MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O cheiro de carro novo é algo apreciado por muitas pessoas, mas qual é a origem desse odor? Existem riscos à saúde?

Redação pecahoje.com.br

Uma das melhores sensações sentidas ao comprar um carro direto da concessionária é o famoso “cheiro de carro novo”. Mas o que gera esse odor tão particular e por qual motivo as pessoas têm um fascínio por isso? Vamos descobrir no artigo de hoje.

De onde vem o cheiro de carro novo?

O odor pode ser atribuído a componentes orgânicos voláteis emitidos de diversas partes do veículo, como assentos, volante, painel, compostos de lubrificação, pintura, cola e até mesmo gasolina. Esses componentes entram em um processo chamado desgaseificação, onde diversos gases que estavam retidos em um material são liberados ao longo do tempo.

Outro fator importante a ser notado é que o cheiro varia conforme o modelo do veículo. Isso se deve aos variados métodos de fabricação, bem como o uso de materiais diferentes, como a presença de couro ou o uso de inibidores de ferrugem, por exemplo.

Estima-se que o odor de carro novo pode durar entre três semanas até quatro meses, dependendo dos materiais usados e da temperatura do ambiente.

O cheiro de carro novo pode fazer mal à saúde

Uma pesquisadora observando algo em um microscópio.
Pesquisadores apontam que há uma redução de elementos tóxicos, mas pessoas com alergias devem se atentar. (Imagem: Pixabay)

Ainda que a sensação seja boa, o cheiro de carro novo pode ser nocivo à saúde. Um estudo conduzido pela Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis sugere que motoristas de carros novos estão expostos a componentes orgânicos voláteis. Estima-se que o nível seja 3500% superior ao valor diário considerado tolerável pelos cientistas.

Já outro estudo, conduzido na Austrália, apontou que o interior dos veículos novos pode exalar compostos químicos considerados tóxicos, como a cicloexanona, ou até mesmo cancerígenos, como o benzeno e o estireno.

No entanto, a indústria automotiva tem tomado precauções para assegurar que o odor emitido por esses veículos tenha baixa toxicidade, como apontou um estudo realizado na Universidade Tecnológica de Munique. A pesquisa apontou que o impacto dos odores é relativamente baixo, causando uma reação alérgica em pessoas com o sistema imunológico mais sensível a alterações.

A diferença cultural

Como você sabe, o pecahoje.com.br é um autopeças dedicado aos carros chineses, portanto, não poderíamos deixar de falar do mercado automotivo na China. Enquanto no Ocidente, as fabricantes de automóveis contratam empresas de consultoria para encontrar o odor ideal de seus veículos, os motoristas chineses parecem detestar o cheiro de carro novo.

A preocupação é tão grande que a Ford, uma das montadoras americanas com maior presença no mercado chinês, conta com funcionários dedicados a “farejar veículos novos” para encontrar se componentes como estofamento e o acabamento apresentam o cheiro. No entanto, o futuro dos “narizes dourados”, como são conhecidos pela equipe de desenvolvimento, pode estar em xeque: a fabricante patenteou um método para a remoção do odor, que consiste na exposição do veículo à luz solar para acelerar o processo de desgaseificação.

De acordo com levantamento da empresa de pesquisas JD Power, mais de 10% dos motoristas chineses afirmam que o cheiro de carro novo é um problema, acima de outras dificuldades como o consumo alto de combustível e isolamento acústico. Essa diferença cultural pode ser atribuída ao medo dos odores fazerem mal à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat