MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O Gruppo Bertone desenhou vários modelos da Lamborghini e Alfa Romeo, bem como alguns carros chineses.

Redação pecahoje.com.br

Recentemente, no nosso blog, falamos a respeito dos vários carros chineses desenhados pela firma italiana Pininfarina, como a Towner Junior (ou Effa Picape) da Hafei Motor, o Chery Cielo da Chery Automobile e o JAC J3 da JAC Motors. Dessa vez, falaremos a respeito de outra empresa da Itália que desenhou alguns veículos chineses: o Gruppo Bertone.

A história e os carros desenhados pelo Gruppo Bertone

Vários carros projetados pelo Gruppo Bertone.
Os carros da montadora em exposição.

A firma foi fundada em 1912 em Turim, na Itália, pelo projetista italiano Giovanni Bertone. No início, a empresa desenvolvia carruagens para cavalos mas fechou as portas durante a Primeira Guerra Mundial devido à instabilidade econômica da época. Após esse período, a empresa se especializou em automóveis, focando-se por um breve período em veículos militares na Segunda Guerra Mundial.

O Gruppo Bertone projetou vários veículos para as montadoras Alfa Romeo, Lamborghini e Lancia. Veículos como o Kadett Cabrio e o Astra Coupé, ambos da Chevrolet, foram idealizados pela firma. Ao longo dos anos, a empresa ficou conhecida por desenhar veículos com um visual arrojado, como o Alfa Romeo BAT 5, de 1953, bem como o Lamborghini Athon, de 1980.

Em 2014, a firma abriu falência após passar por diversas dificuldades financeiras. Atualmente, o grupo foi comprado pela empresa francesa AKKA Technologies que possui planos para trazer a marca de volta.

Chery Face

Um Chery Face, desenhado pelo Gruppo Bertone.
Um Chery Face. (Imagem: Commons)

O Chery A1, lançado no Brasil como Chery Face, foi um dos carros chineses mais recentes desenhados pelo Gruppo Bertone. O supercompacto da Chery Automobile começou a ser produzido em 2007 e desembarcou no Brasil em 2010. Chegou a ser montado e vendido na própria Itália pela DR Motors, como o DR2. Temos um artigo inteiramente dedicado ao Face no nosso blog: confira mais clicando aqui!

Caso precise de peças para o Face, ou qualquer outro Chery ou CAOA Chery, consulte o pecahoje.com.br ou fale com nossa equipe de atendimento.

Effa M100

Um Effa M100, desenhado pelo Gruppo Bertone.
Um Effa M100. (Imagem: Commons)

A primeira versão do M100, chamada de Changhe Ideal, foi fabricada em 2003, contando com um motor 1.1 – sendo que alguns desses veículos, quando lançados no Brasil, possuíam motor 1.0. Esse veículo também foi lançado na Itália, sendo montado pela Martin Motors e vendido com o nome Ideal 1000.

A versão seguinte do veículo recebeu um facelift em 2006, apresentando faróis arredondados e não contou com o design da empresa italiana. Esse modelo foi produzido em parceria com a fabricante japonesa Suzuki, que fez mudanças na estrutura e motorização do automóvel de maneira a melhorar seu desempenho e segurança.

Se você precisar de peças para o seu Effa Motors, seja qualquer uma das picapes da Hafei ou o próprio M100, conheça o catálogo do pecahoje.com.br.

Riich G5

Um Riich G5.
Riich G5. (Imagem: Commons)

Esse é um sedã médio fabricado pela Chery Automobile e vendido pela divisão Riich da fabricante, que também foi responsável pelo Riich M1 (conhecido no Brasil como o Chery S18) e o Riich II/S22 (nome chinês da van Rely Link). O veículo conta com um motor 2.0 e foi fabricado em 2009. Diferente dos outros dois veículos, o G5 nunca foi lançado fora da China, mas planos existiram para trazer o carro ao Brasil, conforme apurou o Jornal do Carro em 2012, após avistar o veículo em exposição na fábrica da Chery em Salto, interior de São Paulo.

Onde conseguir peças de Chery Face e Effa M100?

Se você está em busca de peças para o seu Face, M100 ou qualquer veículo da marca Chery e Effa, acesse o catálogo de peças do Pecahoje.com.br, o único autopeças 100% especializado em veículos chineses. Contamos com um grande estoque à pronta-entrega para marcas como CAOA Chery, Lifan, Towner, Topic, JAC Motors e muitas outras marcas. Visite nosso site no www.pecahoje.com.br ou entre em contato com nosso time de atendimento no telefone (11) 2578-8448 – seja ligação ou WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat