Os chineses estão ganhando seu espaço no mundo automobilístico. Em um artigo anterior, mencionamos o triunfo do EP9, superesportivo elétrico da NIO que teria batido o tempo de outras máquinas famosas no desafiador circuito Nordschleife de Nürburgring, em Nürburg, na Alemanha. O feito é tão considerável que o veículo foi recriado em um simulador de corridas virtual recentemente. No entanto, o automobilismo não é sempre composto de supercarros especiais. Veja os carros chineses usados em corridas pelo mundo.
Chery

A Chery possui vários carros usados em corridas de rali também. Um deles foi o Tiggo7, que finalizou o China Around Taklimakan, torneio de rali disputado no continente asiático desde 2005. De acordo com o site emiradense da montadora, a disputa foi feita com um piloto amador, Sun Baoli, proprietário de um Chery Tiggo7 que ganhou um concurso disputado por trinta mil donos de veículos da Chery, que buscava encontrar o melhor piloto para participar da competição.

Outro carro que disputou competições foi o Chery A3, conhecido no Brasil como Chery Cielo, que participou do torneio chinês de rali no ano de 2011, sem atingir resultados expressivos.
A fabricante iniciou suas operações na China em 1997 produzindo o Chery SQR7160 usando o chassi do SEAT Toledo, sedã de origem espanhola. A empresa fez diversas associações ao longo de sua recente história, desembarcando no Brasil em 2009 com o lançamento do Chery Tiggo. O maior sucesso da empresa foi o conhecido Chery QQ, que recebeu diversas versões nos últimos anos – inclusive uma versão elétrica inspirada em “sabores de sorvete”. Saiba mais sobre a montadora nesse artigo.
Lifan 320

O famoso Lifan 320 fez diversas aparições em ralis pelo mundo inteiro. Isso faz este carro parecer ainda mais com os automóveis da montadora Mini, dado que o clássico Mini Cooper foi uma escolha popular para diversas equipes de rali antigamente. Duas versões do veículo participaram da etapa chinesa do Campeonato de Rali de Ásia e Pacífico, mas não chegaram a conseguir bons tempos.
De acordo com o site da montadora, o Lifan 320 venceu 23 torneios chineses de rali. Alguns triunfos também ocorreram fora da China, também. No Brasil, o veículo conquistou o Rally de Erechim de 2013, no Rio Grande do Sul, na classe de carros não homologados, sob o comando dos uruguaios Pablo Pereira e Juan Pereira. Já no Uruguai, a equipe Lifan320 Racing Team venceu a edição de 2012 do campeonato nacional deste esporte.
Lifan X60

Outro veículo da Lifan que participou de competições desta natureza foi o Lifan X60. Novamente de acordo com a montadora, o veículo conquistou seis títulos no Campeonato de Rallycross da China. Na edição de 2014, disputada em Liuzhou, a equipe venceu o torneio em duas categorias.
A montadora chinesa Lifan foi fundada em 1992 inicialmente como uma fabricante de motores para motocicletas. Seu primeiro veículo de passeio foi lançado em 2005, com o nome LF6361/1010, com sua chegada no Brasil acontecendo em 2010. Saiba mais no nosso artigo dedicado à montadora.
Great Wall
A montadora foi uma das mais bem-sucedidas no cenário automobilístico internacional. A equipe conseguiu excelentes desempenhos nas edições de 2012 e 2013 do Rali Dakar, um dos principais torneios de rali no mundo, alcançando a sexta posição nessas ocasiões. Em 2014, à bordo de um Haval H8, a equipe conseguiu conquistar a oitava colocação.
A montadora teve seu início em 1984 produzindo veículos militares e utilitários até mudar seu foco para SUVs e semelhantes a partir de 2010. A GWM tem planos para uma chegada ao Brasil, após a compra de uma fábrica em Iracemápolis, interior de São Paulo, anteriormente de propriedade da Mercedes-Benz. Saiba mais sobre a montadora nesse artigo.
Chana/Changan

Já a Changan Chana tinha uma equipe, a Changan Racing Team, disputando campeonatos de rallycross na América Latina. Com o CS15, a montadora atingiu o título do Campeonato Paraguaio de Rallycross Country no grupo T1/Nafta em 2018. Já com o EADO XT, a equipe se sagrou campeã do torneio sul-americano de rali em 2018, na categoria RC5, com uma vitória no Rally del Chaco, do Paraguai.
A Chana foi a primeira montadora chinesa a chegar no Brasil, com o intuito de reviver o mercado de carros comerciais de pequeno porte no país. Saiba a origem do nome e a história dessa fabricante neste artigo do nosso blog.
Redação pecahoje.com.br