MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



A pista de Nürburgring é um dos circuitos mais desafiadores do automobilismo. (Imagem: Commons)

Redação pecahoje.com.br

Uma das pistas mais famosas do mundo do automobilismo é o conjunto de circuitos Nürburgring, conhecidos pela extensão que supera o tamanho de muitos circuitos convencionais, bem como por seu alto grau de dificuldade.

As pistas de Nürburgring

Uma corrida acontecendo em uma seção de Nordschleife.
Uma corrida acontecendo no setor norte da pista, chamado de Nordschleife. (Imagem: Commons)

A pista está localizada da cidade de Nürburg, no estado da Renânia-Palatinado, na Alemanha. O circuito é dividido em diversos setores. O original, chamado de “ponto Norte”, ou Nordschleife, foi construído nos anos 20, e é conhecido como “o Inferno Verde” pela sua grandiosa extensão. Outro setor conhecido é o GP-Strecke, chamado de Nürburgring GP, é um circuito menor construído em 1983 para competições internacionais de larga escala. Por fim, outros setores incluem Südschleife, Zielschleife e Betonschleife.

O desafiador circuito de Nordschleife

Um grupo de carros em uma corrida em Nurburgring.
Uma parte do desafiador trajeto de Nordschleife. (Imagem: Commons)

Essa parte de Nürburgring ficou famosa por possuir 20,83km de extensão, o equivalente à quase cinco vezes o cumprimento do Autódromo de Interlagos, localizado em São Paulo e palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. O setor é composto por 73 curvas, muitas delas em ângulos fechados e com baixa visibilidade. O grande percurso lembra as famosas autobahnen, as estradas alemãs de gigantesca extensão e sem limites de velocidade.

O cenário é ideal para testar veículos recém-criados em sessões fechadas (além de deixá-los camuflados para evitar a descoberta por jornalistas e fanáticos de esporte). Um dos veículos que atingiu ótimos resultados na pista foi o NIO EP9, superesportivo elétrico chinês, com o tempo de 6:45.90, conseguido em 2017 pelo piloto escocês Peter Dumbreck. O recorde da pista aconteceu em 2018, quando o piloto alemão Timo Bernhard conseguiu tempo de 5:19.546 à bordo de um Porsche 919 Hybrid EVO.

Uma das dificuldades de Nordschleife fica por conta da impossibilidade de colocar fiscais de pista no circuito. Estes profissionais são responsáveis por sinalizar os demais pilotos para reduzir a velocidade em vista de acidentes mais adiante na pista. Ao todo, por volta de cinquenta pilotos perderam a vida em acidentes no setor, dentre eles o britânico Peter Collins e o holandês Carel Godin de Beaufort, ambos disputando o Grand Prix da Alemanha.

GP-Strecke: a pista segura de Nürburgring

Um carro de Fórmula 1 em uma corrida em Nurburgring.
A Ferrari de Felipe Massa durante o Grande Prêmio da Alemanha de 2009. (Imagem: Commons)

Nürburgring não é apenas Nordschleife: em 1984, uma nova pista foi concluída. Em vista da grande quantidade de acidentes que aconteciam no grande setor, o “GP-Strecke” foi construído considerando os mais altos padrões de segurança. Isso fez com que parte das arquibancadas ficasse mais afastada da pista, acabando com o hábito dos espectadores de Nordschleife de ficarem próximos aos guard-rails. Isso levou à diversas críticas do público, que afirmam que a pista é entediante.

Durante torneio de endurance, como nas 24 Horas de Nürburgring, o traçado longo de Nordschleife é combinado com esse circuito, formando um dos maiores e mais desafiadores percursos do automobilismo no mundo.

Uma das principais competições disputadas nesse traçado é o Grande Prêmio da Alemanha, de Fórmula 1. O recorde na pista é do holandês Max Verstappen, durante a temporada 2020 da disputa. O piloto da equipe Red Bull Racing conseguiu um tempo de 1:28.139.

Os campeonatos que acontecem em Nürburgring

Uma corrida de carros de turismo acontecendo em Nurburgring
Uma corrida de DTM, uma das competições de Nurburgring. (Imagem: Commons)

A pista é palco de diversos torneios e competições automobilísticas. Estes são alguns das disputas que acontecem nos circuitos de Nürburgring:

Copa do Mundo de Carros de Turismo da FIA: é um dos principais campeonatos de carros de turismo do mundo, disputado com carros de produção e atendendo à critérios da Federação Internacional de Automobilismo.

-Deutsche Tourenwagen Masters: o campeonato de carros de turismo da Alemanha é um tradicional torneio do automobilismo alemão, ocorrendo no circuito desde sua primeira edição em 2000.

-Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1: talvez o mais famoso torneio de automobilismo no mundo teve diversas edições em Nürburgring, com as primeiras delas acontecendo em Nordschleife.

-24 Horas de Nürburgring: essa competição de endurance (ou seja, corridas que acontecem por longos períodos de tempo) é disputada nos circuitos de Nordschleife e GP-Strecke combinados.

NLS: outro torneio de endurance que ocorre exclusivamente em Nürburgring desde 1977

Como correr em Nürburgring?

Um veículo batido em Nurburgring.
Ainda que seja possível pilotar no desafiador circuito, é importante atentar-se às regras de segurança. (Imagem: Commons)

Uma característica bastante curiosa do autódromo é que costuma ser aberto ao público, ainda que seja um traçado perigoso. Alemães e pessoas do mundo inteiro levam os carros próprios ou alugados para participar de passeios pelo “inferno verde”. A pista costuma ficar aberta entre 17h15 e 19h30 nos dias de semana e entre 9h00 e 19h00 durante os finais-de-semana. Em ocasiões mais raras, até mesmo a pista de Grand Prix está disponível para ser pilotada, custando a mesma tarifa.

A entrada para pilotar em Nordschleife pode custar 30 euros (algo próximo de 150 reais) por volta. Se o “piloto” decidir fechar um pacote anual, é possível pagar o Jahreskarte, um “passe de temporada” que custa 2200 euros (quase 12 mil reais) e permite uso ilimitado da pista. Vale adicionar que batidas não tem os reparos cobertos pelo circuito. Utilizar reboques, ocasionar uso de safety car, danificar equipamento da pista ou causar o fechamento do circuito por uma colisão grave acarretam em multas que podem chegar à 1350 euros por hora.

A pista no mundo digital

Caso uma viagem até a Alemanha para aproveitar as pistas de Nürburgring esteja fora dos planos, é possível disfrutar de um competição no circuito mais desafiador do mundo em vários simuladores de corrida. O primeiro a oferecer a versão completa de Nordschleife no mundo virtual foi Gran Turismo 4, desenvolvido pela Polyphony Studios e lançado em 2004 para o Playstation 2. Outros jogos também possuem o circuito, como várias entradas na série Forza Motorsport (série original do spin-off Forza Horizon), Need for Speed: Shift, iRacing e Assetto Corsa.

Sem dúvida, uma das mais impressionantes pistas de corrida do universo automobilístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat