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NIO EP9, o superesportivo chinês ficou conhecido pelo design sofisticado. (Fonte: Divulgação)

Elétrico e autônomo, o veículo quebrou recordes em diversas pistas do mundo.

Redação pecahoje.com.br

Os veículos superesportivos atraem a atenção dos fanáticos por carros e esportes à motor pelo mundo inteiro. Estes automóveis combinam o que há de melhor em desempenho e design, superando diversas barreiras tecnológicas e técnicas – alguns carros de passeio chineses até tem chegado a participar de campeonatos de corrida internacionais. Caminhando a passos largos no desenvolvimento da indústria automotiva local, a China entrou na disputa da produção destes tipos de veículos com o superesportivo NIO EP9.

Produzido pela NIO, montadora de Xangai fundada em 2014 e orientada a carros elétricos e autônomos, o EP9 é o resultado da experiência e tecnologia obtida pela NIO 333 Racing, equipe da montadora que disputa a Formula E, categoria de carros monopostos elétricos. O veículo possui 150 mkgf de torque e um megawatt de potência, algo equivalente à 1.360 CV. Movido por três motores elétricos, o EP9 leva 2,7 segundos para atingir 100 km/h, alcançando a velocidade máxima de 313 km/h. Para efeito de comparação, o NIO EP9 possui potencia equivalente à 29 Effa M100. O superesportivo requer apenas 45 minutos para recarregar as baterias, contando com 427 quilômetros de autonomia. 

O NIO EP9 em exibição em uma mostra.
O superesportivo em exibição. (Fonte: Commons)

A montadora é conhecida pelo projeto NIO Pilot, sistema de pilotagem autônoma de SAE Nível 2 que possui diversos recursos, como alertas de evasão de pistas, direção e frenagem automáticas em rodovias e congestionamentos. A empresa trabalha em parceria com a companhia de tecnologia israelense Mobileye, divisão da gigante Intel Corporation, projetando ter um veículo completamente autônomo à venda até 2022. O EP9 é autônomo também, testado em diversos circuitos do mundo. Explicamos mais sobre carros autônomos em um artigo anterior.

Em termos de desempenho nas pistas, o superesportivo surpreendeu após concluir uma volta na pista Nordschleife de Nürburgring, que possui 20,81 quilômetros de extensão, em 06:45.900, em 2017. O recorde superou diversas máquinas famosas como Porsche 911 GT2 RS, Ferrari 488 GTB e o Nissan GTR Nismo. Por outro lado, o resultado não é amplamente aceito, em vista que o EP9 não estava em igualdade com os competidores: estava equipado com pneus slick e não é um carro de produção – apenas sete unidades foram vendidas. Essa proeza, no entanto, atraiu a atenção de fãs do automobilismo no mundo inteiro, adquirindo um status de estrela, aparecendo até em jogos eletrônicos de corridas.

 

A pista de Nordschleife, de Nürburgring, local onde o NIO EP9 bateu um recorde de tempo.
Uma das diversas seções de Nordschleife, pista de Nürburgring. (Fonte: Commons)

Outros recordes foram conquistados em outras pistas ao redor do mundo. Em Novembro de 2016, o EP9 quebrou o recorde de carros elétricos no circuito Paul Ricard, que recebe o Grande Prêmio da França de Fórmula 1, com um tempo de 01:52.78. Já em Austin, Texas, no Circuit of the Americas, que recebe o GP dos Estados Unidos de F1, o superesportivo da NIO quebrou os recordes de carros elétricos pilotados (com 2:11.30) e também de carros autônomos (em 2:40.33). Por fim, outro grande recorde conquistado foi no Circuito Internacional de Xangai, outra pista do calendário da Fórmula 1, terminando a volta em 2:01.11. 

O futuro dos carros elétricos e autônomos é promissor e, em vista do rápido crescimento da indústria automotiva chinesa, podemos esperar grandes surpresas para os próximos anos.

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