MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O Chongqing Dangdai Lifan participou de torneio internacional e tem elenco repleto de brasileiros.

O Chongqing Dangdai foi fundado em 1994 com o nome Qianwei F.C., chegando à primeira divisão do campeonato chinês logo no segundo ano de existência. Com a fama conquistada, o time se mudou para a cidade de Chongqing, cidade com maior população, com o intuito de conseguir maior visibilidade para obter novos patrocinadores.

Novo dono e participação em competição internacional

Essa mudança deu certo, já que, em 2000, a equipe foi comprada pela Lifan Group, montadora de carros de passeio e caminhões de pequeno porte. Logo depois da mudança, o time assumiu o nome dos novos donos e passou a se chamar Chongqing Lifan FC. O ano ficou marcado como o mais vitorioso para a equipe da cidade de Xunquim, terminando com a conquista da Chinese FA Cup, torneio similar a “Copa do Brasil”. Como resultado desse título, o time se classificou para a primeira disputa internacional: a Copa dos Campeões de Copas da Ásia de 2001-2002.

A equipe chinesa, treinada pelo brasileiro Edson Tavares, não teve dificuldades e venceu os primeiros dois jogos do torneio, jogados contra os modestos campeões do Vietnã e de Singapura. No entanto, o sonho do título internacional terminou na semifinal, após derrota diante do Jeonbuk Hyundai Motors, da Coreia do Sul. O Chongqing Dangdai participou da disputa do terceiro lugar, contra o Al Sadd, campeões da copa do Catar, mas acabou perdendo o jogo.

O Estádio Olímpico de Xunquim, casa do time. (Fonte: Commons)

Temporadas modestas e novos donos

Em contrapartida, o sucesso vivido pelo time não se repetiu nas temporadas seguintes, sendo rebaixados da primeira divisão duas vezes: em 2007 e 2011. Já na Chinese Super League, primeira divisão do campeonato chinês, a equipe conseguiu apenas resultados modestos. Nesse meio tempo, o título mais recente da equipe foi a Chinese League One, segunda divisão do futebol chinês, conquistada em 2014.

Atualmente, a Lifan Group é dona de apenas 10% da equipe. O time foi comprado pelo empresário Jiang Lizhang, atual presidente do clube, e pela empresa Dangdai International Group. Desde 2017, a equipe foi renomeada para Chongqing Dangdai Lifan. Lizhang é também dono do Granada CF, time da segunda divisão do campeonato espanhol. Ambos times costumam trocar jogadores: o colombiano Adrián Ramos, por exemplo, participou da campanha do time espanhol no temporada 2017-18. Ele retornou à Xunquim no fim daquela temporada.

A equipe recebeu atenção da imprensa internacional em 2018 por ter entrado na disputa pelo meio-campista Andrés Iniesta, astro do Barcelona. No entanto, o jogador espanhol optou pelo Vissel Kobe, equipe da liga japonesa.

Um pedaço do Brasil na China

O elenco da equipe na temporada de 2018 contou com quatro jogadores brasileiros: Alan Kardec (com títulos pelo Vasco da Gama, Palmeiras e Santos), Sebá (ex-Cruzeiro), Fernando Henrique (vencedor da Copa do Brasil de 2013 pelo Flamengo) e Fernandinho (campeão da Copa Libertadores de 2017 pelo Grêmio, que foi naturalizado chinês e atua pela seleção da China). Kardec é um ídolo da torcida, já que é o maior marcador de gols da história do clube.

O treinador da equipe na temporada 2018-19 foi o holandês Jordi Cruyff, meia atacante do Manchester United e filho do craque Johan Cruyff. Esta foi sua primeira passagem como técnico, havendo trabalhado anteriormente como diretor esportivo de equipes europeias como o israelense Maccabi Tel Aviv. Cruyff se manteve à frente da equipe de Xunquim até 2019, quando assumiu a seleção do Equador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat