Chery S18. Imagem por Kevauto sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)
Compacto da Chery Motors foi o primeiro carro chinês flex no Brasil
Redação pecahoje.com.br
Um dos veículos menos conhecidos da Chery no Brasil, o S18 chamou a atenção em vários países que foi lançado. Conheça mais sobre o veículo nesse artigo.
Ficha técnica do Chery S18
- Código do motor: SQR473F
- Motor: 1.3L ACTECO Flexfuel
- Tipo: 4 Cilindros em Linha DOHC
- Código de Transmissão: QR512
- Transmissão: 5 velocidades
- Cilindradas (cm3): 1297
- Potência máxima: 90cv/5.600rpm (gasolina) ou 91cv/5.600rpm (etanol)
- Torque: 13Kgfm/4.600rpm
- Tração: dianteira
- Freios: disco (dianteiro) e tambor (traseiro)
- Peso bruto: 1403kg
- Comprimento: 3601mm
- Largura: 1587mm
- Altura: 1527mm
- Entre-eixos: 2330mm
- Número de portas: 5
- Capacidade: 5 pessoas
- Aceleração de 0 a 100km/h: 16 segundos
- Velocidade máxima: 150km/h
- Capacidade do tanque: 43 litros
- Capacidade de carga: 160 litros
O Chery S18 na China
O S18 foi lançado no mercado chinês em 2009 sob o nome M1, como parte da submarca Riich, da Chery. Ele foi desenvolvido baseando-se na plataforma do Chery QQ.
A ideia da empresa chinesa era fornecer um veículo com maior qualidade comparado ao Chery QQ, um dos carros-chefes da marca. Ele foi idealizado para ser o sucessor do famoso carro, mas a diretoria da Chery lançou-o em sua marca própria.
O veículo fez parte da submarca até 2013, até ser fechada pela Chery. No ano seguinte, o M1 foi fabricado como parte da marca principal, Chery, mas a produção foi encerrada naquele ano devido às baixas vendas.
Outro veículo da Riich que já discutimos foi o Riich G6, conhecido como “o carro do Messi”, que você consegue ler mais nesse link.
O Chery S18 no Brasil
O Riich M1 foi chamado de S18 inspirado em seu nome de produção, “Project S18”. Por aqui, o compacto chegou em 2012, contando com um motor flex, aceitando tanto gasolina quanto etanol. O valor inicial foi de R$ 31.990 – algo próximo dos R$ 75.000 em 2023.
O S18 não chegou a atingir o sucesso dos demais veículos da Chery no Brasil, como o Face ou o QQ. Em 2014, a empresa decidiu encerrar as vendas no veículo, decidindo focar nos automóveis produzidos na fábrica de Jacareí, em São Paulo.
A versão sedã do Chery S18
Na China, o S18 contou com uma versão sedã. Chamada de Riich M5, o sedã é apenas trinta centímetros maior que o modelo original e manteve boa parte do visual externo e interno.
Assim como o S18, o M5 não vendeu muito bem e teve sua produção encerrada em 2014. O veículo não chegou a ser cogitado para ser trazido ao Brasil.
O sucesso do Chery S18 na Itália
O S18 teve seu melhor histórico de vendas na Itália, como um veículo da marca DR Motor. Chamado de DR1, a empresa italiana apresentou o compacto no Salão do Automóvel de Bolonha de 2009, contando com um novo visual frontal.
Uma explicação para as boas vendas no país europeu se dá pela aparência, que relembra diversos veículos de origem italiana. Durante sua produção, uma versão especial foi lançada, decorada com a bandeira italiana e com melhor acabamento interno.
Uma versão elétrica chegou a ser cogitada para ser vendida na Itália, mas a empresa abriu mão da ideia devido à baixa demanda de veículos nesse formato na época.
O compacto teve um excelente desempenho no país nos primeiros anos de venda, mas as vendas caíram após novos modelos serem ofertados pela empresa italiana. A produção encerrou em 2014, mesmo ano que no Brasil.
O retorno do S18
Em 2017, a marca chinesa Hawtai licenciou o S18 para fabricar uma versão elétrica dele, chamada de iEV360. Apesar da semelhança no nome, não há relação com o iEV330P, lançado no Brasil pela JAC Motors.
O modelo contava com autonomia de 225 quilômetros e potência de 58 cavalos. Esse Hawtai não chegou a ser vendido fora da China. A Chery chegou a fabricar um modelo elétrico do M1 original, com vendas limitadas em alguns países, como o Chile.
As peças mais procuradas do Chery S18
Motoristas do S18 costumam substituir o cabo de embreagem do veículo com mais frequência. Esse cabo é responsável por transmitir a força do pedal até o sistema de embreagem do veículo, permitindo a mudança de marchas. Veja essa peça nesse link.
Outra peça trocada com frequência é o kit de velas e cabos de ignição. Esses produtos são trocados com frequência em revisões automotivas e são essenciais para o funcionamento do motor. Veja o produto na íntegra clicando nesse link.
Por fim, donos de S18 substituem a bieleta dianteira em seus veículos. Falamos sobre essa peça em um artigo do nosso blog. Consulte essa peça em nosso catálogo clicando aqui.
Onde comprar peças para o Chery S18?
Considerando que o S18 não é mais fabricado pela Chery Motors no Brasil, fica difícil para os proprietários desse compacto encontrarem peças de reposição com qualidade. Nesse caso, você pode contar com nossa ajuda!
O pecahoje.com.br é uma loja especializada em veículos de origem chinesa, como o Chery S18, bem como outros veículos da Chery, Effa, Lifan, JAC e muito mais.
Conheça nosso catálogo clicando aqui. Enviamos as peças para todo o Brasil e contamos com estoque à pronta-entrega. Caso tenha dúvidas, consulte com nosso atendimento pelo WhatsApp no (11) 2578-8448.