MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Apesar de complexo, o número de chassi pode ser facilmente interpretado.

Redação pecahoje.com.br

Uma maneira de identificarmos a marca e modelo de um veículo é através do número de chassi. Mas você sabe como esse número é composto? Saiba mais nesse artigo.

O propósito desse código

O código em uma parte de uma motocicleta.
Um código de chassi de um motocicleta. (Imagem: Commons)

Trata-se de um código de série usado pela indústria automotiva para classificar e identificar veículos. Ainda que o número seja associado a carros, caminhões e motocicletas, a numeração também é utilizada em trailers, reboques automotivos, motonetas e ciclomotores. A codificação foi adotada inicialmente nos Estados Unidos em 1954, mas o padrão só ganhou forma em 1981, definido pela Agência de Segurança no Trânsito Rodoviário Nacional, a NHTSA.

Note que as letras “O”, “I” e “Q” são omitidas da padronização, de maneira a evitar que elas sejam confundidas com os números 0, 1 e 9, respectivamente. Outro ponto interessante a ser comentado é que o número do chassi só poderá ser repetido daqui trinta anos.

Onde posso encontrar o número de chassi?

O código de chassi no painel do veículo.
O número do chassi no pára-brisa do veículo. (Imagem: Flickr)

É possível observar esse número no canto direito inferior do para-brisa, assim como no vidro traseiro. A presença desse número no veículo é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. O valor também pode ser encontrado na coluna da porta dianteira lateral direita, no compartimento do motor e em pelo menos dois vidros de cada lado do veículo.

O número também estará presente no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), em ambos os lados do documento.

Como é composto o número do chassi?

Um diagrama mostrando o código de chassi.
Um resumo do que cada digito quer dizer.

O código é dividido em diversas seções. Vamos analisar o que cada digito significa:

Primeiro e segundo dígitos: identificam o continente e país que o veículo foi fabricado ou montado. Um carro brasileiro pode iniciar com os códigos entre “93” e “99”, enquanto um veículo chinês começará com a letra “L”. Um exemplo interessante é o Chery Celer: em sua versão importada, o código começava pela sequência “LVV”, enquanto a versão feita no Brasil usava as iniciais “98R”

Terceiro dígito: informa qual é o fabricante do veículo. No Brasil, a Toyota usa a letra “R”, enquanto a Chevrolet usa a letra “G”. Já na China, a fabricante Hafei Motor (a fabricante da Towner Junior, que falamos em outro artigo) usa a letra “H”, enquanto a JAC Motors (que já contamos sua história no nosso blog) utiliza “C” ou “1” para designar seus carros.

Quarto ao nono dígito: esses são os números utilizados pelas fabricantes e montadoras para descrever modelos, tamanhos de carroceria, potência do motor, quantidade de portas, tipo de carroceria e outros detalhes. No exemplo abaixo, mostraremos como um Chery Tiggo separa seu código.

Décimo dígito: esse número identifica o ano que o veículo foi fabricado ou montado. Cada letra corresponde a um ano entre 1980 até 2000 – sendo que “A” indica um veículo de 1980, “B” mostra um carro de 1981 e assim sucessivamente. Note que as letras citadas anteriormente são puladas, assim como “U” e “Z”. Após isso, os números 1 até 9 são usados, indicando veículos entre 2001 e 2010. Depois desse período, as letras voltam a ser utilizadas – e é justamente por esse motivo que um número de chassis só pode repetir daqui trinta anos.

11º digito em diante: esse número varia conforme a fabricante ou montadora, mas pode indicar o número de série, o ano do modelo ou que fábrica do país ele foi produzido.

Interprete o código de um Chery Tiggo

Um Chery Tiggo, com a descrição do número de chassi logo abaixo.
Chery Tiggo (Imagem: Divulgação/Chery Automobile)

Para entendermos melhor como esses números são montados, vamos acompanhar com um exemplo. Vamos analisar como o número de chassi de um Chery Tiggo, carro fabricado pela Chery Automobile desde 2005.

Vamos interpretar o código “LVVDA11A75D029813”, que pode ser encontrado em um Chery Tiggo verdadeiro.

Dígito 1 ao 3: “LVV” indica o país de origem (China) e a fabricante do veículo (Chery Automobile)

Dígito 4: “D” indica a marca do Tiggo, “Chery” – a Chery possui outros marcas de veículos que ela fabrica, como Karry, Riich e Jetour, por exemplo.

Digito 5: “A” traz a configuração do veículo. Nesse caso, indica que o veículo possui “três compartimentos, cinco portas e transmissão 4X2”. Já a letra “C” representa “três compartimentos, quatro portas, duas tampas e 4X2”, por exemplo.

Dígito 6: “1” indica o tipo de transmissão, sendo “1” para manual e “2” para automática.

Dígito 7: “1” demonstra o tipo de motor. No exemplo, o valor indica que é um “motor à gasolina controlado eletronicamente entre 1.5L e 2.0L”. Se o número encontrado for “4”, indicaria que é um motor entre 2.0L e 2.5L.

Dígito 8: “A” indica os elementos de segurança, com a letra exibida mostrando a presença de cintos de segurança, enquanto “B” inclui airbags.

Dígito 9: “7” é um número de checagem para validação. Ele é o resultado de um cálculo feito com os números anteriores para permitir que sistemas detectem um código inserido incorretamente.

Dígito 10: “5” mostra o ano que o veículo foi lançado. Aí, ele traz o valor correspondente ao ano 2005.

Dígito 11: “D” traz a fábrica responsável pela produção do veículo. Essa letra faz referência à Chery Automobile.

Digito 12 ao 17: “029813” é, por fim, o número sequencial de produção do veículo. No caso do Chery Tiggo, ele representa exatamente qual era o número do carro na fábrica.

Qual é o número de chassi de um veículo Effa Motors?

Uma Effa Picape.
Effa Picape. (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

Nosso blog possui dois artigos destacando a diferença entre os veículos das importadoras Effa Motors e CN Auto, responsáveis pela Effa Picape e Towner Junior, respectivamente. Nesse artigo, trazemos os inícios de código de chassi desses veículos, facilitando a distinção entre as marcas – clique ou toque aqui para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat