A contraste das culturas ocidental e oriental chama a atenção no período do Natal na China.
Celebração segue alguns aspectos da antiga tradição ocidental, mas possui diferenças bem curiosas.
Redação pecahoje.com.br
Quando ouvimos falar que apenas uma pequena parte do continente asiático é cristão, logo imaginamos que datas relacionadas a esta religião não são amplamente celebradas. No entanto, uma versão secular do Natal é observada por toda a Ásia, com direito a decoração pelas ruas, troca de presentes e até a presença do Papai Noel por shoppings e outros centros comerciais.
Assim como grande parte dos costumes ocidentais que adentram ao oriente, ocorreram adaptações à cultura local – e o resultado é bem inusitado.
O Natal na China é o Dia dos Namorados
Durante o Natal nos países ocidentais, é normal se reunir com a família para comemorar a data, geralmente marcado por um jantar especial. No entanto, em países como Japão e China, a data costuma ser celebrada com os amigos em cinemas, bares de karaokê e shoppings. Casais veem o período de forma romântica, com parques de diversão e rinques de patinação no gelo sendo as destinações mais comuns.
Hong Kong é um dos principais pilares econômicos da China e recebe diversas decorações especiais para a data. Você pode conhecer mais sobre a região em um artigo especial.
Por que os chineses dão maçãs durante o Natal na China?
Na China, uma lembrancinha oferecida neste período é uma maçã, embalada em celofane, decorada com referências natalinas e mensagens positivas. O sentido deste presente é um trocadilho na pronúncia da palavra “véspera de Natal” (que soa parecido a “ping’an ye“) com o palavra “maçã” (que seria “píngguo“). Dada a alta procura pelas frutas nesta data, é normal encontrar meia dúzia delas custando por volta de setenta yuans – o equivalente a cinquenta reais. O consolo para este absurdo é que cada maçã já vêm embalada em uma caixa de papelão colorida, economizando na hora da compra da decoração.
O que faz o Papai Noel no Natal na China?
Assim como no Ocidente, o Natal na Ásia conta com a presença do Papai Noel, responsável por entregar presentes às crianças. É comum encontra-lo nos corredores dos shopping centers, costumando andar em grupos. Uma das diferenças curiosas entre as culturas é que os brinquedos não são embalados por “duendes”, mas sim pelas “irmãs” do Papai Noel. Devido à isso, algumas funcionárias de estabelecimentos comerciais se vestem como estas ajudantes nesta data.
Por que o Papai Noel toca saxofone?
É possível notar também algumas inconsistências com alguns detalhes do Natal ocidental. Talvez a mais cômica delas é que alguns bonecos do Papai Noel sempre estão segurando um saxofone. Não se sabe ao certo a origem disso, mas uma teoria afirma que o instrumento é ligado ao romantismo celebrado na data em solo chinês. Outros apontam que o caráter ocidental do jazz se liga bem à imagem do “bom velhinho americano“.
Já um artigo do Washington Post sugere que a inspiração pode ter surgido nos anos 90, após a aparição do então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, em um programa de televisão americano tocando saxofone. Isso aconteceu durante a suavização das restrições à cultura ocidental na China, onde eventos como o Natal começaram a ganhar proeminência.
Agora você já sabe que, se você viu um boneco do Papai Noel tocando saxofone no Brasil, este produto é provavelmente importado da China – em outras palavras, o que os orientais enxergam do Natal ocidental está chegando no Ocidente.
O pecahoje.com.br deseja a todos os clientes, amigos e leitores um Feliz Natal!