O piloto Sebastian Vettel no GP da China. Imagem por Liauzh sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original).
Etapa retorna ao calendário da competição e será disputada no dia 21 de abril, em Xangai
Redação pecahoje.com.br
A maior competição de automobilismo do mundo terá o retorno do GP da China na edição de 2024. Conheça mais sobre o circuito, os recordes e saiba o que esperar da etapa nesse artigo.
A história do Grande Prêmio da China
Planos para receber uma etapa de Fórmula 1 existem desde os anos 90, quando o governo chinês tentou utilizar o Circuito Internacional de Zhuhai para fazer parte da disputa. No entanto, a pista não foi aprovada pela FIA, organizadora do evento.
A aprovação só aconteceu em 2002, para receber a competição no país chinês no Circuito Internacional de Xangai por sete anos. Após esse prazo, o contrato demorou para ser renovado, causado pelo baixo faturamento da corrida no país e pelos altos custos para acontecer.
A edição de 2020 foi cancelada por razão da pandemia de COVID-19 e não foi reagendada. Pelo mesmo motivo, as três edições seguintes também não aconteceram. O torneio só voltou a ser disputado na China em 2024.
O Circuito Internacional de Xangai
A pista foi construída em Xangai em 2003 à pedido do governo da cidade. O objetivo era facilitar a divulgação da cidade no mundo, especialmente no ramo esportivo.
O traçado da pista foi projetado pelo alemão Hermann Tilke, responsável por diversos circuitos ao redor do mundo. O layout foi inspirado na letra “上”, que é o primeiro ideograma usado no nome da cidade e significa “acima” ou “ascender”.
Dentre suas características mais interessantes, destaque para as duas longas primeiras curvas do circuito e pela presença de duas longas retas, uma das maiores do torneio.
Os recordes do Grande Prêmio da China
A primeira edição do Grande Prêmio da China aconteceu em 2004 e foi vencida por Rubens Barrichello, da equipe Ferrari. As outras posições do pódio foram ocupadas pelo inglês Jenson Button (BAR-Honda) e pelo finlandês Kimi Räikkönen (McLaren-Mercedes).
O maior vencedor da etapa chinesa de Fórmula 1 é o inglês Lewis Hamilton, conquistando seis edições diferentes. Outros dois pilotos ganharam a corrida mais de uma vez: o espanhol Fernando Alonso e o alemão Nico Rosberg.
Por fim, a volta mais rápida aconteceu na edição de 2019 da disputa. O piloto francês Pierre Gasly, da equipe Red Bull Racing-Honda, travou o tempo de 1:34.742.
Veja os vencedores do Grande Prêmio da China
Esses foram os vencedores do Grande Prêmio da China:
- 2004: Rubens Barrichello (Ferrari)
- 2005: Fernando Alonso (Renault)
- 2006: Michael Schumacher (Ferrari)
- 2007: Kimi Räikkönen (Ferrari)
- 2008: Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
- 2009: Sebastian Vettel (Red Bull Racing-Renault)
- 2010: Jenson Button (McLaren-Mercedes)
- 2011: Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
- 2012: Nico Rosberg (Mercedes)
- 2013: Fernando Alonso (Ferrari)
- 2014: Lewis Hamilton (Mercedes)
- 2015: Lewis Hamilton (Mercedes)
- 2016: Nico Rosberg (Mercedes)
- 2017: Lewis Hamilton (Mercedes)
- 2018: Daniel Ricciardo (Red Bull Racing-TAG Heuer)
- 2019: Lewis Hamilton (Mercedes)
Onde comprar peças para carros chineses?
Se você é dono de carros chineses, compre peças na loja de autopeças que está no lugar mais alto do pódio: o pecahoje.com.br.
Vendemos peças para veículos de origem chinesa, como Effa, Chery, Changan, Lifan, Towner e muito mais.
Conheça nosso catálogo à pronta-entrega e com envio para todo o Brasil no nosso site: www.pecahoje.com.br ou pelo WhatsApp no número (11) 2578-8448.
Caso queira saber mais sobre automobilismo e esporte, como sobre a pista Nordschleife de Nürburgring ou sobre a curiosa corrida dos carros de marcha à ré, continue no blog do Pecahoje.com.br