MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Um dos principais veículos da EXEED, o LV. (Imagem: Commons)

Marca de luxo da fabricante chinesa Chery, a EXEED tem vários carros conceito e planos para o Brasil.

Redação pecahoje.com.br

A imprensa automotiva brasileira tem reportado que a Chery Automobile, fabricante de veículos chineses conhecida pelo Chery QQ, tem planos para trazer a marca de luxo EXEED para o Brasil em 2023. Vamos conhecer a história da marca, alguns dos modelos e os rumores da marca aqui no país.

A história da marca de luxo da Chery

O EXEED TX em uma mostra de automóveis.
O EXEED TX no Salão do Automóvel em Frankfurt, na Alemanha. Note que o veículo usava logotipos da Chery. (Imagem: Commons)

O primeiro veículo da marca foi exibido pela primeira vez em setembro de 2017 no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. A ocasião foi marcada pela apresentação do SUV de nome EXEED TX, mas ainda utilizando logotipos da fabricante Chery. O nome da marca só passou a ser usado em 2018, no Salão do Automóvel de Beijing, na China.

Foi apenas em 2019 que o primeiro veículo da marca foi lançado: o TX, um SUV com valor inicial de 130 mil yuan, algo em torno dos 100 mil reais. Naquele mesmo ano, a marca divulgou outro veículo conceito, o E-IUV, um carro projetado para dar uma ideia sobre o futuro dos automóveis. Ainda em 2019, a marca lançou o LX, ou EXEED Zhuifeng, outro SUV.

Um EXEED conceito em uma garagem.
Um dos carros conceito da empresa, o EXEED Stellar. (Imagem: Divulgação/Exeed)

Em 2020, o VX, ou Lanyue, foi lançado no mercado chinês. A marca ganhou fama ao exibir diversos veículos conceito em mostras de carros pelo mundo. Essa tendência se repetiu em 2021, com o EXEED Stellar, mais um SUV da empresa.

Conheça os carros da marca EXEED

A empresa lançou alguns veículos para o público em sua breve história até agora. Veja alguns deles:

EXEED TX

Um EXEED TX em uma concessionária.
O EXEED TX. (Imagem: Commons)

O primeiro carro da marca foi o TX, apresentado no Salão do Automóvel na Alemanha em 2017 como um protótipo. O veículo de motor 1.6 é capaz de produzir 194 cavalos, contando com uma versão premium de motor 2.0.

EXEED LX

Um EXEED LX estacionado em uma praça.
EXEED LX. (Imagem: Commons)

O LX foi o segundo carro de produção anunciado pela marca, fazendo uso da mesma plataforma do Chery Tiggo 7 mas com um novo visual externo e interno. O SUV conta com um motor à combustível 1.5 ou 1.6, produzindo 197 cavalos de potência. O LX foi lançado na Rússia em março de 2022, contando com câmbio CVT – que comentamos à respeito em um outro artigo.

EXEED VX

Um EXEED VX em uma mostra de automóveis.
O EXEED VX. (Imagem: Commons)

O Lanyue, como é conhecido na China, é um SUV de sete lugares com uma versão motor 1.6, com 197 cavalos de potência, e outro edição 2.0, contando com 257 cavalos.

A marca quase chegou nos Estados Unidos

Um EXEED em uma concessionária.
Um dos veículo a ser exportados para os Estados Unidos, o EXEED LX. (Imagem: Commons)

Planos para lançar os veículos da marca EXEED nos Estados Unidos ganharam corpo em 2020, com o possível lançamento do TXL e VX sob a marca Vantas, da empresa HAAH Automotive. A mudança de nome pode ter sido incentivada pela semelhança do nome “Chery” com o apelido da fabricante norte-americana Chevrolet, conhecida como “Chevy”.

A construção de uma fábrica seria iniciado em 2021, mas os projetos foram adiados devido à pandemia da COVID-19. Naquele mesmo período, a empresa americana afirmou que também traria veículos do modelo Tiggo, chamados de “T-GO”. No entanto, no ano seguinte, a HAAH Automotive declarou falência e os projetos foram abandonados.

Outro carro chinês que chegou perto de ser lançado nos Estados Unidos foi o A1, conhecido como Face no Brasil, fabricado pela mesma Chery Automobile. O veículo seria vendido pela gigante Chrysler a partir de 2008, com planos para exportação até a Europa. O projeto teve destino similar aos planos da EXEED em solo americano: a Chrysler declarou falência naquele mesmo ano, devido a complicações financeiras causadas pela crise econômica daquele ano.

A possível chegada da EXEED no Brasil

O EXEED TX em uma mostra de automóveis.
Um EXEED TX em uma mostra de automóveis. (Imagem: Commons)

Rumores sobre a chegada da marca no país existem desde 2020, quando a CAOA Chery, empresa responsável pela marca Chery Automobile no Brasil, planejou trazer os carros para o país como parte da sua linha em 2021. A imprensa brasileira reportou que a empresa havia patenteado o modelo LX no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. No entanto, nenhum veículo da marca EXEED foi lançado por aqui até agora.

Em 2022, novos rumores surgem, apontando uma chegada da marca no país de forma independente, sem contato com a CAOA. De acordo com o site Quatro Rodas, a empresa estaria estabelecendo uma equipe de executivos, entrando em contato com jornalistas e também desenvolvendo presença nas redes sociais para divulgar a marca EXEED.

Um veículo da marca em exposição no Salão do Automóvel de Xangai de 2023. (Imagem: Divulgação/EXEED Brasil)

Recentemente, a empresa confirmou em sua página no Facebook que trará mais duas modelos eletrificados para o Brasil: o E03 e o E0Y.

A movimentação da empresa chinesa no Brasil tem causado um mal-estar com a CAOA, a importadora da Chery no Brasil. Conforme informou em nota para a imprensa, a empresa brasileira afirmou que as demais marcas da Chery poderão “ser produzidas, importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil”.

Artigo publicado originalmente em 19 de outubro de 2022, atualizado em 26 de abril de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat