MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Uma DFM Minitruck na Sicília, Itália. (Imagem: Commons)

Responsável pela DFM Minibus e pela DFM Minitruck, Dongfeng é uma das maiores fabricantes da China.

Redação pecahoje.com.br

A Dongfeng Motor é uma das maiores fabricantes de automóveis no mundo, contando com diversas parcerias com empresas europeias e exportando seus veículos para diversos países, inclusive o Brasil. Veja os vários modelos, as parcerias e suas passagens no nosso país.

A história da fabricante

Um caminhão militar da Dongfeng.
O primeiro veículo da Dongfeng, o EQ240. (Imagem: Commons)

Planos para abrir uma fábrica de veículos começaram nos anos 50, durante a Guerra da Coreia, em que o governo chinês precisava suprir uma alta demanda de caminhões destinados aos campos de batalha. Após diversos estudos para definir a melhor localização estratégica da fábrica, o governo optou pela cidade de Shiyan, na província de Hubei. O local encontra-se escondido entre diversos vales que dificultariam ataques aéreos em um possível guerra futura.

A construção da fábrica só iniciou em 1967, com a fundação da DFM acontecendo em 1969. Devido ao difícil acesso à empresa, apenas 200 veículos foram produzidos em 1972. Ainda assim, a cidade de Shiyan deixou de ser um vilarejo de apenas cem habitantes e logo se tornou um dos principais centros econômicos da província.

Um caminhão da DFM andando em uma estrada no Tibete.
Um caminhão da Dongfeng no Tibete. (Imagem: Commons)

O primeiro veículo fabricado pela DFM foi o Dongfeng EQ240, chamado de Aeolus no mercado externo. Trata-se de um caminhão destinado ao transporte de soldados, utilizado pelo exército chinês, assim como pelas forças armadas do Peru e do Sudão.

O foco mudou durante os anos 80 para o desenvolvimento de veículos utilitários comerciais, especialmente após realizar diversas joint ventures. A fabricante passou a cooperar com diversas empresas estrangeiras, como as francesas Citroën e a Peugeot, bem como as japonesas Honda e Nissan.

Os veículos lançados pela DFM

Ainda que a DFM seja conhecida por seus veículos utilitários, a fabricante lançou diversos veículos de passeio em suas diversas marcas. Conheça alguns deles:

Venucia Xing

Um Venucia Xing, da DFM.
Um Venucia Xing. (Imagem: Commons)

Lançado sob a marca Venucia em 2020, o SUV compacto conta com motor 1.5 com 187 cavalos de potência. De acordo com a fabricante, o veículo atinge até 190 quilômetros por hora.

Fengshen Yixuan D53

Um Fengshen Yixuan estacionado, da fabricante DFM.
Um Fengshen Yixuan D53. (Imagem: Commons)

O sedã quatro portas da submarca Fengshen conta com um motor 1.5 em versões combustível e elétrica, com potência de até 160 cavalos. O veículo chegou a ser utilizado para disputar o Campeonato de Carros de Touring da China – tradição recorrente das fabricantes chinesas como Lifan e Chery a colocar seus veículos em diversas competições, como já comentamos em um artigo.

Voyah Dreamer

Um Voyah Dreamer estacionado, da fabricante DFM.
Um Voyah Dreamer. (Fonte: Commons)

O veículo é uma minivan híbrida lançada em 2022 pela marca Voyah, submarca da Dongfeng. O Dreamer atinge 100 quilômetros por hora em até 5,9 segundos, graças ao motor de 210 cavalos.

A joint venture DFSK

Uma DFSK V22, conhecida como Effa V22.
Uma DFSK V22, lançada no Brasil como Effa V22. (Imagem: Commons)

Em 2003, a Dongfeng se uniu à fabricante Chongqing Sokon para fundar a Dongfeng Sokon Automobile, ou DFSK, como é conhecida pelo mundo. Contando com quatro fabricas, sendo duas delas em Xunquim, mesmo local de outra fabricante conhecida dos clientes do pecahoje.com.br: a Lifan Motor. Vários desses veículos foram lançados no Brasil, como as séries K e V, importadas pela Effa Motors.

A DFM pelo mundo

Uma DFSK em uma concessionária.
Uma DFSK, uma van da Dongfeng Sokon. (Imagem: Commons)

A Dongfeng já teve seus veículos lançados em diversos países, como Paraguai, Uruguai, Chile, Egito, Vietnã, Indonésia e Malásia. A empresa teve duas passagens na Inglaterra, sendo a primeira delas como a joint venture DFSK e a seguinte com o nome Sokon Automobiles. Alguns veículos da fabricante, como a DFM Mini Truck, foram lançados na Itália pela importadora Giotti Victoria, recebendo o nome de Gladiator.

A DFM no Brasil

Uma DFM Minitruck.
Uma DFM K01, lançada no Brasil como DFM Minitruck. (Imagem: Commons)

A fabricante teve uma breve passagem no Brasil através da importadora CN Auto, a mesma responsável pelas marcas Towner e Topic – conhecida pela Towner Junior, um dos principais utilitários chineses no Brasil. Ao todo, quatro modelos foram homologados no país, com DFM Mini Truck sendo o mais conhecido deles. Outro veículo conhecido é a DFM Minibus, uma van comercial de sete lugares.

Já uma de suas joint ventures, a DFSK, teve alguns de seus veículos lançados pela importadora Effa Motors, como os modelos Série K e Série V.

Onde comprar peças para sua DFM?

Se você está procurando peças para a sua DFM, seja ela importada pela CN Auto ou Effa Motors, entre em contato conosco através do número (11) 2578-8448 para conversar com nosso time de atendimento. Se possível, envie-nos uma foto da peça que você irá substituir no nosso WhatsApp – clique no link para mandar sua mensagem!

O pecahoje.com.br é o único autopeças totalmente especializada em carros chineses, como CAOA Chery, Effa Motors, Towner, JAC Motors e outros. Agora, se você quiser conhecer mais sobre a história dos carros chineses, como as fabricantes Lifan, Chana, Hafei, Chery e Great Wall, continue no blog do pecahoje.com.br.

2 comentários em “DFM: conheça a história da fabricante Dongfeng”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat