nome deve lembrar um momento curioso da história automotiva chinesa: esse modelo foi lançado na China em homenagem ao jogador de futebol argentino Lionel Messi. Essa história toda foi contada nesse artigo.

Changan Mini Benni

A Changan Mini Benni, um dos carros nunca lançados
Changan Mini Benni. Imagem por Rutger van der Maar sob licença CC BY 2.0 Generic (imagem remixada do original)

Em 2013, a empresa Districar, representante da fabricante chinesa Changan Automobile e da marca Chana Motors, mostrou um carro de passeio no Salão do Automóvel de São Paulo. O Mini Benni seria o primeiro carro de passeio da marca no Brasil, focada até então apenas nas picapes e vans. Apesar do anúncio, o automóvel não foi vendido no país.

O compacto contava com um motor 1.0 e potência de 69 cavalos. O veículo era equipado com diversos itens de série.

Lifan Seasion

Uma Lifan Seasion
Lifan Seasion. Imagem por User3204 sob licença CC BY 4.0 International (imagem remixada do original)

De acordo com a cobertura feita pelo portal R7, o veículo surgia para aproveitar a oportunidade de tomar o espaço das famosas Volkswagen Kombi, que haviam deixado de ser fabricadas no Brasil. A van possui um visual parecido com a Lifan Foison, também apresentada aos jornalistas.

No entanto, ainda que a Lifan Foison chegou a ser lançada no Brasil, a Seasion não chegou às concessionárias do país.

BYD F0

Um BYD F0, um dos carros nunca lançados
BYD F0. Imagem por Kevauto sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Um leitor do site Autossegredos flagrou um hatchback da fabricante chinesa BYD na cidade de Iperó, interior de São Paulo, em 2011. O carro contava com um motor 1.0 de 60 cavalos, fabricado entre 2008 e 2015 na China. O carro ressurgiu no país de origem em 2019, contando com um motor elétrico.

O veículo estava em fase de testes, mas faz parte da grande lista de carros nunca lançados no Brasil. A montadora fez sua chegada definitiva no Brasil apenas em 2015, com a fabricação de ônibus elétricos.

Lifan 520

Um Lifan 520, um dos carros nunca lançados
Lifan 520. Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

O compacto da Lifan Motors chegou a ser apresentado no Brasil, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2010, mas não ofertado pelas concessionárias da fabricante no país. O veículo contava com motor 1.3 e chegou a ser vendido na Rússia sob o nome Lifan Breez.

JAC S5

Um JAC S5, um dos carros nunca lançados
JAC S5. Imagem por Rutger van der Maar sob licença CC BY 2.0 Generic (imagem remixada do original)

A fabricante chinesa JAC S5 chegou a cogitar trazer o SUV em 2013, testando-o nas ruas de São Paulo sem contar com camuflagem automotiva. O veículo conta com um motor 1.5 com potência de 174 cavalos e câmbio manual.

Você pode conhecer mais a história da JAC Motors nesse artigo do nosso blog.

Geely GX2

O Geely GX2, um dos carros nunca lançados no Brasil
Geely GX2. Imagem por Kevauto sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Em 2012, a importadora Gandini, responsável pela marca Kia no Brasil, anunciou que passaria a importar os veículos da fabricante chinesa Geely. Até 2022, apenas dois modelos da fabricante Geely foram lançados no Brasil: o sedan EC7 e o compacto GC2, sendo o último uma versão aprimorada do GX2.

O blog do Pecahoje.com.br contou a história dessa grande montadora em um artigo que você pode ler aqui.

Brilliance FRV Cross

O Brilliance FRV Cross, um dos carros nunca lançados no Brasil
Brilliance FRV Cross. Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

A CN Auto, importadora da marca Hafei, cogitou vender os carros da fabricante chinesa Brilliance no Brasil. Isso marcaria o primeiro carro de passeio ofertado pela empresa no país. O veículo chegou a ser coberto pela imprensa, como pelo Jornal do Carro, e estava na fase final de homologação.

Apresentado em 2011 no Brasil, o FRV Cross conta com visual criado pelo famoso designer italiano Giorgetto Giugiaro, da Italdesign. O carro tinha um motor 1.5 de 102 cavalos e contava com amplo porta-malas.

DFM Mini MPV

A DFM Mini MPV, um dos carros nunca lançados no Brasil
DFM Mini MPV. Divulgação/DongFeng Motors

De passagem bem breve no Brasil por importação da CN Auto, a marca Dongfeng Motors (também conhecida como DFM ou DFSK) teve uma minivan homologada no Brasil, mas é um dos carros nunca lançados nas concessionárias. O veículo conta com motor Mitsubishi e espaço para sete passageiros.

Apenas dois veículos da DFM foram lançados no Brasil: a DFM Minitruck e a DFM Minibus. Você pode ler mais sobre a história desse marca nesse link.

Haima 2

Haima 2. Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

O sedan chegou a ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012 no espaço dedicado à Haima. Junto dele, outros dois veículos eram demonstrados no local: o compacto Haima 3 e o SUV Haima 7. Contando com a plataforma da terceira geração do Mazda2, o veículo contava com duas versões de motor: 1.3 e 1.5.

Até o momento da publicação desse artigo, a Haima Automobile não chegou a estrear no Brasil.

FAW B50 (Bestune)

FAW B50. Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

O sedã da FAW foi flagrado em uma concessionária de Santo André por um leitor do site Primeira Marcha. Assim como a FRV Cross da Brilliance, o veículo foi desenhado pela firma de design Italdesign Giugiaro. O B50 faz parte da submarca Bestune e possui um motor 1.4.

A marca não chegou no Brasil de forma oficial. A fabricante é considerada uma das quatro principais produtoras de automóveis na China, junto da SAIC Motor, Dongfeng e Changan. A Haima é conhecida por sua parceria com a fabricante alemã Volkswagen.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat