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A fachada do Museu do Automóvel de Xangai. Imagem por Morio sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Inaugurado em 2007, museu exibe oitenta veículos, mostrando a história da indústria automotiva.

Redação pecahoje.com.br

Localizado na cidade de Anting, distrito de Jiading, na China, o Museu de Automóvel da China é o primeiro museu nacional inteiramente dedicado à história da indústria automotiva. Com aproximadamente setenta veículos à mostra em sua exibição permanente, o local atrai fanáticos por automóveis e tecnologia de todo o território chinês para conhecer as máquinas mais revolucionárias e relevantes de todos os tempos. Vamos conhecer alguns dos automóveis em demonstração!

Os pioneiros

Da esquerda para à direita: réplica da Patent Motorwagen, Cadillac Model M Touring (1907) e Ford Model T (1914). Créditos das imagens:
Imagem à esquerda por Daveduv sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original) / Imagem central por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original) / Imagem à direita por emperornie sob licença CC BY-SA 2.0 International (imagem remixada do original)

O museu abre com uma réplica do famoso Benz Patent-Motorwagen, fabricado em 1886 e dado como o primeiro automóvel de produção criado no mundo – a primeira viagem feita nesse carro foi feita pela pioneira Bertha Benz, história contada nesse artigo. Na sequência, encontra-se o Cadillac Model M Touring, de 1907, que expandiu o alto desempenho do modelo anterior, o Model K. Por fim, o Ford Model T de 1914 é o símbolo da modernização americana no começo do século XX, considerado um dos carros mais confiáveis do começo da indústria automotiva. É um dos carros mais bem vendidos da história.

Os modelos clássicos do Museu do Automóvel de Xangai

Da esquerda para à direita: Rolls-Royce Silver Ghost (1921), Chrysler Imperial (1931) e Buick Super Model 56S (1941). Créditos das imagens:
Imagem à esquerda por Morio sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original) /
Imagem central por Morio sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original) /
Imagem à direita por Morio sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

A história continua nos anos 20, com o Rolls-Royce Silver Ghost. Chamado de “Fantasma Prateado” em vista do pouco ruído que fazia em comparação à outros carros da época, sedimentou a popularidade da montadora britânica após completar diversos testes de resistência por estradas da Inglaterra e Escócia. Posteriormente, o Chrysler Imperial, de 1931, ficou conhecido como um dos carros de luxo mais sofisticados daquela década. Já o Buick Super 56S marcou a entrada da fabricante americana na década de 40.

Os modelos dos anos 50, 60 e 70

Da esquerda para à direita: Cadillac Series 62 (1957), MG MGB (1965) e Hongqi CA770 (1974). Créditos das imagens:
Imagem à esquerda por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original) /
Imagem central por Morio sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original) /
Imagem à direita por Morio sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

O museu adentra os anos 50 com o Cadillac Series 62, de 1957, notável pelo chassi arrojado. Depois, o esportivo MGB da montadora britânica MG Cars destaca a década de 60. O veículo sofreu pequenas adaptações ao longo dos anos e seguiu em produção até o começo dos anos 80. Por fim, o museu exibe um dos poucos carros nacionais: o Hongqi CA770, de 1974. Equipado com um motor V8, este foi o veículo-oficial do governo chinês; a montadora segue fornecendo automóveis para o transporte de políticos na China.

Os carros mais recentes do Museu do Automóvel de Xangai

Da esquerda para à direita: Ferrari Testarossa (198K), GM EV1 (1996) e GM Sequel (2006). Créditos das imagens:
Imagem à esquerda por emperornie sob licença CC BY-SA 2.0 (imagem remixada do original) /
Imagem central por Morio sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original) /
Imagem à direita por Morio sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Uma supermáquina marca os carros da seção dos anos 80: a lendária Ferrari Testarossa. Exibida pela primeira vez em 1984 no Salão de Automóveis de Paris, foi desenhado pela famosa Pininfarina com o intuito de distribuir o peso para aumentar a estabilidade do carro em curvas.

O EV1, por sua vez, foi um dos primeiros carros elétricos desenvolvidos pela gigante americana General Motors. Ofertado apenas para aluguel, praticamente todos os veículos deste modelo foram destruídos, com os modelos restantes distribuídos para museus e instituições educacionais – o Museu do Automóvel de Xangai é um dos pouquíssimos lugares no mundo que este carro pode ser visitado. Por fim, o GM Sequel é um carro conceito, desenvolvido em 2005 de maneira a exibir a tecnologia de propulsão a célula a combustível – no caso, hidrogênio.

Estes são alguns dos diversos carros históricos disponíveis no Museu do Automóvel de Xangai. As dependências da instituição são divididas em três pavilhões, cada um contando a história da indústria automotiva de uma maneira diferente. Um lugar que vale a pena conhecer.

Conheça o blog do pecahoje.com.br e descubra mais artigos sobre os carros chineses, como a história da Lifan Motors e o uso das sondas lambdas!

Redação pecahoje.com.br

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