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Comprar uma peça do modelo errado pode levar à incompatibilidade das peças. Saber distinguir as peças (em especial ao Bosch e Delphi) pode ser complicado, mas é essencial.

Comprar o módulo errado pode resultar em problemas na instalação – aprenda a evitar este problema!

Uma das principais dúvidas entre os clientes da nossa loja é distinguir entre os sistemas de modelo Bosch e Delphi. Ainda que as peças à venda possuam imagens e descrições técnicas que detalham a peça profundamente (parte do nosso projeto Pecahoje Technical), ainda restará saber qual módulo se encontra no momento naquele veículo que receberá esta peça. No entanto, existem alguns pontos simples que podem ser observados de maneira a identificar o sistema com melhor segurança.

Aprenda a fazer a diferenciação

Estes módulos são destinados para sistemas de injeção diferentes, portanto, peças como sensores, atuadores, bicos ou bobinas não são compatíveis com um sistema de outro modelo. Isso se dá pela diferença entre os plugues, que impossibilitam a conexão de peças erradas. Se o nome do modelo não estiver descrito no próprio módulo, a constatação pode ser feita pelo conector do chicote do módulo. Caso o plugue se encontre no meio do módulo, o modelo é Delphi. Se este se encontrar na ponta, será Bosch.

Delphi

Plugue está no meio do módulo (imagem acima)

Bosch

Plugue está na ponta do módulo (imagem acima)

A diferença do plugue entre Bosch e Delphi

Outra maneira de fazer essa diferenciação seria através do modelo da bobina de ignição. Ambos modelos possuem quatro saídas para os cabos de vela, porém o plugue do chicote, responsável por enviar o sinal para a bobina e que se encontra na lateral da peça, possui uma quantidade diferente de fios.

Portanto, se o plugue tiver três fios, ele será do modelo Delphi; se tiver quatro fios, será Bosch. Este método requer atenção, pois é fácil confundir a quantidade de fios que se encontra neste conector.

A diferença de fios pode alterar o funcionamento da injeção – seria como uma adaptação do sistema fazendo uso dos mesmos componentes com uma atualização eletrônica. Alterar os componentes eletrônicos resulta na obtenção de maior potência do motor.

Isso é bastante recorrente na indústria automotiva de maneira a melhorar motores antigos, que leva a melhorias no consumo da mistura ar-combustível, deixando-o mais forte ou mais eficiente.

Um exemplo disso são os automóveis flex, que possuem os mesmos motores convencionais, mas com ajustes eletrônicos no módulo e de outros componentes auxiliares para transformar a queima de combustível de “gasolina” para “gasolina ou álcool” em qualquer proporção.

Como diferenciar a bobina de ignição Bosch e Delphi?

Para comprar sem risco de erros, observe os seguintes pontos para distinguir entre Bosch e Delphi em bobinas de ignição.

Observe a quantidade de fios do plugue. Se tiverem três fios, trata-se de uma bobina de ignição sistema Delphi. Agora, caso identifique quatro fios, a peça será do sistema Bosch. Você não deve se importar com a quantidade de cabos de vela (que sempre é quatro) mas sim com a quantidade de fios do chicote elétrico que é encaixado como mostramos abaixo.

Delphi

Plugue com três fios (imagem acima)

Bosch

Plugue com quatro fios (imagem acima)

Outra maneira de utilizar a bobina de ignição para confirmar o sistema do módulo é a partir da fixação – ou seja, pela quantidade de parafusos que prendem esta peça. Se ela for fixada por dois parafusos, este módulo é Delphi, enquanto se for fixado por quatro, será Bosch.

Delphi

Fixação com dois parafusos (imagem acima)

Bosch

Fixação com quatro parafusos (imagem acima)

Portanto, estas são as maneiras práticas de identificar se a peça pode ser do modelo Bosch ou Delphi. Se você quer saber disso de uma maneira prática, siga o resumo abaixo.

Resumo da diferença entre Bosch e Delphi


Módulo de injeção

O que observar: posição do plugue

  • Módulo Delphi: plugue no meio da peça
  • Módulo Bosch: plugue no ponta da peça

Bobina de ignição – por quantidade de fios

O que observar: quantidade de fios do plugue do chicote

  • Módulo Delphi: 3 fios
  • Módulo Bosch: 4 fios

Bobina de ignição – por quantidade de parafusos

O que observar: quantidade de parafusos para fixação

  • Módulo Delphi: 2 parafusos
  • Módulo Bosch: 4 parafusos

Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito do assunto, entre em contato com nosso time de atendimento, seja por telefone, chat, e-mail e WhatsApp.

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Leia esse artigo e aprenda a diferenciar essas picapes chinesas.

4 comentários em “Aprenda a diferenciar os módulos Bosch e Delphi”
  1. Boa tarde, gostaria de parabenizar a todos vcs que deram uma aula de ensinamento em um breve resumo. Dessa forma não tem como não aprender, confesso que até então eu não sabia distinguir um do outro. Dessa forma ficou muito fácil obg a todos por essa dica.

  2. boas noites tenho um motor delphi como estou a ver que nao sou capas de encontrar um da para converter o carro para bosch, Obrigado

    1. Oi, Manuel! Alterar o sistema de injeção de um veículo é um procedimento bastante complexo por envolver a parte elétrica e eletrônica por completo (incluindo módulo de injeção, chicote, sensores etc). Nós não recomendamos tal tipo de modificação pela complexidade envolvida.

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