MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Conhecida pelas motos e motonetas, a Shineray já vendeu algumas picapes e vans.

Redação pecahoje.com.br

Dentre as marcas de motocicletas asiáticas mais conhecidas, o nome da chinesa Shineray é bem conhecido pelos brasileiros. A empresa chinesa conta com uma fábrica em Suape, cidade do interior de Pernambuco e com diversas marcas já lançadas.

No entanto, um fato pouco conhecido é que a Shineray já vendeu diversas vans e picapes em seu catálogo no Brasil. Vamos conhecer um pouco dessa história e ver todos os modelos importados pela marca nesse artigo.

A história da marca na China

A Shineray teve seu início em agosto de 1991, na cidade de Xunquim, sob o nome Chongqing Hengya Motorcycle, com especialidade em fabricar motocicletas. Leitores do blog do pecahoje.com.br devem reconhecer a cidade como sede de uma das fábricas da Dongfeng (DFM), bem como do time de futebol da Lifan, o Chongqing Dangdai.

A marca só ganhou o nome de Shineray em 2002, expandindo para veículos agricultores nos anos seguintes. Foi apenas em 2012 que a divisão de automóveis, chamada de Shineray Chongqing Automobile, foi fundada.

Já em 2014, a empresa chinesa adquiriu os direitos de nome da fabricante de motos italiana SWM, que havia encerrado atividades nos anos 80. Para retomar a produção de motocicletas em solo europeu, a empresa adquiriu a fábrica da empresa sueca Husqvarna Motorcycles.

Alguns anos depois, o grupo Shineray passou a fabricar SUVs usando o nome da marca, contando com sede em Milão, na Itália, mas com produção em Xunquim, na China.

Os veículos da Shineray no Brasil

Uma picape da marca parada em uma rua.
A Shineray T20 estacionada em uma rua na China. (Imagem: Commons)

As primeiras picapes da marca Shineray foram lançados no Brasil a partir de 2012, apresentando três modelos: a picape T20, a van de passageiros A7 e a van de carga A9. Novos modelos e versões foram lançados até 2017, quando a empresa retomou à focar em sua linha de motocicletas.

Os veículos vendidos pelo Grupo Shineray eram, na verdade, montagens de modelos desenvolvidos pela Hafei Motor. Isso se deve devido a uma parceria do grupo com a fabricante chinesa Brilliance, que é a atual detentora da marca Jinbei.

A história da Jinbei está relacionada com diversas marcas do Brasil. Além da Shineray, outros veículos da marca importados para o Brasil incluem modelos vendidos pela CN Auto (como a Topic Jinbei Passageiro) e Effa Motors (como o caminhão Effa JBC). Em breve, teremos um artigo contando a história dessa marca.

Quais são os veículos da marca Shineray?

Ao todo, cinco veículos foram lançados no Brasil. Vamos conhecer cada um deles.

Shineray T20 (ou Shineray Minitruck T20)

Shineray T29

Um dos primeiros veículos da marca a chegar no Brasil, a Shineray T20 conta com motor 1.0 de 60cv e foi lançada no Brasil em 2012. Em seu início, o veículo era chamado de Shineray AUTO SY1020 TRUCKS. No ano seguinte, a marca ganhou uma versão com baú pré-instalado.

Caso esteja procurando por peças para a Shineray T20, consulte o catálogo do Pecahoje clicando aqui.

Shineray T22 (ou Shineray Minitruck T22)

Shineray T22

A picape T22 é, em essência, uma versão da Shineray T20 com cabine dupla, possuindo o mesmo motor 1.0 de 60 cavalos. Essa versão foi lançada no Brasil em 2013.

Se precisar de peças para uma Shineray T22, conheça o catálogo do Pecahoje clicando nesse link.

Shineray A9 (ou Shineray Mini Van A9)

Shineray A9

A van A9 foi um dos três veículos lançados durante a chegada da divisão de veículos da Shineray no Brasil, em 2012. Ela está disponível nas versões para transporte de passageiros e de carga. Assim como os outros veículos da marca, essa van também possuía um motor 1.0 de 60 cavalos.

Precisando de peças para uma Shineray A9, acesse a lista de peças no Pecahoje e conheça tudo.

Shineray A7 (ou Shineray Mini Van A7)

Shineray A7

De forma similar à Shineray A9, a Mini Van A7 chegou no Brasil com o mesmo motor 1.0 de 60 cavalos dos demais veículos da marca. Esse modelo possuía apenas uma versão, dedicada ao transporte de passageiros.

Precisando de peças para uma Shineray A7, acesse o site do Pecahoje e consulte nosso catálogo.

Shineray X30

Shineray X30

O último veículo da Shineray lançado no Brasil, a Shineray X30 contava com um motor mais potente, de 85 cavalos, capacidade para transportar até sete pessoas e velocidade máxima de 135 quilômetros por hora.

Como diferenciar uma Shineray A7 de uma Shineray A9?

Os veículos possuem aparência bem similar, mas é possível diferenciá-los facilmente observando o espaço onde se encontra o farol de milha do veículo, localizado no para-choque dianteiro. Caso o espaço ao redor desse farol seja da cor escura, trata-se de uma Mini Van A7. Caso não tenha, é uma Mini Van A9.

Confira o detalhe na imagem a seguir.

À esquerda, uma Mini Van A7. À direita, uma Mini Van A9.

Onde comprar peças para vans e picapes Shineray?

O site pecahoje.com.br.
Site de peças de carro chinês Pecahoje

Caso esteja procurando por peças para uma van ou picape Shineray, conheça o Pecahoje.com.br, a loja de autopeças 100% especializada em veículos de marca chinesa. Atendemos diversos modelos dessa marca, como a picape T20 ou T22 e a van A7 ou A9.

Um comentário em “Shineray Motors: conheça os carros da marca”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat