MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Lifan X60 (Imagem: Commons)

Um dos principais carros da marca, o SUV da Lifan teve três visuais no Brasil.

Redação pecahoje.com.br

O Lifan X60 foi um dos modelos de origem chinesa com história mais longa no Brasil, passando por diversas versões e configurações.

Nesse artigo, vamos conhecer um pouco da história desse famoso SUV.

Especificações técnicas

Lifan X60 Talent 1.8 (2013)Lifan X60 Vip 1.8 (2016)Lifan X60 Vip 1.8 AT (2019)
Potência máxima128 cavalos128 cavalos128 cavalos
Motorização1.81.81.8
Cilindros4 em linha4 em linha4 em linha
Comprimento4325mm4325mm4405mm
Distância entre-eixos2600mm2600mm2600mm
Porta-malas405 litros405 litros425 litros
Peso1330kg1330kg1350kg
Velocidade máxima170 km/h170 km/h165 km/h
Aceleração11,2 segundos11,2 segundos13 segundos

O Lifan X60 na China

Lifan X60 à venda
Lifan X60 (Imagem: Commons)

O desenvolvimento de um SUV pela Lifan foi anunciado em 2008, quando imagens de uma versão de testes de um SUV foram apresentadas à imprensa chinesa. O objetivo era competir com o Chery Tiggo, outro carro que chegou ao Brasil.

O veículo foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Xangai, em 2010. Na ocasião, o SUV levava o nome de Lifan CUV e foi divulgado como um carro-conceito – conheça mais sobre eles nesse artigo.

No ano seguinte ficou marcado o seu lançamento definitivo, após ser demonstrado no Salão do Automóvel de Beijing. O X60 seguiu em produção no país até 2018.

O Lifan X60 no Brasil

Lifan X60 estacionado.
Lifan X60 (Imagem: Commons)

Rumores da chegada do X60 ao Brasil circularam desde sua estreia na China, em 2011. Um comunicado lançado pela marca naquele ano afirmava que o veículo, de motor 1.8 de 134 cavalos, chegaria ao país no valor de R$ 55.000.

No entanto, o lançamento definitivo no aconteceu em 2013. A ocasião foi marcada pela presença do presidente da matriz chinesa da Lifan, o empresário Yin Mingshan, que afirmou o compromisso da marca com os clientes e o pós-vendas.

Fabricado em San José de Mayo, cidade do Uruguai, o veículo era exportado para o Brasil e para a Argentina. O carro contava com três anos de garantia, enquanto o motor e câmbio eram cobertos por cinco anos.

As versões seguintes do Lifan X60

Um Lifan X60 facelift
Lifan X60 em seu primeiro facelift (Imagem: Commons)

A versão de estreia do Lifan X60 recebeu um facelift em 2016. É possível reconhecer bem essa versão pela grade frontal: os frisos da grade frontal estão na vertical. Outras mudanças ficaram por conta do tamanho das rodas e novo desenho nas laternas.

O câmbio e a mecânica foram melhoradas para atender às reclamações dos proprietários do veículo no Brasil e em outros países – em especial no Irã, vendido na região pela Kerman Motors.

Já no ano seguinte, a Lifan lançou o segundo facelift do modelo. Nessa versão, a grade frontal recebia o nome da marca ao invés do tradicional símbolo.

A ocasião marcou também o lançamento da versão com câmbio CVT. Até então, o modelo contava apenas com câmbio manual. Você pode conhecer mais sobre esse tipo de câmbio clicando aqui.

Mas e o Lifan X80?

Um Lifan X80.
Lifan X80 (Imagem: Commons)

O Lifan X80 é um SUV diferente lançado pela marca na China e no Brasil. Apesar do nome parecido, ambos veículos não compartilham peças e não foram lançados como parte da mesma linha.

O Lifan X60 pelo mundo

A traseira de um Lifan X60
Lifan X60 (Imagem: Commons)

Além do Brasil, China e Uruguai, o SUV foi vendido em diversos países do mundo. Um deles foi a Rússia, um dos maiores mercados da Lifan, fabricado e distribuído pela montadora russa Derways.

Na Ásia, o veículo foi vendido no Irã, pela Kerman Motors, no Azerbaijão, pela NAZ Nakhchivan, e no Mianmar, distribuído pela montadora Myanmar General Motor.

O X60 e a “marcha à ré para frente”

O interior de um Lifan X60
Interior de um Lifan X60 (Imagem: Divulgação/Lifan Motors)

Uma das frases que chama atenção quando o assunto é Lifan X60 fica por conta de algumas versões têm “marcha ré para frente”.

Apesar da confusão inicial, a frase inicial significa que é o engate dessa marcha é feito movendo a manopla do câmbio para frente – ao invés de para trás, como de costume em outros veículos.

Essa diferença de câmbio deve ser observada quando o motorista precisar comprar peças desse sistema para o Lifan X60. A peça pode não servir no veículo caso o modelo do câmbio não seja o mesmo.

O X60 de corrida

Uma das práticas mais comuns da Lifan na época do lançamento era colocar seus modelos à prova em competições de rali pela China. O X60 disputou algumas etapas do rali Campeonato Offroad da China de 2013, mas não chegou a pontuar.

O veículo teve um desempenho melhor no Campeonato de Rallycross da China, em que o veículo conquistou seis títulos na edição de 2013 e faturou mais dois na edição do ano seguinte.

As peças mais vendidas do Lifan X60

Vela de ignição de Lifan X60
Uma vela de Lifan X60.

O X60 é um dos carros mais vendidos da marca no Brasil e, naturalmente, existe uma busca grande por peças para ele.

Uma das peças mais buscadas são as velas de ignição, essenciais para o sistema de combustão do veículo. Você pode comprar elas clicando nesse link e conhecer mais sobre esse tipo de peça nesse artigo.

Outra peça com grande procura é a bucha da barra estabilizadora. Essa peça é uma dos componentes que auxilia na estabilidade do veículo, especialmente em curvas. Veja mais sobre a peça nesse link.

Por fim, os motoristas e proprietários desse Lifan costumam comprar válvulas termostáticas, que podem ser encontradas clicando nesse link aqui. Se você quiser saber mais sobre a peça, leia aqui.

Onde comprar peças de Lifan X60?

A melhor loja para comprar peças de Lifan X60, pecahoje.com.br

O melhor lugar para comprar peças para o Lifan X60 ou qualquer outro veículo chinês é a loja virtual do Pecahoje.com.br.

Contando com grande estoque de peças para Lifan 320, Lifan 620, Lifan X80 e Lifan Foison, o Pecahoje possui diversas peças à pronta-entrega e envio para todo o Brasil.

Consulte nosso catálogo clicando aqui. Compre com a certeza de receber a peça correta inserindo a placa no nosso site! Caso tenha dúvidas, fale com nosso atendimento no número (11) 2578-8448, seja por ligação ou WhatsApp.

2 comentários em “Lifan X60: saiba tudo do SUV da Lifan Motors”
  1. Quem tem um x 60 como eu tenho pena não cê acha peças de reposição tô com a Caixa de marcha quebrada duas vezes o preço é maior do que o valor do carro quem tiver uma prá negociar só me acionar

    1. Olá, Walter, tudo bem?

      Nós somos especializados em Lifan X60! Consulte nosso catálogo de peças novas, à pronta-entrega e com envio para todo o Brasil no nosso site clicando aqui!

      Se você tiver alguma dúvida para comprar sua peça, nossa equipe de atendimento especialista em veículos chineses consegue te ajudar! O nosso número é (11) 2578-8448, seja por ligação ou WhatsApp!

      Agradecemos seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat