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Fotografia de Chad Kirchoff na Unsplash (www.unsplash.com)

Um nome recorrente em alguns modelos, o câmbio CVT é um conhecido sistema de transmissão.

Redação pecahoje.com.br

É bem comum pensar que câmbio automático é tudo igual. No entanto, existem diversos modelos de transmissão que não dependem do motorista realizar a troca de marcha. Isso gera mais facilidade e maior conforto que um carro com transmissão mecânica. Vamos conhecer todos nesse artigo.

Os tipos de transmissão automatizada

Temos quatro exemplos de transmissão automatizada:

  • Automatizada, sequencial ou semiautomático: utiliza a mesma transmissão mecânica, porém com um dispositivo eletromecânico que faz o acionamento da embreagem para causar as trocas de marcha em maneira automática.
  • Automático epicíclica: faz uso de um conversor de torque que passa a força do motor até às rodas, assim como um sistema eletrohidráulico que ativa as engrenagens planetárias no interior.
  • Automatizada de dupla embreagem: de maneira similar à automatizada, ela também utiliza uma transmissão semelhante ao câmbio manual, porém conta com dois eixos de engrenagens ao invés de apenas um. Conta, também, com duas embreagens (interna e externa), que facilitam a troca de marchas com o mínimo de perda de rotação do motor, permitindo que as mudanças de marcha sejam suaves, ampliando o desempenho do veículo.
  • CVT: o método dispensa o uso de engrenagens e um eixo, fazendo uso de uma correia de aço e duas polias variáveis. Isso altera o diâmetro entre os extremos conforme a necessidade, criando, assim, uma marcha adequada para cada momento.

Qual é a origem da transmissão CVT?

Imagem de João Paulo por Pixabay (www.pixabay.com)

CVT significa, em inglês, “Continuosly Variable Transmission”, que pode ser traduzido para “transmissão continuamente variável” em português. Acredita-se que a primeira pessoa a esboçar o câmbio nesse estilo foi o famoso polímata italiana Leonardo da Vinci – obviamente não para um carro a combustão, mas para um veículo propulsionado pela força física humana.

O primeiro uso em um automóvel aconteceu nos anos 50, no DAF 600 Variomatic, da empresa neerlandesa DAF Trucks, projetado pelo empresário Hub van Doorne.

O funcionamento do câmbio CVT

A transmissão CVT não faz uso de engrenagens ou eixo como um câmbio automático epicíclico, dado que possui duas polias de diâmetros variáveis. A polia primária está ligada ao motor do veículo através do conversor de torque, enquanto a polia secundária está conectada ao diferencial, com o intuito de transmitir a energia do propulsor até às rodas do veículo. Essas polias são ligadas por uma correia metálica.

Com a alta pressão do óleo que entra na polia, ambas têm seu diâmetro reduzido que altera a relação do câmbio. Apesar disso, o perímetro da correia é mantido, sem causar alterações em seu tamanho. O diâmetro entre as polias, bem como em qual velocidade esses componentes giram, definem a força que chega até as rodas. Isso faz com que o motor trabalhe em um giro ideal.

Quais carros chineses possuem câmbio CVT?

Chery Tiggo 2, um carro chinês com câmbio CVT
Chery Tiggo 2. Imagem por Kevauto sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Como você já sabe, o pecahoje.com.br é um autopeças especializado em veículos chineses, portanto, vamos comentar um pouco sobre quais carros da China possuem essa transmissão. Um deles é o SUV JAC T50, da JAC Motors (você pode conhecer a história deles nesse artigo), com motor 1.6 de 138 cavalos. Outros veículos que usam o câmbio CVT são os modelos Chery Tiggo, da Chery – nós também contamos a história deles em outro artigo. Desde sua versão inicial, que recebeu o modelo de transmissão na China em 2012, até os recentes Tiggo 2 e o Tiggo 3X, fazem uso do câmbio CVT.

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