MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Towner Junior possui visual italiano e ganhou bastante popularidade no Brasil

Redação pecahoje.com.br

Conheça a história da Towner Junior nesse artigo dedicado à famosa picape chinesa.

Especificações técnicas da Towner Junior

  • Tipo do motor: 4 cilindros em linha
  • Cilindrada: 970cm3
  • Combustível: Gasolina
  • Potência: 47cv / 5000rpm
  • Torque: 7,4kgfm / 3500rpm
  • Transmissão: Manual (5 marchas)
  • Comprimento: 3.644mm
  • Largura: 1.492mm
  • Altura: 1.810mm
  • Tanque de combustível: 36 litros
  • Carga útil máxima: 620kg

A Hafei Ruiyi na China

Hafei Ruiyi ou Towner Junior Cabine Simples
Towner Junior Cabine Simples (Imagem: Divulgação/CN Auto)

A Towner Junior é chamada de Hafei Ruiyi na China. Ela foi exibida no Salão do Automóvel de Beijing em 1999 e, no ano seguinte, no Salão do Automóvel de Genebra.

Estima-se que em seus primeiros anos de fabricação, mais de cem mil unidades da Ruiyi eram fabricadas e vendidas na China por ano. A picape foi um dos veículos mais populares daquele país.

A Towner Junior no Brasil

Towner Junior Cabine Dupla parada na rua.
Towner Junior Cabine Dupla (Imagem: Commons)

A Towner Junior foi lançada por aqui em 2010 pela CN Auto. O veículo foi trazido pela importadora alguns anos após o lançamento da Towner Picape, outro veículo da Hafei lançado no Brasil.

Effa Picape ou Towner Junior?

Towner Junior Cabine Simples ou Effa Picape
Uma Effa Picape (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

A Hafei Ruiyi também foi lançada no Brasil pela importadora Effa Motors. Isso aconteceu antes da Towner Junior ser trazida pela CN Auto.

Ambas importadoras trouxeram o mesmo veículo da Hafei Motor, mas com nomes diferentes. Não há diferença de mecânica entre eles, exceto nos emblemas e adesivos na lataria.

É bastante fácil confundir essa picape com as outras picapes lançadas pela CN Auto e pela Effa Motors. Para isso, criamos um artigo inteiramente dedicado à ajudá-lo a diferenciar esses veículos. Saiba mais clicando aqui.

A Towner Junior pelo mundo

Towner Junior Cabine Simples com Baú
Towner Junior Cabine Simples com Baú (Imagem: Divulgação/CN Auto)

Além do Brasil, a Hafei Ruiyi foi lançada pela Effa Motors no Uruguai, país de origem da importadora. Ainda na América Latina, outros países receberam a picape, como Colômbia, Chile, Paraguai e Peru.

A Towner Junior nos Estados Unidos

Towner Junior Cabine Simples
Towner Junior (Imagem: Commons)

A versão americana da Towner Junior foi lançada pela MAG sob o nome T-MAG XC. Um dos principais diferenciais dessa versão é que ela conta com motor elétrico, exclusivo ao público norte-americano.

A Hafei Ruiyi é um dos poucos veículos chineses lançados no Brasil e nos Estados Unidos. Outro veículo é a Hafei Minyi, lançado como Effa Start Picape no Brasil. Dois carros da Chery, o QQ e o Face, quase foram lançados nos Estados Unidos também.

As versões da Towner Junior

Towner Junior Cabine Dupla
Towner Junior Cabine Dupla com baú (Imagem: Divulgação/CN Auto)

Diversas versões da Towner Junior foram lançadas no Brasil. Além da versão cabine simples, a CN Auto também lançou uma versão cabine dupla.

A importadora também ofertou os veículos com um baú ao invés da caçamba. O compartimento poderia ser instalado em ambas versões.

O visual projetado pela Pininfarina

O ambiente externo da Pininfarina, desenhista da Towner Junior
O estúdio italiana da Pininfarina (Imagem: Commons)

A Hafei Ruiyi teve seu visual projetado pela firma de design Pininfarina, localizada na Itália. O estúdio é responsável por diversos veículos de luxo na Europa de marcas como Ferrari e Maserati.

A Towner Junior foi o primeiro projeto chinês desenhado pelos italianos. Anos depois, a empresa também cooperou com a Chery Automobile, GAC Changfeng e a Brilliance. Conheça mais nesse artigo dedicado à Pininfarina.

A Towner Junior foi lançada nos anos 90?

Uma Asia Towner
Asia Towner (Imagem: Divulgação/Asia Motors)

É comum associar o nome “Towner” com as famosas vans lançadas pela Asia Motors durante os anos 90. No entanto, a versão antiga é um veículo coreano e completamente diferente do veículo chinês mencionado nesse artigo.

Portanto, a Towner Junior não compartilha nenhuma peça com a versão coreana lançada no Brasil nos anos 90.

A Towner Junior na televisão

A Towner Junior recebeu ampla divulgação entre 2010 e 2012 em vários programas de televisão. O veículo foi divulgado nos esportivos Terceiro Tempo (pelo apresentador Milton Neves), Mesa Redonda (pelo comentarista Oscar Roberto Godói) e no Jogo Aberto (pela apresentadora Renata Fan).

Além dos programas esportivos, a Towner Junior foi anunciada no Programa do Ratinho, no Brasil Urgente (pelo jornalista José Luis Datena) e no humorístico Pânico na TV.

Quais são as peças mais procuradas de Towner Junior?

Bomba d'água de Towner Junior
Bomba d’água

Uma das peças mais buscadas para Towner Junior são as maçanetas, tanto interna quanto externa. De maneira similar, a manivela de levantamento do vidro é uma peça do veículo muito buscada.

Entre as peças mecânicas, destaque para a bomba d’água, os cabos e as velas de ignição, assim como o kit de rolamentos do câmbio BS09.

Onde comprar peças para Towner Junior?

Loja de peças Pecahoje.com.br de peças para Towner Junior

O melhor lugar para comprar peças para carros chineses é o pecahoje.com.br, a loja de autopeças 100% especializada em veículos de origem chinesa.

Se você está procurando peças para a Towner Junior (ou Effa Picape), assim como qualquer outro veículo da Towner ou Effa, consulte nosso catálogo clicando nos links abaixo:

Aproveite nosso estoque à pronta-entrega com envio para todo o Brasil no nosso site. Se você tiver dúvidas sobre nossos produtos, fale com nossa equipe de atendimento no número (11) 2578-8448.

Um comentário em “Towner Junior: saiba tudo da picape chinesa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat