MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Towner e Effa são apenas rotuladas “picapes chinesas”, mas não distinguir esses veículos pode levar à compras incorretas. (Imagem: Divulgação/Effa Motors e CN Auto)

Quando pensamos em picapes chinesas, automaticamente lembramos de duas marcas em específico: Towner e Effa. O nome Towner é bem conhecido dos brasileiros, sendo agora utilizado por diversos veículos de origem chinesa fabricados pela montadora Hafei. Já muitos lembram da Effa Motors por suas propagandas em programas de televisão.

Vale lembrar que esse artigo não vai abordar a diferença entre outras picapes de origem chinesa, como a Foison, da fabricante Lifan, as picapes da marca Chana e Changan, bem como os veículos das marcas Shineray e Rely. Abordaremos mais sobre a diferença entre elas em outro artigo.

Se você quer entender a diferença entre as vans da Effa e Towner, conheça nosso artigo sobre o assunto aqui. Agora, se você quiser saber sobre as medidas de alinhamento de veículos da marca Effa, conheça nosso artigo dedicado ao assunto.

Os dois principais tipos

Note a diferença entre uma picape com capô (à esquerda) e uma picape sem capô (à direita).

Se você entrar em contato com o atendimento do pecahoje.com.br, seja por telefone ou pelo WhatsApp, a primeira pergunta a ser feita sobre essa tema será: essa picape tem um capô na frente?

Se ela tiver o capô, isso indica que o radiador se encontra na frente do veículo – ela é chamada pelo nome popular de “bicuda“. Por outro lado, se ela não tiver o capô, a picape terá o radiador localizado debaixo do assento do motorista – já nesse caso, ela é chamada de “cara chata“.

Essa diferenciação é importante para podermos separar melhor os modelos a seguir.

Towner Picape

Uma Towner Picape. Repare o pequeno vidro na lateral, entre o vidro do motorista e a caçamba. (Imagem: Divulgação/CN Auto)

Esse modelo possui uma carroceria única, com o capô na frente (ou “bicuda”, como costuma ser chamada) e com um pequeno vidro entre a cabine e a caçamba.

É possível encontrar o nome “Towner” descrito em diversas partes do veículo, em especial escrito logo abaixo dos retrovisores do veículo. Por fim, é possível encontrar o logotipo da fabricante, a montadora Hafei, na grade do radiador – isto é, na frente do veículo.

Conheça as peças para essa picape nesse link!

Effa Start Picape

Uma Effa Start, ponto central na diferença entre Towner e Effa.
Uma Effa Start Picape em seu formato cabine dupla. Repare nos logotipos da distribuidora espalhados pelo veículo. (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

Essa é mais uma picape do estilo “bicuda“, ou seja, com capô na frente. Esse modelo possui dois tipos de carroceria: cabine simples (com apenas os bancos do motorista e passageiro) e cabine dupla (com uma “fileira” a mais de bancos). É possível encontrar o logotipo do fabricante (a montadora Hafei) no centro da grade do radiador (na frente do veículo). O adesivo escrito “Effa” é presente na tampa traseira da caçamba e, em alguns casos (mais comuns nas versões a partir de 2015), no capô do veículo.

Em um aspecto mais técnico, é possível confirmar o modelo do veículo pela numeração do chassi. Se ele iniciar pelas letras “LKHNF”, indica que é uma Effa Start Picape Cabine Simples, enquanto o início marcado pelas letras “LKHPF” aponta para a versão de Cabine Dupla.

Conheça nosso estoque de peças para Effa Start Picape aqui.

Towner Junior

Uma Towner Junior, principal veículo da diferença entre Towner e Effa.
Uma Towner Junior. Note a frente reta, apelidada de “cara chata”, bem como o local onde os indicadores de seta se encontram. (Imagem: Divulgação/CN Auto)

A Towner Junior é do modelo “cara chata”, ou seja, sem capô na frente do veículo. Ela possui dois tipos de carroceria: cabine simples e cabine dupla. Note que as luzes de seta na parte frontal da picape são separadas do farol, encontrando-se no parachoque, ao lado do farol de milha.

Outra maneira de identificá-la é um adesivo, escrito “Towner Jr”, no painel frontal e na porta, logo abaixo do retrovisor.

O ponto interessante sobre a Towner Junior é que foi projetada pela firma italiana Pininfarina, responsável pelo design de diversos supercarros europeus. Conheça mais carros chineses que foram desenhados pela empresa europeia nesse artigo.

Conheça nosso catálogo de peças para essa picape aqui.

Effa Picape

Uma Effa Picape. Repare como ela é idêntica a um Towner Picape. (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

A Effa Picape também é do modelo “cara chata” e possui as mesmas características da Towner Junior, em especial os indicadores de seta separados do farol, localizados no parachoque próximos aos faróis de milha. É possível identificar a distribuidora desse veículo, a Effa Motors, em diversos adesivos com o nome do veículo, encontrados na parte frontal bem como na tampa traseira.

Esse veículo veio em três modelos de carroceria ao invés de dois, como aconteceu com a Towner Junior. Além das cabines simples e dupla, a Effa Picape também foi ofertada pelo tamanho da caçamba: curta e longa (somente para as versões cabine simples).

Independente do tamanho da carroceria, você poderá encontrar peças para a Effa Picape clicando ou tocando aqui.

Qual é a diferença entre Towner Junior e Effa Picape?

Uma Effa Picape, um veículo confundido entre Towner e Effa.
Effa Picape e Towner Junior são praticamente o mesmo veículo, com poucas diferenças na parte visual. (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

Como dito durante o artigo, ambos veículos são idênticos, com a principal diferença entre elas sendo os adesivos que decoram o veículo. Podemos notar, também, que apenas a Effa Motors ofereceu diferenciação do tamanho da caçamba, entre curta e longa.

Um ponto interessante é a questão do para-choque traseiro: como esse item é um componente que precisa atender à legislação de trânsito do Brasil, as importadoras Effa Motors e CN Auto instalaram modelos distintos nos seus veículos.

Os códigos de chassi de Effa Picape e Towner Junior

Analisar a início do chassi de um veículo também vale para identificar esses modelos. Você consegue ler mais sobre esse número em um artigo do nosso blog.

Se o código iniciar pelas letras “LKNHC”, estamos tratando de uma Picape Cabine Simples do modelo “cara chata”. Isso significa que identificamos que o veículo é uma Effa Picape Cabine Simples (com caçamba curta ou longa) ou é uma Towner Junior Cabine Simples.

Agora, se ela começar pelas letras “LKHPC”, o carro é uma Picape Cabine Dupla do formato “cara chata”. Nesse caso, o veículo pode ser uma Effa Picape Cabine Dupla ou de uma Towner Jr Picape Cabine Dupla.

Tanto a Effa Picape quanto a Towner Junior são o mesmo veículo e suas peças aplicam entre si.

No quadro abaixo temos um tabela resumo que mostra o nome do carro em relação ao início do código do chassi. Vale lembrar que a informação do chassi desse artigo considera somente os veículos importados da China, ou seja, desconsidera a fabricação nacional da linha Effa Start.

VeículoApelidoInício do chassi
Towner Junior Picape Cabine SimplesCara chataLKHNC
Towner Junior Picape Cabine DuplaCara chataLKHPC
Effa Picape Cabine Simples Caçamba CurtaCara chataLKHNC
Effa Picape Cabine Simples Caçamba LongaCara chataLKHNC
Effa Picape Cabine DuplaCara chataLKHPC
Effa Picape Start Cabine SimplesBicudaLKHNF
Effa Picape Start Cabine DuplaBicudaLKHPF

E a Asia Towner antiga?

O pecahoje.com.br não trabalha com peças para a Towner lançada pela montadora coreana Asia Motors nos anos 90.

Onde conseguir peças para Towner e Effa?

O pecahoje.com.br possui estoque a pronta entrega de peças para diversos veículos das marcas Effa, como a Start e o M100, bem como Towner, seja Junior ou Picape. Nossa loja entrega para todo o Brasil e possui um catálogo que abrange muitas marcas da China, como Chery, Lifan, CAOA Chery, entre outros. Conheça mais clicando aqui.

8 comentários em “Towner e Effa: saiba diferenciar as picapes chinesas”
  1. Eu comprei uma Hafei Pick up e estou precisando de um monte de peças. Vocês sabem me informar aonde eu consigo achar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat